Você já se perguntou qual é o score mínimo para conseguir um cartão de crédito?
Se você tem interesse em solicitar um cartão e quer entender como a pontuação influencia a liberação do crédito, vamos explicar tudo aqui!
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Antes de mais nada, o que é e como funciona o score?
Score é uma pontuação de crédito atribuída a uma pessoa ou empresa.
Ela vai de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de alguém pagar as suas contas em dia. Na prática, quanto mais alta for a sua pontuação, mais próximo de um “bom pagador” você está para o mercado — o que pode aumentar suas chances de conseguir crédito.
O objetivo dessa pontuação é um só: ajudar as empresas a entenderem qual é o nível de risco de conceder crédito a alguém com base em seu comportamento atual.
A ideia é mais ou menos assim: se uma pessoa paga suas contas em dia, não está no vermelho e não está buscando crédito com muita frequência, as chances de ela continuar pagando tudo certinho é bem grande.
Assim, a tendência é que ela tenha um score alto e as chances de ter qualquer tipo de crédito aprovado também são maiores.
Por outro lado, se uma pessoa já está com dívidas em atraso ou negativadas, o risco de ela não pagar faturas de cartão ou mensalidades de empréstimos e financiamentos também é alto.
O score dessa pessoa, por consequência, costuma ser baixo e, por isso, as chances de conseguir qualquer tipo de crédito também diminuem bastante.
Então, quando alguém solicita um cartão de crédito, por exemplo, o score é um dos critérios levados em consideração pelas instituições financeiras na análise de crédito. Atenção: um dos critérios, e não o único, ok?
Leia também | Análise de crédito: o que é e como funciona esse processo?
Então, qual é o score mínimo para conseguir um cartão de crédito?
Como mencionamos, o score é apenas um dos critérios considerados na análise de crédito.
Isso quer dizer que não existe um score mínimo para ter um cartão de crédito aprovado, mas ter uma boa pontuação pode aumentar as suas chances de conseguir uma resposta positiva das instituições financeiras.
Como saber se meu score é bom para solicitar um cartão de crédito?
Agora que você já conhece a dinâmica do score, deve estar se perguntando o que é considerado um score bom e ruim.
Na Serasa, um dos maiores birôs de crédito do Brasil, a pontuação é chamada de Score 2.0 e é divida em quatro faixas:
- De a 0 a 300: score baixo
- De 301 a 500: score regular
- De 501 a 700: score bom
- De 701 a 1000: score excelente
Como explicamos anteriormente, essa pontuação ajuda as instituições financeiras a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento atual.
Então, quanto maior for essa pontuação, melhor; mas, a partir de 501, é possível considerar que você tem um score bom para solicitar um cartão de crédito ou qualquer outra modalidade.
Para consultar o seu score, você pode acessar o site ou baixar o aplicativo da Serasa ou qualquer outro birô de crédito a qualquer momento.
Além do score, o que mais é considerado na análise de crédito?
De modo geral, as instituições financeiras avaliam três questões para decidir se vão ou não liberar crédito a alguém:
1. Perfil financeiro da pessoa física ou jurídica
Aqui entram consultas a informações como: score, Cadastro Positivo e renda ou faturamento mensal.
As instituições também costumam observar como anda a relação da pessoa ou empresa com o crédito — para entender se o solicitante paga seus compromissos de crédito em dia e quanto do orçamento já está comprometido com parcelas.
2. Relacionamento com a instituição
Se você já possui conta em um banco e utiliza os serviços que ele disponibiliza, por exemplo, as chances de essa instituição liberar um cartão de crédito para você podem ser maiores, já que ela conhece mais sobre o seu perfil financeiro.
3. Políticas internas da instituição
Esse ponto estão relacionado à tolerância ao risco do banco e as condições para lidar com a inadimplência, além das taxas de juros que aplicam para conceder crédito para quem está com o score mais baixo.
Enquanto algumas instituições adotam políticas de crédito mais flexíveis, outras são mais cautelosas. É por isso que, com o mesmo perfil, você pode fazer simulações em duas instituições financeiras e receber respostas e ofertas bem diferentes.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Basicamente, a análise combinada de todos esses fatores ajuda o banco a entender o risco de crédito envolvido em cada operação e, com base nisso, dar uma resposta ao solicitante.
E é por isso que em alguns casos ter um bom score pode não ser suficiente para que você tenha seu cartão de crédito aprovado, apesar de ajudar bastante.
5 dicas para aumentar o score e as chances de ter crédito aprovado
Já ficou claro que um score alto pode contribuir para que você tenha um cartão de crédito aprovado, certo? Mas, então, como conseguir uma pontuação maior?
Antes de respondermos essa pergunta, é importante que você saiba que o score é calculado por Inteligência Artificial com base no seu comportamento financeiro e leva em conta, basicamente, seis critérios. Cada um tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral. São eles:
- Comportamento de consultas para serviço e crédito;
- Crédito contratado;
- Histórico de dívidas;
- Pagamento de crédito;
- Pagamento de dívidas;
- Tempo de uso do crédito.
Se após a consulta você verificar que seu score não está em uma faixa muito boa, saiba que é possível melhorar essa situação.
No entanto, não será da noite para o dia, mas sim aos poucos, já que o score é um grande espelho que reflete sua vida financeira e, por isso, é construído diariamente.
Portanto, para ver seu score aumentar, os seguintes comportamentos são recomendados:
1. Pagar suas contas em dia: esse é o comportamento que, sem dúvida, mais contribui para o aumento da sua pontuação;
2. Renegociar dívidas e limpar o nome: ao renegociar uma dívida negativada, seu nome fica limpo após o pagamento da primeira parcela (se for a sua única dívida), mas também é preciso cumprir os prazos nos meses seguintes para que sua pontuação siga aumentando;
3. Manter os dados atualizado nos birôs de crédito: ao logar no site ou app dessas instituições, você já consegue conferir seus dados gratuitamente;
4. Ativar o Cadastro Positivo: as informações do Cadastro Positivo podem terum peso de mais de 40% no cálculo da sua pontuação de crédito;
5. Pedir crédito ao mercado somente quando necessário: toda vez que você solicita crédito, essa informação pode ser consultada pelo mercado. Ao fazer isso com muita frequência em um intervalo curto de tempo, esse comportamento pode indicar uma “busca desesperada” por crédito e impactar a sua pontuação negativamente. Fique de olho!
Agora que você já entendeu como funciona a sua pontuação de crédito e que não existe um score mínimo para conseguir um cartão de crédito, aproveite para conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às pessoas empreendedoras por meio da nossa conta PJ, incluindo nosso cartão de crédito empresarial.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Até a próxima e bons negócios!