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Como ter receita recorrente? Um guia para sua empresa

24 de setembro de 2022
empreendedora sorridente por descobrir como ter receita recorrente na empresa

Quando se pensa em como ter receita recorrente, os serviços de streaming por assinatura vêm logo à cabeça, mas existem opções para empresas de todos os portes e de segmentos variados.

Em resumo, a receita recorrente é o modelo em que a compra de um produto ou serviço ocorre com uma frequência pré-estabelecida (mensal, trimestral, semestral, etc.) e não de forma pontual.

Desse modo, a empresa consegue ter estimativas de faturamento mais seguras para embasar o planejamento financeiro, favorecendo seu potencial de crescimento.

Neste artigo, você vai entender melhor como esse modelo funciona, além de conferir ideias de como gerar receita recorrente, na prática.

O que significa ter receita recorrente?

Ter receita recorrente significa realizar vendas de produtos ou serviços de forma contínua, ao invés de transações pontuais. 

Sendo assim, contratos de longo prazo, assinaturas com renovação automática e clubes de assinatura são formas de realizar vendas com recorrência.

Aliás, esse modelo não é uma novidade, sendo comum em escolas, cursos e academias há bastante tempo.

Em escolas e cursos, por exemplo, é normal que o contrato de prestação de serviços tenha duração semestral ou anual.

Do mesmo modo, as academias costumam oferecer contratos mais longos, em que o valor da mensalidade sai mais barato, comparado à contratação de um único mês de uso dos serviços.

Porém, o formato não se limita ao setor de serviços — os clubes de assinaturas dos mais variados produtos, de livros a vinhos, passando por bijuterias, estão aí para provar.

Portanto, o modelo de receita recorrente prevê uma base de clientes comprando de forma regular da empresa por um período previsto em contrato.

Diferente de quando o negócio realiza somente vendas pontuais, em que a pessoa consumidora compra o produto ou serviço de forma esporádica.

Por isso, como foi mencionado, esse modelo permite que a empresa tenha projeções mais precisas no controle financeiro empresarial, podendo planejar seus investimentos e despesas com maior segurança.

 

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Como ter receita recorrente?

Conhecendo o funcionamento e vantagens desse modelo de negócios, vem a pergunta: como ter receita recorrente, na prática? 

Seguem algumas dicas para implementar o formato de vendas recorrentes no seu negócio:

Busque produtos e serviços com demanda contínua

Para gerar receita recorrente, um produto ou serviço precisa ter demanda contínua, além de boa aceitação pelo público.

Então, o primeiro passo é avaliar se existe essa demanda contínua para algum produto ou serviço da sua empresa.

Crie diferentes planos ou pacotes

Após selecionar o que será oferecido de forma recorrente, é hora de pensar em diferentes planos ou pacotes, considerando as necessidades do público.

Invista em um atendimento de excelência

Ter um ótimo atendimento é fundamental para garantir a satisfação do público e assim aumentar a retenção de clientes neste modelo.

Acompanhe as métricas

Ao implementar um modelo de receita recorrente, é importante acompanhar indicadores para avaliar a sustentabilidade do negócio e fazer ajustes, se necessário. 

Entre as principais métricas, podemos citar:

  • Churn rate: pode ser traduzida como “taxa de cancelamento”, ou seja, o número de clientes que cancelaram a contratação em determinado período;
  • MMR (monthly recurring revenue ou receita recorrente mensal): valor da receita gerada em um mês com os contratos ativos;
  • ARR (anual recurring revenue, ou receita recorrente anual);
  • CAC (custo de aquisição de clientes);
  • Taxa de renovação.

 

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5 ideias para gerar receita recorrente

Confira agora cinco ideias práticas de como ter receita recorrente:

1) Softwares e apps por assinatura

No formato de software em nuvem por assinatura (SaaS), a pessoa cliente paga para usar a solução pelo período contratado, sem se preocupar com instalação e renovação de licença.

É possível oferecer diferentes opções de acesso às funcionalidades e quanto ao número de pessoas usuárias incluídas em cada plano.

Da mesma forma, é possível usar o modelo de assinatura para aplicativos, até mesmo com renovação automática por cobrança no cartão de crédito.

2) Clubes de assinatura de produtos

Nesse modelo de venda recorrente, a pessoa consumidora contrata um plano para a entrega de produtos com determinada frequência (semanal, quinzenal, mensal, etc.).

Assim, a modalidade é viável para produtos de segmentos diversos: cervejas, livros de gêneros específicos, maquiagem, cosméticos, artigos para pets e café são alguns exemplos.

Além de ser uma forma de ter receita recorrente, o clube de assinaturas facilita o gerenciamento de estoques, já que existe uma previsão de demanda garantida.

Aqui na Cora, o nosso Boleto Recorrente ajuda muito as pessoas empreendedoras que vendem produtos ou serviços neste formato. 

3) Pacotes de serviços recorrentes B2C

Serviços B2C são aqueles prestados por empresas ao consumidor final, como aulas particulares ou cursos, serviços de beleza e estética, cuidados com pets, entre outros.

Nesse sentido, é possível criar pacotes para as opções com demanda recorrente, como um centro de estética que oferece pacotes de depilação ou um pet shop que oferta pacotes de banho e tosa mensais.

4) Planos de serviços recorrentes B2B

Serviços B2B são aqueles prestados por empresas para outras empresas: uma pessoa autônoma contadora que atende pequenos negócios, por exemplo.

Sendo assim, pegando o exemplo acima, a pessoa contadora pode trabalhar com contratos semestrais ou anuais, garantindo um faturamento recorrente.

5) Serviços recorrentes relacionados a produtos

Essa é uma alternativa para gerar receita recorrente no comércio, já que nem todos os produtos são viáveis para um clube de assinatura.

Nesse sentido, uma loja de artigos esportivos pode oferecer planos de manutenção para skates e bicicletas, por exemplo.

A ideia é identificar necessidades relacionadas aos produtos vendidos com demanda recorrente e oferecer serviços específicos ao público.

Quais meios de pagamento usar nesse modelo?

Cartão de crédito, débito em conta-corrente e boleto bancário são os métodos de pagamento mais utilizados para cobrança recorrente.

Aliás, a emissão de boletos de cobrança ilimitados e sem taxa de compensação é um dos benefícios da conta Cora, que é 100% livre de tarifas e de burocracia.

Inclusive, você pode usar a função boleto recorrente para programar o envio automático das cobranças na frequência que desejar. 

Funciona assim: você cadastra os dados da cobrança uma vez só e o boleto é enviado automaticamente para o e-mail da pessoa cliente daí em diante.

Além disso, escolhendo o boleto com Pix QR Code, o saldo pago por boleto cai automaticamente na sua conta, enquanto na modalidade tradicional o prazo é de até três dias úteis.

Na Cora, você ainda tem um sistema gratuito de gestão de cobranças para acompanhar sua receita. 

Quer aproveitar esse e outros recursos na gestão financeira do seu negócio, sem pagar nenhuma tarifa? Confira como é fácil abrir a conta Cora.

Por Equipe Cora
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