Às vezes o orçamento aperta mesmo. E, talvez, a única saída para não ficar no vermelho pareça ser pagar alguns boletos usando o cartão de crédito.
A possibilidade existe, é disponibilizada por diversos bancos e também em aplicativos de pagamento específicos. Mas, antes de optar por essa opção, é importante entender os prós e contras, quais empresas disponibilizam essa funcionalidade e o que fazer para não precisar recorrer a essa opção com frequência.
Se você quer entender os detalhes de como pagar conta com cartão de crédito para tomar a melhor decisão para o seu negócio – e para você – é só continuar com a gente!
É possível pagar boleto com cartão de crédito?
Sim! Pagar contas usando o limite disponível no cartão de crédito pode ser uma alternativa para não entrar no vermelho em uma situação de emergência. Atualmente, o processo pode ser feito em vários aplicativos, inclusive os de alguns bancos, principalmente os digitais.
Mas, é importante ter cautela! Sabe por quê?
Existem duas razões principais:
Primeiro porque, na prática, você estará substituindo a dívida atual por outra no futuro. Aí, caso não consiga pagar a fatura do cartão de crédito no mês seguinte, os juros rotativos podem tornar a dívida ainda maior. Segundo porque, na maioria dos casos, você pagará uma taxa para usar esse serviço.
O procedimento para fazer o pagamento de contas no crédito, em geral, não é complexo e o passo a passo é bastante semelhante na maioria dos aplicativos. No que se refere às taxas cobradas, é importante saber que a porcentagem varia de aplicativo para aplicativo.
Talvez você esteja se perguntando se é possível pagar qualquer tipo de boleto usando essa estratégia. E a resposta é que praticamente qualquer tipo de boleto pode ser pago com cartão de crédito, desde contas básicas como água, luz e telefone, até a própria fatura do cartão de crédito.
Como pagar boleto usando cartão de crédito: conheça os 5 principais aplicativos
Agora que você já sabe que é possível pagar boletos com cartão e as informações básicas sobre o processo, é hora de entender como fazer isso na prática.
Separamos os 5 principais aplicativos que disponibilizam a funcionalidade aos seus usuários:
1. O aplicativo do próprio banco
Uma boa parte dos aplicativos de banco e internet banking oferecem a funcionalidade de pagamento de boletos através do cartão de crédito.
Se você não tem certeza se o seu banco disponibiliza essa funcionalidade, é possível consultar essa informação, assim como a taxa que é cobrada pela instituição, aqui no site da Febraban.
Dentro do aplicativo o processo pode variar um pouco. Geralmente, basta você seguir o passo a passo para fazer um pagamento como você já tem costume de fazer e, em seguida, alterar a forma de pagamento para pagar com o cartão de crédito.
Vale lembrar: normalmente, não é possível fazer esse procedimento para pagar a fatura que está em aberto no próprio banco, ok?
2. RecargaPay
O RecargaPay é um aplicativo que tem crescido bastante nos últimos tempos. O app é simples, intuitivo e está disponível para Android e iOS.
Para usar o cartão de crédito para pagar contas de água, luz, saneamento, e/ou impostos, a plataforma cobra 1,99% de taxa a cada pagamento. Para outros tipos de boletos a taxa é de 3,49%.
3. Mercado Pago
O Mercado Pago é um dos apps mais conhecidos para pagamento de boleto usando o cartão de crédito. Compatível com celulares Android e iOS, a plataforma cobra uma taxa de 2,99% por transação.
4. Picpay
O PicPay é uma das carteiras digitais mais conhecidas no mercado. Disponível para celulares Android e iOS, o aplicativo possibilita o pagamento de diversos tipos de conta usando o cartão de crédito, inclusive com a opção de parcelamento.
Ao escolher a opção de pagamento via crédito, há a cobrança de uma taxa de 3,09% para contas de luz, água/esgoto, gás e impostos. Para outros boletos, a taxa cobrada é de 3,99%.
5. PagBank
O PagBank é a carteira digital criada pela PagSeguro. Possui aplicativo disponível para Android e iOS.
Uma taxa de 2,89% é cobrada no caso de qualquer pagamento feito usando o cartão de crédito. Se você optar por parcelar, uma taxa adicional de 3,59% é cobrada.
Como evitar precisar do crédito para pagar boletos?
Após a situação emergencial, é importante planejar o futuro para evitar que esse tipo de problema aconteça novamente, certo?
Se você empreende, uma alternativa para tentar driblar a falta de dinheiro para pagar as contas seria adotar estratégias para reduzir a inadimplência dos seus clientes e garantir que eles paguem em dia.
Na Cora, a sua empresa pode emitir boletos ilimitados sem pagar nada e, recentemente, lançamos a funcionalidade de boletos recorrentes.
Como funciona o boleto recorrente?
Com essa função, você pode cadastrar suas cobranças de uma vez sem ter que emitir boletos todo mês. Assim, seu tempo rende mais, você consegue reduzir a inadimplência e o desgaste de precisar cobrar os seus clientes frequentemente.
Se for preciso, você consegue mudar valores e datas dos boletos com muita facilidade. Ainda, é possível configurar o envio automático na data e frequência que for mais interessante para a sua empresa.
Nada mau, não é mesmo?
É possível pagar boleto com cartão de crédito no app da Cora?
Na Cora, ainda não é possível pagar boleto com cartão de crédito. Aqui, você consegue pagar boletos usando o saldo da conta. O passo a passo para pagar boleto na Cora é super fácil:
- Acesse sua conta e, na tela inicial, selecione a opção “Pagar”.
- Escolha qual forma de pagamento deseja utilizar:
- Pagamento com QR Code: para cobranças emitidas com QR Code Pix, Saque via Pix e compra com Pix Troco;
- Pagamento com código de barras: para contas de consumo do dia a dia da sua empresa;
- Pagamento sem código de barras: para o pagamento de impostos como DAS, DARF e GPS. 3. Preencha as informações solicitadas no app para concluir o pagamento.
Além disso, nossa conta digital te oferece várias outras vantagens, pensadas especialmente para facilitar a rotina de quem empreende:
- Gestão de cobranças completa e simplificada (com régua de cobrança automática);
- Emissão ilimitada de boletos — incluindo boletos recorrentes;
- Transferências 100% gratuitas (TED e Pix PJ);
- Perfis de acesso personalizados;
- Parcelamento via boleto e muito mais.