Solicitar um cartão de crédito empresarial é o primeiro passo para utilizar esse meio de pagamento na gestão financeira do seu negócio.
Assim, você pode usar o cartão para ter um prazo maior no pagamento de custos e despesas, estabelecendo uma relação positiva entre cartão de crédito e fluxo de caixa na empresa.
O cartão de crédito PJ pode ser usado ainda para realizar investimentos, como a aquisição de equipamentos, sem as taxas e juros de outras linhas de crédito. Além disso, ele permite centralizar os gastos.
Portanto, se usado com planejamento e controle, o cartão pode ser um aliado das finanças. Neste artigo, você confere como funciona para solicitar cartão de crédito empresarial.
Como funciona o cartão de crédito para empresas?
O cartão de crédito para empresas é emitido para um CNPJ, enquanto um cartão de crédito para pessoa física é vinculado a um CPF.
Tirando essa diferença, a lógica de funcionamento é a mesma: o cartão empresarial é uma linha de crédito que funciona como meio de pagamento pós-pago.
Com ele, é possível fazer compras no crédito à vista ou parcelado, com prazo até o vencimento da fatura para pagar os valores sem acréscimo.
Portanto, o cartão empresarial é destinado ao pagamento de despesas e custos de empresas, como aquisição de matérias-primas e insumos ou mercadorias, trazendo um prazo maior para pagamento.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
O que é preciso para solicitar cartão de crédito empresarial?
O requisito básico para solicitar um cartão de crédito para CNPJ é ter um CNPJ com situação cadastral ativa na Receita Federal.
Em geral, o cartão é vinculado a uma conta de pessoa jurídica, logo, pode ser necessário já ter uma conta PJ para solicitar o cartão de crédito.
Além disso, costuma ser feita uma análise de crédito do CNPJ pela instituição emissora, para conhecer o histórico financeiro da empresa solicitante.
Porém, as instituições têm liberdade para estabelecer seus critérios de emissão, assim como para determinar o limite de crédito.
Esse produto financeiro é oferecido tanto por bancos tradicionais quanto por fintechs e bancos digitais, ou seja, existem diversas opções no mercado.
Como escolher um cartão de crédito para empresas?
A escolha deve se basear nas necessidades da sua empresa. Sendo assim, um dos aspectos a avaliar é a cobrança de anuidade.
Portanto, se a ideia é não trazer mais custos ao orçamento, procurar um cartão de crédito sem anuidade para empresas pode ser o filtro inicial.
Outro elemento é a bandeira do cartão de crédito, que determina a rede credenciada, ou seja, onde o cartão é aceito. O cartão empresarial da Cora, por exemplo, tem bandeira Visa.
Além disso, como vimos, geralmente o cartão de crédito está vinculado a uma conta jurídica. Desse modo, observe também os demais benefícios da conta e qualidade do atendimento às pessoas consumidoras.
Alguns cartões empresariais oferecem ainda programas de pontos e benefícios. Nesse caso, existe a cobrança de anuidade, mas, dependendo da movimentação da sua empresa, pode valer a pena, é questão de avaliar.
Como solicitar o cartão de crédito empresarial da Cora
Para solicitar o cartão empresarial Cora sem anuidade, é preciso fazer a inscrição na lista de interesse pelo aplicativo Cora e aguardar a resposta da análise de crédito.
Por enquanto, o cartão de crédito da Cora está disponível para os seguintes perfis de empresas: Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs), Sociedades de Responsabilidade Limitada (LTDAs) e Sociedades Anônimas (S/As).
É preciso ser cliente Cora para solicitar o cartão de crédito PJ. Mas, se você ainda não é cliente, basta seguir alguns passos simples para abrir sua conta gratuita.
Dessa forma, você já pode aproveitar vantagens como emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança, além de pedir logo seu cartão físico com bandeira Visa e função débito liberada.
Aliás, a movimentação da conta é um dos fatores considerados na análise de crédito. Portanto, quanto mais você usar, maiores são suas chances de ter o cartão de crédito empresarial aprovado.
Vale mencionar que todas as categorias de CNPJ podem ter a conta Cora, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI).
Passo a passo para abrir a conta na Cora
Antes de iniciar o cadastro, confira se:
- Você é sócio ou representante legal da empresa;
- A empresa tem um CNPJ ativo;
- Tem um documento com foto em mãos;
- A câmera do telefone está funcionando (para validar os documentos).
Então:
- Baixe o aplicativo Cora na Google Play (Android) ou App Store (iOS);
- Após o download, clique em “Quero fazer parte!”, na tela inicial;
- Cadastre sua empresa preenchendo os dados solicitados:
- E-mail;
- CNPJ;
- Nome fantasia/razão social;
- Média de faturamento anual;
- Endereço.
- Em seguida, cadastre seus dados pessoais:
- CPF;
- Nome completo;
- Endereço residencial;
- Foto do documento de identificação (RG, CNH ou RNE);
- Foto do seu rosto (Selfie).
- Por último, crie sua senha de acesso ao app e de transações. Pronto! A solicitação de abertura já foi enviada, basta aguardar a resposta por e-mail.
A resposta sobre a aprovação da conta demora no máximo três dias úteis, mas costuma chegar antes desse prazo, inclusive no mesmo dia da solicitação.
Passo a passo para solicitar o cartão de crédito empresarial Cora
- Abra o app Cora e procure na tela inicial a opção “Cora, e o meu cartão de crédito?”. Clique no botão “Tenho interesse”;
- Leia as informações sobre o cartão de crédito e a análise nas telas seguintes, clicando em “Próximo” para avançar;
- Clique no botão “Tenho interesse no cartão de crédito”;
- Informe com que valor você gostaria de começar seu limite e clique em “Enviar”. Depois, é só aguardar a resposta, que pode demorar até três meses.
Como explicamos no início do artigo, o cartão de crédito empresarial pode ajudar na gestão financeira do negócio, desde que seja usado com planejamento e controle.
Aliás, preparamos um vídeo com dicas para usar o cartão PJ com responsabilidade, que tal conferir?