Blog

Como criar uma senha forte (e possível de memorizar)?

15 de outubro de 2022
mulher escolhendo uma senha forte para usar

Um passo fundamental para ter mais segurança na internet é saber como criar uma senha forte para suas contas de e-mail, redes sociais, aplicativos, etc. Sendo assim, usar “123456” não é uma boa ideia, acredite.

Sabe por quê? Essa combinação ocupa o primeiro lugar na lista de 200 senhas mais comuns de 2021, compilada pela empresa NordPass, especializada em gerenciamento de senhas.

Sendo assim, já temos uma dica de como criar uma senha forte — não usar sequências. Mas, existem outros cuidados que você precisa conhecer para criar senhas seguras, como veremos ao longo do artigo.

O que é uma senha forte?

A força de uma senha é medida pelo grau de dificuldade que ela oferece contra métodos utilizados para obter acesso não autorizado a contas e sistemas.

Esses métodos incluem a simples dedução — de uma sequência numérica ou informação da pessoa usuária, como data de aniversário — até a utilização de softwares específicos.

Portanto, em resumo, quanto menor a probabilidade de uma senha ser descoberta, ou seja, utilizada por pessoas não autorizadas, mais forte ela é considerada.

Lembra do levantamento que citamos no início do artigo, das 200 senhas mais comuns? Como vimos, “123456” ficou em 1º lugar, utilizada mais de 103 milhões de vezes.

Sendo assim, essa é uma senha fraca, exatamente por ser previsível, logo, fácil de adivinhar. Aliás, o tempo estimado para quebrar essa senha é de 1 segundo. 

Leia também | Golpe do Pix: como funciona e 5 dicas para não cair

Quais são os métodos usados para quebrar senhas?

Conhecer os métodos utilizados para descobrir senhas ajuda a entender como criar uma senha forte e segura. Nesse sentido, podemos citar o ataque de força bruta, ataque de dicionário e phishing.

Assim, em um ataque de força bruta, são utilizadas diversas combinações de números, letras e símbolos, até chegar à senha.

Dessa forma, as combinações podem ser geradas manualmente ou por softwares, com variações na rapidez em testar combinações.

No ataque de dicionário, a tentativa de violação de senha usa a mesma lógico do ataque de força bruta: testando combinações até chegar à senha desejada. Porém, para isso, são utilizadas listas prontas de senhas, como em um dicionário.

Já no phishing, as senhas são obtidas por meios fraudulentos, como e-mails, telefonemas e mensagens de WhatsApp falsas, fazendo com que a própria pessoa usuária informe seus dados de acesso.

Para saber mais sobre essa tática criminosa e quais medidas adotar para se proteger, você pode conferir um conteúdo completo explicando o que é phishing.

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

Como criar uma senha forte e segura?

Até aqui, já entendemos o que significa uma senha forte e vimos alguns métodos usados para quebrar ou roubar senhas. Agora, você confere sete dicas de como criar uma senha forte e segura:

1. Use uma senha longa

Quanto mais curta uma senha, mais fácil de ser descoberta. Por isso, prefira combinações longas, com no mínimo oito caracteres, se o sistema permitir.

2. Combine letras, números e símbolos

Outra dica é incluir letras, números e símbolos para criar uma senha forte. Dependendo do sistema, é possível usar letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais.

3. Tenha uma senha para cada conta

Sabemos que usar a mesma senha em várias contas pode ser mais prático, porém, esse não é um procedimento seguro. Pois, se alguém descobrir a senha de uma conta, poderá usar nas demais.

4. Crie uma combinação nova ao mudar de senha

Ao trocar uma senha, certifique-se de usar uma combinação totalmente nova, em vez de apenas acrescentar uma letra ou número à anterior. Mudar de “Barbiefofa1” para “Barbiefofa2”, por exemplo, não é uma prática segura.

5. Não use sequências

Novamente, lembramos daquele exemplo “123456”, a senha mais comum do mundo. Sendo assim, sequências são péssimas opções de senha, por serem fáceis de adivinhar. 

Aliás, no ranking global de senhas mais comuns, “123456789”, “12345”, “qwerty” (sequência do teclado) e “password” (senha em inglês) vêm logo depois de “123456”. 

6. Não use dados pessoais

Sua data de aniversário, sobrenome ou nome do pet não são boas escolhas para uma senha. O motivo? Essas informações podem ser encontradas em suas redes sociais ou pela internet, facilitando a vida de criminosos.

Além disso, incluir números ou símbolos pode não ser útil, já que a senha continua previsível. Por exemplo, “M@r1a”, continua sendo uma senha tão fraca quanto “Maria” para alguém com esse nome.

7. Evite termos previsíveis

Seguindo a mesma lógica das sequências, por serem fáceis de adivinhar, e informações pessoais, não use “senha” como senha, ou termos próximos, como “minhasenha” ou “minhasenha1”.

Leia mais | Guia de prevenção contra golpes financeiros

Como criar uma frase de senha forte?

Além de atender aos requisitos que listamos no tópico anterior, uma senha forte também deve ser fácil de memorizar, eliminando a necessidade de anotar em algum local.

Aliás, não anotar senhas é uma dica extra de segurança, pois, isso evita que outras pessoas tenham acesso à sua conta. 

Sendo assim, uma estratégia para criar senhas fortes é usar frases de senha com mais de 15 caracteres, combinando palavras aleatórias que só façam sentido para você.

Dessa forma, você deve combinar palavras não relacionadas para gerar uma frase de senha forte, podendo ainda usar letras maiúsculas e minúsculas, hífens e espaços para aumentar a segurança.

Lembrando que a ideia é criar uma frase de senha forte, ou seja, difícil de quebrar, porém, fácil de ser memorizada.

Para isso, você pode usar um trecho de uma música ou poesia, assim como a fala de um personagem em um filme ou série. Ou, simplesmente, uma série de palavras com algum significado para você, como “Niverdegato15″.

Agora que você já sabe como criar uma senha forte, é só aplicar as dicas para aumentar a segurança de suas contas. 

E já que estamos falando de segurança, você também pode conferir como identificar uma falsa central de atendimento.

 

Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.