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5 dicas para vender mais no Dia das Crianças

1 de outubro de 2022
como vender mais no dia das crianças

As datas comemorativas são excelentes momentos para potencializar as vendas. Por isso, muitos empreendedores, próximo a outubro, se preocupam em como vender mais no Dia das Crianças. 

De acordo com a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), em 2022 essa data deve movimentar cerca de R$ 13,7 bilhões no comércio brasileiro, resultando em um incremento de R$ 2,7 bilhões em relação a 2021. 

Aproveitando essas perspectivas tão positivas para o varejo, confira, a seguir, cinco dicas para aproveitar esse período e aumentar o seu faturamento. 

5 dicas de como vender mais no Dia das Crianças

É certo que, atualmente, os pequenos ganham mais presentes do que nas gerações anteriores. 

Tanto que, em uma pesquisa do Facebook em parceria com o Instituto Ipsos de 2015, 70% dos pais afirmaram que seus filhos recebem mais mimos do que eles quando eram mais novos. 

Soma-se a isso ao fato de que as crianças exercem muita influência na hora da compra e você consegue entender por que é tão relevante aproveitar o Dia das Crianças para dar uma boa alavancada no seu negócio. Tudo, claro, feito com bastante consciência para não acabar incentivando o consumismo. 

Veja as dicas que separamos para ajudar você nesse momento: 

1. Estimule a criatividade e o interesse das crianças com eventos, comunicações e atendimento voltados para elas

Se o seu negócio possui um estabelecimento físico, saiba que uma das melhores estratégias de atrair o público infantil é oferecer possibilidades aos pequenos de explorarem o seu potencial criativo. 

Assim, faça ativações que incluam brincadeiras, pintura facial, tatuagem temporária e competições de fantasias, por exemplo. Pipoca e algodão doce também são opções populares e geralmente bem sucedidas. 

Com isso, você garante que pais e filhos passem mais tempo na sua loja e tenham uma excelente experiência com a sua marca, reforçando a credibilidade. 

Além disso, nas propagandas, vale a pena considerar uma comunicação mais simples e que solucione as dúvidas dos mais jovens. Lembre-se sempre que eles podem ser a porta de entrada para que os seus responsáveis adquiram produtos ou serviços. 

Da mesma forma, na hora que as crianças estão no seu estabelecimento, pergunte se elas gostariam de experimentar algum item ou se elas têm alguma pergunta. Ofereça um atendimento acolhedor, que as deixe mais confortáveis e seguras para decidir seus presentes. 

Aqui, vale um alerta: não seja condescendente ou aja com superioridade ao falar com os pequenos. Eles com certeza vão perceber isso e provavelmente perderão o interesse. 

2. Pense com cuidado na vitrine e nas prateleiras da sua loja

O planejamento da montagem da sua vitrine é um passo essencial para esse período. Ela precisa incluir não só os lançamentos, mas também produtos que possuam alta procura, itens exclusivos e coleções limitadas. 

Puxando o gancho do tópico anterior, em que falamos bastante sobre sempre pensar nos pequenos, essa exposição precisa ficar visível para eles, que são o principal público-alvo. 

Dentro da loja, procure adaptar a altura das prateleiras e manequins para que as crianças se sintam em um ambiente feito para elas, onde possam brincar e explorar sem limitações. 

O mais importante é criar um universo infantil lúdico e criativo em todos os pontos de contato com seus consumidores. 

3. Aproveite as redes sociais para entender melhor quem é o seu público e envolvê-lo com a sua marca

Quando falamos sobre vender para os pequenos, precisamos levar em consideração que as necessidades e os interesses deles mudam conforme a idade. Os presentes para um bebê de um ano são bem diferentes daqueles para uma criança de 10 anos, por exemplo. 

Portanto, vale a pena usar suas redes sociais como ferramenta para identificar tendências e gostos dos pais e até mesmo das crianças que acompanham o perfil. As enquetes dos Stories, por exemplo, são um excelente recurso para isso. 

Outra dica é utilizar o seu feed do Instagram como se fosse uma “vitrine virtual” da sua loja. Use imagens bem trabalhadas e que mostram as principais qualidades dos seus produtos, chamando a atenção dos seguidores. 

Você também pode usar os conteúdos digitais para despertar o sentimento nostálgico nos adultos, que se sentem convidados a retornar a esse mundo mágico da infância por meio da sua empresa. Encantar os pais é uma boa estratégia, já que são eles os responsáveis pelas compras. 

4. Capacite a sua equipe para entender e transmitir os benefícios de cada classificação de produto

Cada tipo de brinquedo trabalha um lado do desenvolvimento infantil. Os quebra-cabeças, por exemplo, estimulam a atenção e a concentração, enquanto os jogos de tabuleiro proporcionam o espírito competitivo e a integração social com familiares e amigos. 

É interessante que a sua equipe esteja a par dessas características para que possam orientar os adultos sobre as melhores compras, dependendo da faixa etária e da personalidade dos mais jovens. 

Também é importante que os funcionários estejam prontos para tirar dúvidas e sugerir presentes, oferecendo um atendimento completo e personalizado. 

Esse é um excelente jeito de transmitir segurança e autoridade para o seu público, mostrando que a sua empresa é especialista em produtos para crianças, compreendendo suas necessidades de forma profunda. 

5. Trabalhe com promoções 

Por fim, quando pensamos em como vender mais no Dia das Crianças, precisamos levar em consideração que as semanas que antecedem essa data são as melhores para oferecer campanhas especiais.

Assim, vale a pena pensar em kits promocionais, ações de “compre um e leve outro”, descontos progressivos ou mesmo brindes em compras acima de um determinado valor. 

Essas são estratégias essenciais sobretudo se você pensar que os pais provavelmente estão procurando presentes para seus filhos e também para sobrinhos e outras crianças da família. Portanto, nada melhor do que uma promoção para facilitar a vida dos consumidores. 

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