Um dos eventos mais esperados do ano pelos consumidores e comerciantes pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo se não houver cautela. Isso porque os na Black Friday têm se tornado cada vez mais comuns.
Aliás, aqui no Brasil, essa prática de usar a data para enganar os clientes ganhou até nome: Black Fraude. E, se você não tomar alguns cuidados, pode acabar caindo em promoções falsas e gastar mais dinheiro do que estava imaginando.
Pensando em ajudar você a ter uma experiência positiva na Black Friday 2022, preparamos um conteúdo sobre essas fraudes de forma que você e seus conhecidos possam se prevenir. Vamos lá?
Quais são os golpes na Black Friday mais comuns?
É interessante pensar que, quando esse evento começou aqui no Brasil, lá em 2010, a desconfiança das pessoas em relação às promoções era bem grande.
Esse sentimento foi melhorando conforme a data ganhou credibilidade – o que não significa que não precisamos ter senso crítico na hora de aproveitá-la.
Confira, a seguir, quais são os tipos de golpes da Black Friday mais populares e entenda as situações em que é preciso redobrar a atenção:
1. Tudo pela “metade do dobro”
Essa é uma das fraudes mais populares: aumentar os preços dos produtos ou serviços às vésperas do evento para anunciar descontos falsos.
Por exemplo: uma loja vende um item por R$ 150 e aumenta seu valor para R$ 300. Na Black Friday, anuncia um super desconto de 50% e vende-o por R$ 150. Ou seja: não houve nenhuma vantagem para o consumidor.
Por isso, antes da Black Friday começar, pesquise o preço dos itens que você gostaria de adquirir, compare-os em diferentes lojas e anote os valores. Com essas informações em mãos, você pode avaliar se as promoções são verdadeiras.
Não deu tempo de pesquisar com antecedência? Não tem problema. Hoje em dia, já existem vários sites confiáveis que monitoram a evolução dos preços. Assim, você consegue acompanhar as variações em diferentes lojas e saber se a promoção realmente vale a pena.
Entre os mais conhecidos, estão: Zoom, Buscapé, JáCotei, Reduza e Promobit. Vale a pena dar uma olhada.
Além de interessantes para os consumidores, essas plataformas também podem ajudar você, que empreende, a conhecer um pouco mais dos preços praticados pela concorrência e conseguir praticar valores mais competitivos nessa data — sem deixar de lado, é claro, a saúde financeira do seu negócio.
2. Mudança de preço no carrinho de compras
A escassez do tempo é uma tática bastante utilizada pelas marcas para acionar o senso de urgência dos clientes. Dessa forma, muitos sites colocam um relógio de contagem regressiva com os minutos restantes para uma pessoa finalizar a compra que colocou no carrinho e “garantir um preço melhor”.
O problema é que, na pressa de adquirir um produto ou serviço, o usuário acaba se esquecendo de conferir o valor, que pode aparecer sem o desconto aplicado. E, uma vez que a compra é concluída, adeus possibilidade de um bom negócio.
Portanto, sempre desconfie de comunicações desse tipo e confira com calma o preço que aparece antes do pagamento.
Para se resguardar, você também pode guardar prints do anúncio original e da tela do carrinho de compras, além do comprovante de transação. Com essas provas em mãos, é possível reivindicar a promoção posteriormente.
3. Frete mais caro do que os itens anunciados
Também há casos em que os descontos ofertados são realmente vantajosos. Contudo, na hora de fechar a compra, o valor do frete acaba sendo maior que o habitual.
Isso ocorre porque muitos lojistas inserem taxas mais altas para compensar os descontos oferecidos nos produtos. Portanto, preste atenção também a esse valor e, se possível, faça simulações em mais de um site.
4. Prazo de entrega abusivo
Ainda que um e-commerce ofereça condições favoráveis, como valores mais baixos do que os concorrentes e frete gratuito, é preciso conferir, também, os prazos de entrega.
No período de promoções, alguns lojistas podem vender mais produtos do que possuem em estoque, resultando em uma demora muito grande para que eles cheguem até a casa dos consumidores.
Para evitar essa frustração, confirme qual o prazo mínimo e máximo para você receber sua compra e avalie bem se está de acordo com eles.
5. Mensagens sobre compras que você nunca realizou
Muitos criminosos também aproveitam a Black Friday para enviar e-mails ou mensagens de WhatsApp para usuários relatando a confirmação de uma compra ou relatando um problema com um produto.
Trata-se de uma tentativa de phishing, ou seja, de induzir as vítimas a clicar em links fraudulentos e fornecer seus dados bancários e outras informações.
