Você sabe o que é e como calcular o ROI de um produto ou serviço da sua empresa?
Quem faz qualquer tipo de investimento quer ter um retorno financeiro, não é mesmo? Mas, será que é possível mensurar exatamente o quanto de lucro se obteve após colocar dinheiro em alguma operação?
Sim, é possível e recomendável sempre fazer este acompanhamento. E existe uma métrica específica para este objetivo, o ROI (Return on Investiment) ou Retorno Sobre o Investimento, em português.
Por isso, neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre essas três letrinhas. Continue a leitura!
O que é e por que é importante saber como calcular o ROI de um produto ou serviço?
Como citamos anteriormente, ROI é uma sigla que vem do inglês e significa Retorno Sobre o Investimento (Return on Investiment). Objetivamente, o ROI mede o quanto uma empresa ganhou ou deixou de ganhar de dinheiro com determinada ação.
Por isso, o ROI pode ser aplicado em produtos ou serviços das empresas ou em qualquer investimento realizado. Sabe quando um negócio que tem um mix de produtos variados faz campanha publicitária somente para um produto? Pois bem, dá para saber qual foi o ROI desta campanha destinada a este produto específico.
De forma geral, a ideia do ROI é conseguir trazer mais visibilidade sobre o que está sendo investido no negócio e qual foi o retorno obtido, para saber se a estratégia está realmente funcionando ou se é hora de recalcular a rota.
Ele pode ser aplicado como estratégia para medir resultados em campanhas de mídia, treinamentos de vendas, compra de ferramentas, estratégia de engajamento de clientes, entre outras situações.
Por exemplo: quando você cria campanhas e anúncios dos seus produtos e serviços na internet, o esperado é que essas ações gerem lucros. Mas não dá para ter ”achismos”, na linha: “acho que lucramos”.
É preciso fazer as contas e saber, primeiro, o quanto se investiu. Depois, o impacto disso (o quanto se vendeu por conta da campanha). E, então, encontrar exatamente o valor do ROI.
Deu para perceber por que o ROI é um indicador tão relevante? Por meio dele, o mercado pode enxergar o quanto uma empresa está rendendo e como ela usa os recursos que tem para crescer ainda mais.
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Afinal, como calcular o ROI de um produto ou serviço?
Você já entendeu que o ROI é a métrica que vai mostrar se o ganho faz o custo valer a pena, certo? Agora, veja como fazer essa conta na prática.
Fórmula para calcular o ROI
A fórmula do cálculo do ROI é muito simples:
ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento x 100
O custo do investimento é a soma de todos os gastos e despesas colocados para aquele projeto ou ação. Já a receita são todos os ganhos financeiros decorrentes daquela decisão.
Exemplo
Para aplicação da fórmula, vamos a um exemplo prático, utilizando um produto digital para ilustrar:
Imagine que você é nutricionista e além do consultório montou um curso online com cardápios para emagrecimento. Para divulgar o produto, decidiu investir em mídia paga R$ 2 mil e gastou mais R$ 1 mil com despesas operacionais. O custo total da campanha, então, é de R$ 3 mil.
Então, por meio da campanha, este nutricionista teve R$ 10 mil em lucro de vendas.
O cálculo do ROI dessa ação seria:
ROI = (10.000 – 3.000) / 3000 x 100
ROI = 233%
Vantagens de calcular o ROI
Como ficou claro, o ROI é uma métrica simples que permite analisar de forma clara o retorno de um capital investido em determinada ação. Além da simplicidade, o ROI também ajuda a:
- Avaliar se o investimento está gerando o resultado esperado e, em caso negativo, o plano inicial pode ser modificado;
- Avaliar como diversas iniciativas impactam o resultado da empresa;
- Planejar metas compatíveis;
- Identificar o prazo de retorno dos investimentos;
- Tomar decisões mais fundamentadas;
- Avaliar a viabilidade de projetos;
- Melhorar os resultados, potencializando, adaptando ou descartando iniciativas;
- Identificar projetos que aumentam ou reduzem o lucro.
Mas como saber se um ROI é bom ou ruim?
É preciso tomar cuidado com essa avaliação. Isso porque a avaliação do ROI é muito particular de cada empresa, de cada ação e do cenário em que ele é calculado.
No nosso exemplo do produto digital com receitas de emagrecimento, pode ser que as vendas continuem ainda nos próximos meses sem que novos investimentos sejam feitos. Assim, se o ROI for recalculado, ele terá melhorado ainda mais.
Essa inclusive é uma das limitações do ROI: ele não considera um período de tempo específico. É preciso datar e evidenciar essa informação ao se fazer o cálculo, caso contrário, o parâmetro é perdido. Pense que um ROI de 20% pode ser considerado péssimo para um mês, mas excelente para um único dia.
Outros fatores que podem mudar essa percepção de ROI bom ou ruim são o tamanho do investimento, a inflação, a sazonalidade, o tipo de negócio.
Mas, claro, um ROI de 100% já é no mínimo ok, já que isso significa que pelo menos o investimento da campanha ou ação foi recuperado, correto? A partir daí, quanto maior, melhor (em termos financeiros).
No entanto, existem outros aspectos que devem ser somados ao ROI na hora de avaliar se uma ação deve ser mantida ou não. Afinal, uma ação pode ter um ROI super alto, mas causar danos à imagem de uma marca ou empresa, por exemplo. Neste caso, não valeria a pena continuar com a ação.
Tenha em mente que o ROI é importante, mas sozinho não é a resposta para todas as questões da empresa. Ele ajuda, sim, a direcionar decisões estratégicas do negócio para que a empresa tenha uma boa saúde financeira, mas é preciso considerar também outras métricas e outros fatores.
E agora, já sabe como calcular o ROI de um produto ou serviço na sua empresa? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você.
Lembre-se: acompanhar essas métricas é muito importante para entender a evolução das ações que você planeja no seu negócio e conseguir corrigir erros de percurso a tempo para voltar a crescer.
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