Você sabe como informar reajuste de preço para o cliente? Este é um dos momentos mais desafiadores na manutenção da relação com o consumidor. Por isso, é importante que haja bastante planejamento e cuidado para evitar prejuízos.
O aumento pode ser justificado por vários motivos, entre eles:
- Manter o seu negócio competitivo;
- A necessidade de aumentar a margem de lucro;
- Para acompanhar a inflação.
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Para te ajudar, compilamos as principais dicas de como informar reajuste de preço para o cliente, além de exemplos de comunicação para se inspirar e usar como modelo. Confira a nossa lista de orientações!
1. Informe sobre o reajuste com antecedência
A mudança não pode ocorrer do dia para a noite. É necessário tempo para explicar e convencer o cliente de que o reajuste é necessário.
Leve em consideração que pagar a mais por algo não irá gerar felicidade para o consumidor. Por isso, se a sua empresa fizer essa alteração de repente, pode gerar um incômodo ainda maior. É preciso dar tempo para que o cliente possa se preparar para o aumento e demonstrar que há preocupação genuína com a relação.
Veja um exemplo de como a mudança pode ser comunicada com antecedência:
“Olá, cliente, tudo bem?
Gostaríamos de informar que, a partir de dezembro de 2023, teremos um reajuste de 10% no valor das nossas taxas que são cobradas mensalmente. Este aumento é um reflexo dos valores anuais da inflação.
Mantemos o nosso compromisso de transparência sempre, por isso, estamos comunicando o reajuste com 6 meses de antecedência. Em caso de dúvidas, o nosso canal de atendimento está sempre disponível para esclarecimentos.
Obrigada!”
2. Explique detalhadamente o que há por trás do aumento
Use bons argumentos para justificar o aumento, sempre com honestidade e transparência. O cliente deve confiar naquilo que está sendo comunicado.
Caso o reajuste seja em função da inflação, explique de maneira didática como esta questão econômica interfere nos negócios como um todo e as razões da necessidade do aumento.
Quanto mais claro e objetiva for a comunicação, maiores são as chances de evitar ruídos e a insatisfação do cliente.
De acordo com o exemplo acima, seria possível se aprofundar um pouco mais nos argumentos relacionados à inflação:
“A inflação acumulada nos últimos 12 meses chegou a X%. Tendo isso em vista e todas as consequências que este aumento gera na economia, precisamos comunicar a necessidade de realizar alguns ajustes nos valores dos nossos serviços.
A partir de janeiro de 2023, todos os nossos serviços terão um aumento de 7%. Sabemos que uma alteração como essa pode ter um grande impacto no seu dia a dia, por isso, estamos comunicando com antecedência e deixamos os nossos canais de atendimento à disposição.
Vale ressaltar que se trata de um aumento pontual e necessário para garantir a qualidade de tudo o que oferecemos a clientes como você.”
3. Reforce os seus benefícios
Além de comunicar o reajuste, esse é o momento de reforçar os seus benefícios e diferenciais para evitar a perda de clientes.
Se o consumidor enxergar o valor daquilo que você tem a oferecer, as chances de continuar consumindo o seu produto e/ou serviço são muito altas, porque ele sabe que o preço pago realmente vale a pena.
Ao reforçar os benefícios na comunicação, não use um tom de exagero ou desespero. Apenas reforce a sua qualidade e seus pontos fortes diante da concorrência.
Confira um exemplo para se inspirar:
“Sabemos que esse tipo de reajuste pode ser inconveniente, mas reforçamos que continuamos mantendo o nosso compromisso de entregar a melhor experiência em marketing digital, com os melhores consultores disponíveis 24h para auxiliar o seu negócio.
Além disso, você tem acesso a novos materiais e aulas com nossos especialistas todos os meses. Tudo pensado para oferecer o melhor suporte para quem está começando a empreender.”
4. Ofereça benefícios exclusivos
Outra dica de como informar reajuste de preço para o cliente é oferecer algum tipo de benefício exclusivo aos seus clientes para fortalecer o relacionamento, principalmente com aqueles que são
mais fiéis.
Um exemplo: vamos supor que o valor cobrado terá um aumento de 10%. Se for possível dentro da realidade da sua empresa, ofereça um aumento de 5% por um período para que os consumidores possam se adaptar e, depois, eleve para 10%.
Isso garante mais tempo para eles se prepararem, além de demonstrar preocupação com a relação.
5. Faça reajustes de acordo com a realidade do mercado
Sabemos que, de tempos em tempos, reajustes são necessários por diversos motivos. Para não destoar completamente, é importante estudar a realidade do mercado da sua empresa para ter certeza de que os aumentos estão de acordo com o que é praticado no segmento.
O recomendado é fazer uma pesquisa e analisar o que é possível fazer para não ter prejuízos e, ainda assim, manter um valor competitivo diante dos concorrentes.
Bom, agora você já sabe como informar reajustes de preço para o cliente, não é mesmo? Por mais desafiador que seja esse momento, evite postergá-lo.
O aumento é necessário para manter o seu negócio sustentável, mas, conforme você aprendeu ao longo deste artigo, há maneiras de se fazer isso a fim de evitar a perda de clientes!