Por muito tempo, a contabilidade foi vista como a área dos negócios que lida com dados fiscais, recolhe documentos, emite guias e outras atividades que podem parecer até com a de um despachante. Mas, esse tempo passou! Hoje, é necessário que a abordagem se modernize e é por isso que surgiu o conceito de contabilidade consultiva.
Você já ouviu falar?
A contabilidade é a parte da matemática responsável por estudar fenômenos financeiros e seus impactos no patrimônio das empresas. Como tal, fica fácil perceber como ela é um super importante para a tomada de decisões que impactam a saúde financeira das organizações, não é mesmo?
Os bons ventos têm soprado na direção dos contadores que decidem inovar e assumir uma nova postura diante de seus clientes. Já pensou em contribuir, ativamente, para o diagnóstico e prognóstico financeiro, e para o crescimento dos seus clientes?
É esse diferencial que a contabilidade consultiva pode trazer para o seu escritório de contabilidade.
Por isso, se você enxerga nessa oportunidade uma forma de transformar a sua realidade, a dos seus clientes e do mercado, continue com a gente!
O que é contabilidade consultiva?
Em essência, a contabilidade consultiva representa uma nova postura dos contadores diante da gestão financeira das empresas para as quais prestam seus serviços.
A nova metodologia envolve a ciência por trás da contabilidade, a visão estratégica de negócios, conceitos de marketing e até de atendimento ao cliente para trazer os resultados desejados.
Unindo esses pilares, na teoria e na prática, a contabilidade consultiva possibilita que as empresas não estejam apenas regulares junto ao Fisco, mas que cresçam de forma sustentável e alcancem os resultados que desejam, através de uma tomada de decisão mais informada e baseada em dados.
Na prestação do serviço em si, a contabilidade consultiva se diferencia da contabilidade tradicional porque, no modelo mais inovador, contador e empresário passam a se relacionar de maneira mais estratégica, fazendo a análise de informações que são relevantes para o negócio.
Além disso, muda a própria forma de ver a contabilidade: os clientes passarão a te ver mais como parceiro estratégico e que gera valor para a organização, e menos como uma obrigação.
Parece bom, não parece?
Principais benefícios da contabilidade mais estratégica
Existem outros benefícios além dos que já citamos anteriormente! A contabilidade consultiva, muito mais estratégica, é boa para todos os envolvidos.
Para você, é boa porque:
- Agrega valor ao seu trabalho;
- Melhora a sua relação com seus clientes;
- Otimiza o custo/benefício dos serviços que você presta, por agilizar processos e adotar novas tecnologias;
- Sua empresa de contabilidade cresce com os novos desafios e ganha maior relevância entre os concorrentes;
- Você consegue maior fidelização dos clientes e, consequentemente, maior divulgação do seu trabalho.
Para seus clientes, é boa porque:
- Usufruem mais do valor pago pelos serviços de contabilidade;
- Têm acesso a informações confiáveis e relevantes para a tomada de decisão;
- Percebem melhora nos resultados financeiros do negócio;
- Vêem a contribuição da contabilidade na transformação digital da empresa.
Como aplicar contabilidade consultiva na prática?
Agora que já está claro o que é contabilidade consultiva e os principais benefícios dessa nova abordagem para quem trabalha na área, fica a pergunta: como aplicar a contabilidade consultiva na prática?
A gente te responde agora mesmo!
Sugerir adequação de processos e novas tecnologias
Uma boa parte dos benefícios da consultoria em contabilidade está associada à otimização de processos e modernização das tecnologias usadas para fazer as análises e a comunicação com clientes.
Isso pode envolver sugestões de ferramentas novas, plataformas de reunião mais inovadoras, aumento dos pontos de contato, uma nova forma de o cliente passar as informações necessárias para as análises, etc.
A escolha do que será otimizado depende de cada contexto. Mas, sem dúvidas, é um dos principais pilares da contabilidade consultiva!
Incluir análises estratégicas nas entregas
O que queremos dizer aqui é: vá além dos serviços burocráticos e entrega de informações fiscais e contábeis. Pense sobre o que pode ser feito com todos esses dados!
Um exemplo simples para que você entenda o poder dessa nova abordagem: o balancete é um dos documentos mais recorrentes gerados por quem trabalha com contabilidade. Mas, será que seus clientes sabem quais informações, ali, são mais relevantes para o negócio?
É possível que não. Como uma pessoa que se formou em contabilidade e tem visão de negócio, você é capaz de usar os seus conhecimentos de forma estratégica, contribuindo verdadeiramente para a evolução da empresa para a qual presta serviços.
Formalizar e organizar a gestão do seu escritório de contabilidade
Esse aspecto influencia – e muito – na visão que sua clientela terá sobre o seu trabalho. A formalização de processos, organização, controle financeiro e outros detalhes fazem muita diferença.
Para isso, vale a pena pensar em abrir uma conta bancária para PJ, automatizar processos de cobrança e lembrete de pagamento, por exemplo.
Leia também | Perfil Contador Cora: conheça as vantagens e como funciona
Melhorar o relacionamento com o cliente
Por fim, mas tão importante quanto todos os tópicos anteriores, está o investimento no relacionamento com o cliente. Esse é o famoso diferencial humano, que com certeza é decisivo na hora de prestar um serviço de contabilidade consultiva.
Apesar de o fator humano ser primordial, é possível – e recomendamos – que você conte com a tecnologia para melhorar a sua relação com clientes. Atualmente, existem diversas ferramentas que possibilitam a automatização de processos e a abertura de canais de comunicação que facilitam muito a vida de quem empreende.
E agora? Já está tudo preparado para transformar seu escritório de contabilidade em uma parceria altamente estratégica para os negócios dos seus clientes? Se surgir qualquer dúvida, conte com a gente!