Blog

Consulta ao Cadastro Positivo: confira o passo a passo para fazer

8 de outubro de 2022
empreendedor pesquisando qual o passo a passo para consulta de cadastro positivo

Criado em 2011, o Cadastro Positivo reúne dados sobre obrigações financeiras quitadas ou em andamento de pessoas físicas e jurídicas. Porém, as regras sobre Cadastro Positivo consulta ainda geram dúvidas.

Aliás, a inclusão no Cadastro Positivo se tornou automática em 2019, embora seja permitido solicitar a exclusão do banco de dados a qualquer momento.

Neste artigo, você confere como fazer Cadastro Positivo consulta gratuitamente, para ver seu próprio histórico ou o da sua empresa, além de saber mais sobre as informações exibidas e quem pode acessar.

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne informações sobre obrigações financeiras já pagas ou que ainda não venceram, incluindo empréstimos, financiamentos e contas de consumo (água, luz, telefone, etc.).

Assim, a gestão dos dados sobre pagamentos é feita por empresas especializadas em análise de risco de crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC, conhecidas como birôs de crédito.

Desse modo, esse histórico de pagamentos conta para o cálculo da nota ou pontuação de crédito, o famoso score, além de proporcionar uma análise mais precisa para a concessão de linhas de crédito.

Pois, a análise de risco é um procedimento comum para obter cartão de crédito PJ, empréstimos e outros produtos financeiros. E com o Cadastro Positivo, é possível considerar também as obrigações já quitadas nessa avaliação.

 

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

Quem pode consultar o Cadastro Positivo?

A princípio, apenas o score da pessoa cadastrada fica disponível para consulta por empresas através dos birôs de crédito.

Portanto, a consulta ao histórico completo do Cadastro Positivo só pode ser feita com autorização da pessoa cadastrada, conforme determina a Lei do Cadastro Positivo (Lei n.º 12.414/2011, alterada pela Lei Complementar n.º 166/2019).

Além disso, a lei garante o acesso gratuito ao próprio Cadastro Positivo, seja como pessoa física ou jurídica. Da mesma forma, é possível consultar score de pessoa física e score CNPJ gratuitamente.

Como consultar o Cadastro Positivo de uma pessoa?

Como vimos, é possível fazer a consulta ao Cadastro Positivo gratuitamente, para verificar o próprio histórico de pagamentos registrados.

Desse modo, você pode conferir seus registros e solicitar correções, caso ache algum erro.

Assim, a consulta pode ser solicitada aos birôs de crédito responsáveis pelo Cadastro Positivo através de seus canais de atendimento.

Em geral, é preciso passar por uma verificação de segurança, para confirmar a identidade da pessoa cadastrada.

Cadastro Positivo: consulta passo a passo

A seguir, vamos explicar o passo a passo para fazer a consulta de pessoa física na Serasa. 

Para isso, você precisa se cadastrar no site primeiro (gratuitamente), se ainda não tiver o acesso.

Além disso, serão necessários os seguintes documentos para a verificação de identidade:

  • Fotos frente e verso de um documento contendo o número do CPF (RG ou CNH, de preferência);
  • Uma foto sua (selfie) segurando seu documento de identificação ao lado do rosto.

 

Veja agora como consultar seu Cadastro Positivo como pessoa física:

  • Acesse a página de consulta e clique no botão “Consultar agora”;
  • Confira se suas informações estão corretas (nome, CPF, data de nascimento, etc.);
  • Anexe as fotos do documento e a selfie;
  • Clique no botão “Enviar informações”.

 

A verificação de identidade pode levar até dois dias úteis. Após a aprovação, você já pode acessar as informações do seu Cadastro Positivo (últimos 13 meses) e também ver quais empresas fizeram a consulta nos últimos seis meses.

O que aparece na consulta?

O Cadastro Positivo registra pagamentos relativos a operações de crédito, como empréstimos, financiamentos e crediários, além de contas de consumo como luz, telefone, água e gás, como já vimos.

Porém, o Cadastro não informa quais bens foram adquiridos, somente o valor total da obrigação de pagamento e das parcelas, assim como as respectivas datas de emissão e vencimento.

Do mesmo modo, aparece a data de pagamento de cada parcela quitada, logo, os atrasos também são registrados.

Mas, vale lembrar que o histórico completo só fica disponível para consulta com autorização da pessoa cadastrada ou responsável legal da empresa, no caso de um CNPJ.

A princípio, as informações são utilizadas somente pelos birôs de crédito no cálculo do score, exibido em consultas. 

 

Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira?

Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais

Gestão financeira empresarial

 

Como funciona a consulta para CNPJ?

O direito de consultar gratuitamente o próprio Cadastro Positivo também vale para pessoas jurídicas. 

Portanto, você pode acessar o Cadastro Positivo para empresas e verificar o histórico de pagamentos do seu negócio.

Do mesmo modo que para pessoas físicas, a consulta ao Cadastro Positivo pelo CNPJ pode ser solicitada em qualquer um dos birôs de crédito participantes, através de seus canais de atendimento.

Entretanto, para fazer a consulta de pessoa jurídica, a verificação de segurança costuma exigir o envio do ato constitutivo da empresa (contrato social ou documento equivalente).

Dessa forma, você terá acesso ao Cadastro Positivo do seu negócio, podendo ainda solicitar a correção de erros nos registros, caso encontre.

Como consultar o Cadastro Positivo de clientes?

Para usar a consulta ao Cadastro Positivo de clientes como apoio à concessão de crédito no seu negócio, é preciso entrar em contato com os birôs de crédito que operam os bancos de dados para conhecer as opções e valores.

Como vimos, o Cadastro Positivo funciona como um histórico de pagamentos efetuados, diferente do Cadastro Negativo, que mostra as dívidas em aberto.

Sendo assim, a consulta ao Cadastro Positivo pode ajudar a entender melhor o perfil de uma pessoa consumidora na hora de liberar crédito (vender no boleto parcelado, por exemplo).

Lembrando que a consulta ao histórico de pagamentos precisa ser autorizada pela pessoa cadastrada.

Portanto, a princípio, as consultas permitem ver somente o score de um CPF ou CNPJ.

As empresas que disponibilizam o serviço costumam oferecer pacotes mensais de consultas. Esperamos que o artigo tenha tirado suas dúvidas sobre como funciona a consulta ao Cadastro Positivo. E você também pode gostar do conteúdo que preparamos sobre como aumentar score.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.