São muitos os cursos para empreendedores que existem atualmente no mercado. Afinal, empreender no Brasil é sonho, mas também é necessidade.
Diante dos altos níveis de desemprego, procurar meios de obter renda com o próprio negócio é, para muita gente, a única alternativa.
E procurar cursos que possam aprofundar os desafios do empreendedorismo, despertar o comportamento empreendedor e ensinar estratégias para ter uma empresa de sucesso é, sem dúvida, uma ótima ideia.
Se você já empreende ou quer começar a empreender, confira a lista de cursos para empreendedores que separamos para você!
10 opções de cursos para empreendedores gratuitos e pagos
Confira agora a lista de 10 cursos para empreendedores que separamos para você.
1. Empretec (Sebrae)
Quando o assunto é curso sobre empreendedorismo, o Empretec é a estrela, o “curso dos cursos” para quem quer ter o próprio negócio. Tanto que já existe no Brasil há quase três décadas.
Trata-se do principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
Tem duração de seis dias (60 horas, no total). Ou seja, é um curso presencial e de imersão. Para participar, é preciso passar por um processo seletivo com entrevista de 50 minutos.
Os “empretecos” que já fizeram o curso relatam que são guiados a avaliar de maneira crítica sobre os comportamentos como empreendedores e como pessoas e que, por isso, vivem uma verdadeira revolução interna ao longo dos seis dias de imersão. Não é gratuito. Você pode conferir mais informações aqui.
2. Finanças para Autônomos (Eduardo Amuri)
Eduardo Amuri é autor dos livros “Dinheiro Sem Medo” e “Finanças Para Autônomos”.
O objetivo de seu curso (pago) é colaborar para que profissionais autônomos, freelancers ou liberais consigam organizar melhor suas finanças.
O curso é composto por aulas em vídeo e fica disponível por tempo indeterminado para os alunos. Segundo Amuri, para assistir a todas as aulas com calma, fazer e refazer todos os exercícios e aprofundar o conhecimento em todos os conceitos apresentados, são necessários pelo menos três meses de dedicação.
O interessante é que além de poder tirar dúvidas em plantões quinzenais, ao vivo, em vídeo, quem faz o curso ainda tem direito a uma sessão de consultoria individual com Amuri. Mais informações aqui.
3. Aprender a Empreender (Sebrae)
Quem está em busca de cursos gratuitos para empreender precisa saber que o Sebrae oferece uma lista bem grande de opções.
O Aprender a Empreender é um deles, destinado a quem é microempreendedor individual, aspirante a empresário ou estudante.
O objetivo do curso, que dura 16 horas, é online e precisa ser finalizado em até 30 dias, é mostrar como funcionam as definições de mercado, o marketing aplicado no cotidiano, a apuração dos resultados em um negócio e, também, quais são as características comportamentais de um empreendedor. Tudo para ajudar a garantir o sucesso do empreendimento das pessoas.
Ao concluir o curso, o estudante recebe um certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Mais informações aqui.
4. Tudo sobre MEI (Programa Avançar)
Quem quer começar a empreender e se tornar um microempreendedor individual encontrará informações preciosas no curso gratuito do Programa Avançar.
A ideia do curso é apresentar tudo o que envolve o MEI, desde as principais informações sobre a categoria, cadastro, planejamento e gestão do negócio.
O conteúdo passa pelas obrigações do MEI e ainda traz dicas de como manter o negócio em dia, com as finanças organizadas. Mais informações aqui.
5. Marketing digital para sua empresa: primeiros passos (Sebrae)
O curso é online, gratuito e tem apenas seis horas de duração. O conteúdo é voltado a microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que têm interesse em empreender.
O objetivo do curso é ensinar quem empreende a utilizar ferramentas de marketing digital para aumentar os resultados da empresa e mostra que apenas ter redes sociais não é sinônimo de ter uma estratégia de marketing digital.
Ele faz parte de uma trilha que ensina a utilizar ferramentas de marketing digital, como marketing de conteúdo, inbound marketing, outbound marketing e copywriting. Mais informações aqui.
6. Empreender Senai (Senai)
O Curso de Aperfeiçoamento Profissional Empreender Senai tem como objetivo fornecer ao aluno as bases conceituais e as ferramentas de gestão que podem contribuir na estruturação de um negócio próprio, considerando viabilidade, público-alvo, habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais.
O curso é gratuito e tem carga horária de 20 horas. O aluno precisa concluir o curso em até 21 dias após a inscrição. Mais informações aqui.
7. Alinhamento entre vendas e marketing (Fundação Getúlio Vargas)
O curso gratuito da FGV é online e tem carga horária de cinco horas.
É voltado para estudantes do ensino superior, profissionais da área de Marketing e outros profissionais que desejam ampliar os seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema.
O curso apresenta a venda alinhada à estratégia de marketing, a evolução das abordagens de venda e a nova realidade de compras.
Além disso, ensina os alunos a analisarem todos os elementos que podem impactar o processo de venda, como os avanços na área de Tecnologia da informação e as mudanças constantes no comportamento dos clientes. Mais informações aqui.
8. Tecnologia em Empreendedorismo e Novos Negócios (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Quem quer se aprofundar no empreendedorismo e atuar como gestor de seu negócio numa visão macro e não apenas com conhecimento técnico pode investir no curso de graduação à distância do Mackenzie, que tem duração de dois anos.
A ideia do curso é suprir a carência de conhecimento de gestão específico para novos negócios, permitindo uma capacitação nas áreas de planejamento financeiro, organização de processos, planejamento de marketing, comportamento do consumidor, liderança, relações humanas, negociação e controladoria. Mais informações aqui.
9. Volte a Empreender (Sebrae)
O curso online também é gratuito, tem carga horária de quatro horas e é destinado a quem um dia já empreendeu, mas por algum motivo teve que fechar as portas da empresa.
O objetivo é mostrar a importância de desenvolver competências emocionais para o dia a dia dos negócios, conhecer as tendências de mercado no mundo “pós-pandemia”, reconhecer o papel da capacitação para a abertura de uma empresa e conhecer outros aspectos importantes ao decidir empreender novamente. Mais informações aqui.
10. Eu, chefe de mim (Nathalia Arcuri)
Este é um curso de finanças pessoais e educação financeira para autônomos, online, com 11 aulas e duração de quatro horas.
Nesse período, você vai aprender a organizar as finanças da empresa e entender a real importância de separar a conta da empresa das contas pessoais.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
O objetivo é mostrar como controlar o próprio dinheiro até conseguir ter uma reserva financeira suficiente para não passar por situações difíceis.
Isso porque, como sabemos, a vida de autônomo ou de empreendedor impõe uma série de desafios, sobretudo em relação à entrada regular de receita e decisões acertadas em termos de investimento. Mais informações aqui.
E aí, gostou das nossas sugestões? Além de cursos para empreendedores, a internet também é um ótimo lugar para aprender mais sobre empreendedorismo e os desafios que ele traz no dia a dia.
Que tal continuar navegando pelo blog da Cora e conferir os conteúdos que preparamos para apoiar você em sua jornada empreendedora? Até a próxima!
Leia também | 10 livros para empreendedores que você precisa conhecer