Nesses casos, a orientação é nunca clicar nos endereços e denunciar o golpe no servidor de e-mail e às autoridades competentes.
Caso seja uma imitação de um site conhecido, como a Amazon, entre no link oficial da empresa para acessar o histórico de pedidos.
Leia também | O que é phishing e como se proteger dessa ameaça
Black Friday segura: como posso me prevenir dos golpes?
Quer evitar que a sua Black Friday 2022 se transforme em uma Black Fraude?
Então, além das dicas que pontuamos no tópico anterior em relação aos golpes, vale a pena seguir algumas orientações para garantir a sua segurança na hora de fazer compras. As principais são:
- Sempre desconfie de links desconhecidos, sobretudo aqueles que falam de itens que você não adquiriu e de sorteios que não está participando;
- Verifique sempre a autenticidade dos sites antes de compartilhar seus dados pessoais ou financeiros (confira o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição Site Seguro);
- Se possível, em transações on-line, utilize um cartão virtual único, oferecido pela maioria das instituições financeiras — inclusive pela Cora;
- Prefira fazer negócio com marcas conhecidas e que você sabe a procedência dos produtos e serviços. Em caso de empresas novas, leia as avaliações de outros usuários em sites como o Reclame Aqui;
- Faça uma pesquisa de valores antes da Black Friday começar para que você não caia em promoções falsas;
- Utilize uma conexão segura de internet durante a compra e evite redes públicas;
- Salve todas as informações relativas à compra, desde o anúncio do desconto até a nota fiscal.
Com esses cuidados, é possível garantir que a sua experiência nessa data seja a melhor possível, com bons negócios fechados e sem cair em armadilhas.
Caí em um dos golpes da Black Friday. E agora?
Caso você tenha sido vítima de uma das fraudes que mencionamos ou mesmo de outros esquemas relacionados à Black Friday, o primeiro passo é reunir todos os registros de interação com os golpistas.
Os valores anunciados na página de vendas, a primeira mensagem recebida, páginas de cadastro, prints de diálogos em aplicativos de mensagem e até mesmo a nota fiscal são documentos importantes para se recolher neste momento.
Em seguida, acesse o site da delegacia de polícia do seu Estado e faça um boletim de ocorrência, com upload dos registros que você tem.
Como fazer um boletim de ocorrência?
Você pode fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia física ou acessar o site de uma delegacia virtual.
Não sabe como fazer isso? A seguir, você encontra os links de todas as delegacias virtuais do país:
- Delegacia Virtual do Acre
- Delegacia Virtual de Alagoas
- Delegacia Virtual do Amazonas
- Delegacia Virtual do Amapá
- Delegacia Virtual da Bahia
- Delegacia Virtual do Ceará
- Delegacia Virtual do Distrito Federal
- Delegacia Virtual do Espírito Santo
- Delegacia Virtual de Goiás
- Delegacia Virtual do Maranhão
- Delegacia Virtual de Minas Gerais
- Delegacia Virtual do Mato Grosso do Sul
- Delegacia Virtual do Mato Grosso
- Delegacia Virtual do Pará
- Delegacia Virtual da Paraíba
- Delegacia Virtual do Pernambuco
- Delegacia Virtual do Piauí
- Delegacia Virtual do Paraná
- Delegacia Virtual do Rio de Janeiro
- Delegacia Virtual do Rio Grande do Norte
- Delegacia Virtual de Rondônia
- Delegacia Virtual de Roraima
- Delegacia Virtual do Rio Grande do Sul
- Delegacia Virtual de Santa Catarina
- Delegacia Virtual de Sergipe
- Delegacia Virtual de São Paulo
- Delegacia Virtual do Tocantins
Caso o problema seja com um site de e-commerce específico, tente contato com a empresa pelo Fale Conosco para registrar uma reclamação oficial.
Lembre-se de denunciar os perfis falsos para as plataformas mediadoras (como WhatsApp e Instagram) e comunicar seus amigos e familiares sobre o golpe para que eles possam se preservar.
Dica bônus: como vender mais na Black Friday?
Além de aproveitar a Black Friday para comprar mais barato, quem tem uma empresa pode usar esse período para alavancar as vendas.
Então, nós temos uma dica bônus: um post da Cora com cinco dicas práticas para você conseguir aumentar seu fluxo de vendas nesse período. Clique aqui e confira!
Ah: outra dica para fazer suas compras com mais segurança durante a Black Friday e em todo o ano é usar um cartão de crédito virtual. Se você já tem um cartão de crédito da Cora, pode usar esse recurso quantas vezes quiser. Aproveite essa vantagem!
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.