Assim como as empresas, as organizações sem fins lucrativos também precisam estruturar uma rotina financeira para garantir organização em toda a administração. Um dos pontos fundamentais é a abertura de uma conta PJ para ONG.
Em muitos casos, as pessoas responsáveis não sabem qual é o melhor caminho para abrir uma conta jurídica e quais bancos aceitam esse tipo de organização. Para entender os benefícios e como realizar esse processo, continue a leitura deste artigo no qual você poderá tirar as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é uma conta PJ?
Uma conta PJ nada mais é do que uma conta bancária feita para empresas e que, por isso, tem funcionalidades diferentes de uma conta pessoal.
O processo de abertura de uma conta jurídica necessita a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, o CNPJ. E o melhor é que com as contas digitais já é possível fazer tudo online, ou seja, sem precisar ir a uma agência bancária física.
O grande diferencial de uma conta PJ é o fato de que ela tem serviços específicos voltados para as necessidades de uma empresa, por exemplo, boletos de cobrança e emissão de extrato OFX.
Por mais que não seja obrigatório, ter uma conta PJ é benéfico, pois ajuda a separar as finanças pessoais das finanças empresariais e reunir todas as entradas e saídas em um único lugar.
As ONGs podem abrir uma conta jurídica?
Assim como qualquer empresa, as ONGs também podem abrir uma conta jurídica. Apesar de serem organizações sem fins lucrativos, transações financeiras são necessárias para manter o propósito da associação vivo.
Por mais que a ONG não tenha como foco o lucro, ainda assim precisa de uma rotina financeira, afinal, entradas e saídas ocorrem continuamente.
Leia também | Marketing para Instagram: 6 passos para sua empresa começar
Uma conta PJ, portanto, é importante para garantir a manutenção do fluxo financeiro organizado, a contabilidade em dia e a separação entre as finanças da ONG das finanças pessoais.
Como abrir uma conta PJ para ONG em 5 passos?
O processo de abertura de conta PJ para ONG é muito simples hoje em dia. Com os bancos digitais, é tudo muito rápido e não há a necessidade de ir até uma agência bancária.
É preciso de um representante legal da instituição com um documento que comprove a sua posição na ONG.
O passo a passo é bem simples:
- Analise as opções de bancos do mercado para fazer uma boa escolha;
- Baixe o aplicativo e cadastre os dados solicitados;
- Após a análise do cadastro, será enviado um formulário por e-mail solicitando alguns documentos extras que comprovem o vínculo do presidente/diretor/síndico com a instituição (vários documentos são aceitos: Contrato Social, Ata de posse da diretoria, Ata de fundação, Procuração de sócio da empresa dando poderes para aberturas de contas.
- Envie o que for solicitado e aguarde a segunda análise;
- Se estiver tudo certinho, a conta será aberta.
É assim que funciona aqui na Cora, por exemplo.
Vantagens das contas digitais
Os bancos e contas digitais são ótimas opções para as ONGs por diversos motivos. Conheça os principais:
-
Facilidade na abertura da conta
O processo é muito mais simples do que em bancos tradicionais, pois as contas são abertas online. Basta fazer o cadastro, enviar os documentos solicitados e aguardar o período de análise.
É uma maneira de poupar tempo e, é claro, se relacionar com um banco muito mais prático, que prioriza uma relação com menos burocracias.
-
Custos mais baixos
As ONGs são organizações sem fins lucrativos, portanto, é sempre bom quando conseguem serviços gratuitos ou com taxas reduzidas.
Os bancos digitais, por sua vez, são muito mais atrativos nesse sentido do que os tradicionais. Na Cora, por exemplo, além da conta digital gratuita, as transferências e emissão de boletos não têm custos e o cartão de crédito e débito não tem anuidade.
Pode ter certeza de que isso tudo faz uma enorme diferença nas contas no final do mês.
-
Cartão de crédito
Ao abrir uma conta PJ para ONG, a associação passa a ter a possibilidade de solicitar um cartão de crédito corporativo. Dessa forma, fica muito mais simples centralizar os gastos em um único lugar, além de parcelar valores mais altos.
-
Facilidade no recebimento de doações
Outro ponto importante para as ONGs são as doações e uma conta digital ajuda bastante, pois os doadores podem realizar a transferência por PIX e o valor cai na hora na conta.
Além disso, a emissão de boletos também é uma facilidade interessante que auxilia no processo de doações periódicas.
Passo a passo de como abrir conta na Cora
A Cora é uma conta digital PJ, que tem como propósito libertar pessoas empreendedoras para que elas ajudem o Brasil a avançar.
Como? Por meio de uma conta bancária gratuita, livre de burocracias e taxas abusivas e que, de quebra, ajude a simplificar a gestão financeira dos negócios.
ONGs também podem abrir conta PJ na Cora e não levam nem 15 minutos. Tudo online, rápido e fácil:
- Faça o download do aplicativo na Play Store ou na Apple Store;
- Na tela inicial do aplicativo, clique em “Quero fazer parte”;
- Clique em “começar”;
- Preencha todos os dados da sua conta, com CNPJ, CPF, nome completo, endereço, e-mail, etc;
- Envie fotos dos documentos solicitados logo após o cadastro.
Viu só como é simples? Com a Cora, pode ter certeza de que as finanças da sua ONG estarão muito melhor organizadas!