Os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são um direito dos trabalhadores brasileiros, mas também vêm se tornando um pesadelo para muitos. Isso porque cada vez mais criminosos estão utilizando o golpe do FGTS para roubar dinheiro das vítimas.
A principal estratégia dos golpistas é tentar obter dados para acessar o aplicativo Caixa Tem e fazer a transferência do valor disponível dos usuários para suas próprias contas.
Para prevenir esse crime, o primeiro passo é conhecer as formas mais comuns pelas quais ele acontece. Confira, a seguir, o conteúdo que preparamos para ajudar você a se proteger desse tipo de situação.
Quais são os principais tipos do golpe do FGTS?
Como vimos, para que consigam roubar o dinheiro do FGTS, os criminosos precisam pegar suas informações pessoais por meio de fraudes na internet para, assim, acessar o aplicativo. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, incluindo:
Comunicações falsas de empresas conhecidas
Conhecido como phishing, esse tipo de golpe é caracterizado pelo envio de mensagens que se parecem muito com marcas que fazem parte do seu dia a dia, como da sua operadora de celular ou de grandes lojas.
Essas comunicações podem ser enviadas por e-mail, SMS ou até mesmo pelo WhatsApp. Nelas, existe um link falso que normalmente está associado a algum tipo de promoção ou benefício para atrair o clique.
Em seguida, é solicitado que ele faça um cadastro para resgatar a vantagem. É neste momento que os dados são coletados pelos bandidos.
Leia também | O que é phishing e como se proteger dessa ameaça
Oferta de saques de valores maiores
Outra situação comum associada ao golpe do FGTS é quando a vítima recebe uma possibilidade – forjada, claro – de sacar valores maiores do benefício.
Para convencer os usuários, os criminosos novamente se passam por uma empresa conhecida, até mesmo pela própria Caixa Econômica Federal, e enviam um link no qual é preciso fazer um cadastro.
Percebe como é muito importante que você nunca forneça informações pessoais em endereços desconhecidos? Esse é um dos meios mais usados pelos golpistas para conseguirem os dados necessários para acessar o aplicativo Caixa Tem e obter o dinheiro disponível.
Antecipação do saque
Uma abordagem possível é a oferta de retirar os valores do FGTS antes do prazo estipulado pelo governo, o que também leva ao preenchimento de um cadastro e a mesma estratégia dos tópicos anteriores.
Aqui, porém, é importante ter ainda mais cuidado. Isso porque realmente existem instituições sérias que oferecem a opção de antecipar o saque do benefício.
Por isso, é fundamental checar nos canais oficiais da instituição financeira se essa possibilidade realmente existe ou se a mensagem recebida foi feita por um usuário mal-intencionado.
Vazamento de dados
Infelizmente, os criminosos também podem obter os seus dados em situações em que eles são vazados.
Esse problema ocorre quando há uma invasão em empresas que lidam com informações privadas de seus clientes, que acabam sendo expostas sem autorização.
Nesse caso, a dica é sempre entender como as marcas das quais você consome protegem os dados que você fornece para elas. Ainda que imprevistos aconteçam, elas precisam ter políticas sérias de segurança para que os acidentes sejam evitados.
Leia também | O Pix é seguro? Confira dicas para não cair em armadilhas
É possível prevenir o golpe do FGTS?
A resposta é sim! Seguindo algumas dicas, você pode reforçar a sua segurança digital e se proteger de fraudes diversas, inclusive do golpe no saque do FGTS. A seguir, confira as principais.
Informe-se sobre esse benefício apenas em canais oficiais
É no aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android, que você pode consultar o valor que será liberado para saque. Em seguida, ele estará disponibilizado na sua poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Para tirar suas dúvidas, consulte preferencialmente o site oficial da Caixa. Outros endereços podem ser parte das estratégias de golpe que vimos anteriormente.
Vale lembrar que a Caixa ou qualquer outra instituição financeira nunca enviam mensagens para os consumidores solicitando senhas ou dados pessoais. Também não compartilha links nem pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Tenha cuidado com seus dados
Além de guardar muito bem o seu login e a sua senha do aplicativo Caixa Tem, não compartilhe suas informações com estranhos, seja pessoas ou empresas. Essa orientação também vale, claro, para cadastros em links suspeitos.
No mais, a Caixa alerta para não aceitar a ajuda de estranhos para sacar o seu FGTS, ainda que você esteja dentro de uma agência do seu banco. Em caso de dificuldades, peça ajuda de um funcionário devidamente identificado.
Crie sua conta no Caixa Tem o quanto antes
Com isso, é possível identificar se alguém abriu a conta em seu nome e minimizar os riscos de fraude.
Caso você não consiga realizar o seu cadastro porque já existe outro usuário registrado, vá o quanto antes a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Guarde muito bem seus documentos pessoais físicos
Ainda que o aplicativo tenha etapas de validação de identidade, alguns criminosos podem acessá-lo usando uma foto impressa da pessoa em questão.
Portanto, tome muito cuidado com documentos como RG e CNH, mantendo-os em lugares seguros para que não caiam em mãos erradas.
Como recuperar o dinheiro perdido do golpe do FGTS?
Caso você tenha sido vítima, é importante reunir evidências que comprovem que você não sacou o valor, como prints e extratos.
Em seguida, contate a Caixa para reportar o crime, comparecendo na agência ou acionando o canal de denúncias. Também é recomendado fazer um boletim de ocorrência.
Vale entender também que, caso exista alguma circunstância que viole o direito do usuário, é possível buscar uma solução por meio do Poder Judiciário. Daí a importância de reunir o máximo possível de provas.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para evitar que esse tipo de golpe ocorra com você, seus colaboradores ou pessoas conhecidas.
Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.