Quem empreende e está de olho nas tendências digitais provavelmente já pensou em como vender no TikTok e usar essa rede social para impulsionar os resultados da sua empresa.
Isso porque o potencial da rede é enorme. De acordo com o levantamento TikTok no Brasil 2022, realizado pela Opinion Box, 56% dos consumidores brasileiros seguem alguma empresa ou marca na rede social e 35% já compraram ou contrataram algum produto ou serviço que conheceram por lá.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a rede e conferir as dicas que separamos para você vender no TikTok? É só continuar a leitura!
O que é o TikTok?
Para quem conhece apenas superficialmente esta rede social, vale a pena explorar um pouco mais as suas características antes de começar a utilizá-la.
O TikTok tem como principal proposta permitir que os usuários criem vídeos de até três minutos, com vários recursos de edição disponíveis. A ideia é gerar posts rápidos, de fácil associação e com alto potencial de compartilhamento.
Inicialmente, o público-alvo eram usuários entre 16 e 24 anos. No entanto, a partir de 2019, grandes marcas começaram a investir na plataforma com o objetivo de se tornarem mais conhecidas e também atrair públicos com outros perfis e idades, que começaram a se interessar pela rede.
Diariamente, milhões de publicações são feitas por pessoas e empresas por lá. O foco é o entretenimento, mas também é possível encontrar conteúdos com viés educativo e até mesmo informativo.
Apesar de tudo isso, é importante entender que o TikTok ainda é uma rede social mais popular entre os jovens — tanto que, de acordo com o Tecnoblog, 66% dos usuários têm menos de 30 anos.
Esse é um ponto importante a se considerar para a sua estratégia: entender se esse é realmente o público que sua empresa deseja atingir.
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Como vender no TikTok: 7 dicas práticas
Agora que falamos um pouco sobre essa rede social, vamos às orientações que você pode seguir na hora de incluí-la nas suas ações de marketing.
1. Defina os seus objetivos
Estar presente no TikTok é algo que precisa ser muito bem pensado. Afinal, a sua popularidade não basta como justificativa de investimento de tempo e dinheiro por parte da sua empresa.
É preciso avaliar se, para o seu negócio, realmente faz sentido atingir as pessoas que estão usando essa mídia social, conforme falamos no tópico anterior.
Além disso, vale refletir se a personalidade da sua marca combina com as propostas da rede. Exemplo: se o seu negócio for mais sério e tradicional, pode ser que ela, por prezar pela leveza e pela espontaneidade, não seja a melhor alternativa.
Agora, se ele possui uma identidade mais jovem e despojada, você com certeza estará no caminho certo.
2. Planeje quais conteúdos você pode produzir com essa ferramenta
Lembra que no começo deste artigo falamos que o TikTok tem como principal foco os vídeos curtos, voltados para o entretenimento e com alto potencial de compartilhamento?
Essas são características essenciais para se ter em mente na hora de pensar de que forma a sua empresa pode se posicionar dentro da plataforma. Afinal, para que as suas postagens tenham sucesso, é preciso que elas não foquem apenas em vendas, mas que também sejam interessantes e entreguem valor para os usuários.
Considere que as pessoas usam as mídias sociais principalmente nos momentos de lazer, procurando posts que sejam de fácil entendimento e que tragam diversão ou informações relevantes de alguma forma.
3. Seja constante em suas publicações
Depois de criar o seu perfil, não adianta produzir conteúdo só de vez em quando.
Faça um calendário editorial, para ter uma visão mais organizada do que e quando pretende publicar, e seja consistente na rede.
Se possível, publique conteúdos de três a quatro vezes por semana, explorando as diferentes trends (vídeos que estão em alta) e possibilidades de edição oferecidas.
Se esse volume for muito intenso para a rotina da sua empresa, você pode começar com menos publicações.
No início, mais importante do que produzir conteúdo em grande volume é conseguir seguir um planejamento de forma organizada para manter uma frequência e entregar publicações que realmente sejam relevantes para a sua audiência.
Lembre-se: qualidade é sempre melhor do que quantidade.
Após a publicação, é muito importante acompanhar os resultados dos seus vídeos. Você pode selecionar aqueles que foram melhor para entender as preferências dos seus seguidores.
4. Crie tutoriais com seus produtos e serviços
Uma possibilidade que você pode explorar no TikTok para aproximar o público da sua marca são conteúdos que ensinam como as pessoas podem usar aquilo que você vende.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, que tal produzir conteúdos que mostrem diferentes possibilidades de combinações (os famosos “looks do dia”)? Ou, se você comercializa produtos de papelaria, mostrar de que forma eles contribuem para tornar uma rotina mais organizada?
A ideia aqui é mostrar o valor que os usuários vão receber ao comprar da sua empresa de uma forma clara e dinâmica.
5. Mostre os bastidores e as novidades em primeira mão
Existe uma premissa básica de qualquer ação de marketing que é o seguinte: pessoas se relacionam com pessoas.
Dessa forma, quando você mostra quem está por trás do seu negócio com vídeos de bastidores, consegue fazer com que os usuários se conectem ainda melhor com o seu propósito.
Outra sugestão é usar a rede social para divulgar novidades e promoções exclusivas, que apenas os seus seguidores vão saber.
Isso desperta o gatilho de curiosidade e o interesse de acompanhar suas atualizações.
6. Faça testes para aprimorar sua estratégia
Quando falamos sobre os ambientes digitais, não existe certo ou errado ou mesmo fórmulas prontas, mas sim o que funciona para a sua marca.
Portanto, ao entrar no TikTok, a dica é assumir completamente a fluidez dessa plataforma e testar os formatos com os usuários que estão acompanhando a sua empresa.
Aos poucos, você vai conseguir avaliar aqueles que são bem recebidos e quais não fazem tanto sucesso assim.
7. Acompanhe os conteúdos virais e observe os concorrentes
Por fim, seja para inspirar suas próximas publicações ou trazer ideias para o seu planejamento, vale a pena ficar de olho no que está “bombando” e no que outras empresas do seu setor estão fazendo.
Atenção: não estamos falando sobre copiar outros vídeos. A ideia é adequar aqueles que fazem mais sucesso na rede para o que faz sentido no universo da sua marca. Seu conteúdo vai trazer melhores resultados se for autêntico.
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Hora de agir!
Esperamos que essas dicas tenham contribuído para você entender um pouco mais sobre como funciona o TikTok e o que você pode fazer para alcançar melhores resultados com a rede social.
Agora, convidamos você a não só criar o seu perfil no TikTok e começar a explorar essa ferramenta, mas também a conhecer tudo o que a Cora pode oferecer para dar suporte ao crescimento da sua empresa.
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