Entre as muitas ferramentas essenciais para a gestão de cobranças de uma empresa está o chamado lembrete de pagamento.
Trata-se de uma comunicação específica direcionada para os clientes que tem como objetivo avisá-los sobre datas de vencimento e débitos em atraso.
Atire a primeira pedra quem nunca deixou passar o acerto de alguma conta! O problema é que, para um negócio, o esquecimento recorrente por parte dos consumidores pode ser bastante prejudicial para a sua saúde financeira — algo que nem todos os empreendedores levam em consideração.
De acordo com um levantamento do SPC Brasil, 45% dos brasileiros não realizam um controle de orçamento, sendo que 29% o fazem apenas “de cabeça”. Uma cultura que precisamos combater para evitar o aumento da inadimplência. Por isso, confira dicas interessantes na hora de criar a sua mensagem de cobrança.
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O que levar em consideração na hora de montar um lembrete de pagamento?
Atualmente, existem muitas formas de avisar um cliente sobre o acerto que ele precisa fazer. SMS, e-mail, WhatsApp e mensagens em formato de push ou notificação são algumas das alternativas mais usadas. É preciso entender qual é o canal mais eficiente para chegar até os seus consumidores.
Além do lembrete de pagamento, a mensagem enviada pode conter orientações para negociação de dívidas e outras possibilidades que caibam no bolso da pessoa em questão. Tudo pensando em dar o máximo de suporte para ela, contribuindo com a fidelização.
Inclusive, também vale pontuar que não é preciso temer que a cobrança de um cliente enfraqueça a relação que vocês construíram. Pelo contrário: ao ter a tranquilidade de saber que vão ser lembrados sobre as suas contas, os consumidores podem sentir ainda mais confiança na sua empresa.
Sem falar que esse é um caminho interessante de estar sempre reforçando a presença da sua marca na mentalidade das pessoas. A chave é refletir com calma sobre como fazer esse processo.
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Como cobrar um cliente da melhor forma?
Assim como qualquer outra comunicação direcionada para os consumidores, o lembrete de pagamento deve ser criado levando em consideração que você está conversando com uma pessoa.
Portanto, ela deve ser tratada com o máximo possível de cuidado e educação possível. Nesse momento, vale a pena considerar cinco itens principais:
1. Seja amigável, mas assertivo
Nós sabemos como esse equilíbrio pode ser difícil de conquistar. Ainda assim, é por meio dele que o consumidor entende que você está ali para ajudá-lo a resolver uma questão urgente, sem ofendê-lo.
Modelo de mensagem:
“Olá, [nome do cliente], como você está?
Percebemos que a sua fatura no valor de R$ xx,xx venceu no dia xx/xx, mas ainda não identificamos o pagamento. Podemos ajudar você em alguma coisa?
Lembrando que estamos aqui em caso de dúvidas ou problemas. Basta entrar em contato com a nossa equipe!”
2. Aposte em palavras educadas, mas diretas
Principalmente em canais nos quais o número de caracteres é limitado (SMS, por exemplo, são apenas 160), é preciso escolher bem os termos que serão utilizados.
Esse cuidado é importante para que a mensagem não fique rude ou com um tom mal-educado. Escolha uma comunicação simples e clara, mas respeitosa.
Modelo de mensagem:
“Olá, [nome da pessoa], tudo bem? Notamos que a sua fatura vencerá daqui a 3 dias. Lembre-se de pagá-la para evitar juros, combinado? Estamos à disposição!”
3. Use o tom de voz da sua empresa, mas sem soar sério demais
Se o seu negócio utiliza um tom mais formal ao falar com os consumidores, o lembrete de pagamento deve seguir essas mesmas diretrizes.
Contudo, é preciso atenção para que o excesso de formalidade não afaste a pessoa ou faça com que ela se sinta acuada. Não se esqueça de que essa comunicação é mais delicada e cuidadosa, ok?
Modelo de mensagem:
“Prezado cliente, identificamos que não consta em nosso sistema o pagamento do boleto no valor de R$ xx,xx. Regularize a sua situação para que não haja problemas futuros! Estamos à disposição em caso de dúvidas.”
4. Facilite o pagamento
A mensagem de cobrança pode ir além de informar o cliente sobre as contas para pagar. Ela pode conter, por exemplo, o número do código de barras, o valor e o dia do vencimento, possibilitando que ele faça o acerto de forma mais prática.
Modelo de mensagem:
“Olá, [nome do consumidor], como está? Informamos que a sua fatura no valor de R$ xx,xx vai vencer em breve. Use o código de barras para pagá-la até dia xx/xx: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX.”
5. Deixe claro que a mensagem é sigilosa
Vamos falar a verdade: ser cobrado de algo pode ser uma situação embaraçosa e constrangedora.
Para que isso não aconteça, realize essa comunicação apenas com o responsável pela compra, não incluindo outras pessoas na conversa.
Modelo de mensagem:
“Olá, [nome da pessoa], como está? Estamos enviando esta mensagem apenas para você com o objetivo de lembrar da sua fatura no valor de R$ xx,xx que venceu no dia xx/xx. Estamos à disposição para ajudar você a resolver essa situação!”
Conte com o apoio da Cora para cobrar seus clientes
Os empreendedores que possuem uma conta jurídica na Cora têm a possibilidade de fazer uma gestão de cobranças completa!
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Isso mesmo: além de emitir boletos gratuitos e ilimitados por meio do nosso aplicativo, é possível ativar a ferramenta de envio de notificações de cobrança. Com ela, você pode encaminhar o lembrete de pagamento por e-mail para seus clientes antes, depois ou na data de vencimento, evitando atrasos recorrentes.
E a melhor notícia: essa funcionalidade, assim como qualquer outro serviço de gestão de cobranças oferecido pela Cora, é gratuita. O que está esperando para fazer parte do nosso time?
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Estamos à disposição em caso de dúvidas!