Blog

Empreendedorismo por necessidade e oportunidade: quais são as diferenças?

13 de dezembro de 2022
empreendedorismo por necessidade

O empreendedorismo por necessidade é uma realidade muito forte no Brasil. Para se ter ideia, metade dos empreendedores têm essa motivação ao iniciar um novo negócio, segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021. 

Neste conteúdo, entenda melhor o que é empreendedorismo por necessidade e no que ele difere do empreendedorismo por oportunidade. Além disso, confira as dicas para ter sucesso ao abrir uma nova empresa, independentemente da motivação. Continue a leitura! 

Afinal, o que é empreendedorismo por necessidade?

Empreendedor por necessidade é aquele que decide abrir o próprio negócio porque não possui mais uma fonte de renda fixa. 

Acontece frequentemente com quem foi demitido e não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho, por exemplo. 

Além disso, o empreendedorismo por necessidade aumenta em tempos de crise econômica, quando o índice de desemprego está alto no país. Isso quer dizer que a pessoa resolveu empreender “sem pensar muito”, buscando apenas a sobrevivência, na urgência de ganhar dinheiro suficiente para cobrir os custos de vida que o salário do emprego fixo pagava.  

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil fechou 2021 com 12 milhões de desempregados. 

No mesmo ano, de acordo com dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 48,9% dos novos negócios no país foram abertos por necessidade. 

Leia também | Empréstimo para microempresa: como escolher a melhor opção?

Exemplos de empreendedorismo por necessidade 

Além das pessoas que foram demitidas por um momento de crise econômica no País e não conseguiram recolocação no mercado de trabalho, outro exemplo típico de empreendedorismo por necessidade é a abertura de negócios por mulheres que se tornaram mães. 

Infelizmente, ainda hoje, algumas empresas escolhem demitir profissionais após a licença-maternidade (o que não é nada correto). 

Ou as próprias profissionais decidem pedir as contas para trabalhar por conta própria e ter mais flexibilidade na carreira, conciliando a criação dos filhos com o negócio. 

O empreendedorismo aparece, para elas, como caminho para continuar tendo renda e atuando de forma profissional.  

Outro exemplo de empreendedorismo por necessidade é a situação do refugiado empreendedor. 

São pessoas que tiveram que sair de seus países de origem por conta de conflitos, guerras ou perseguições e decidem abrir negócios nos novos países que as acolhem.

Isso acontece porque ainda pode ser difícil para um refugiado conseguir um emprego formal em um país estrangeiro. 

Seja pelo idioma diferente, pelas diferenças de qualificação, burocracias ou até mesmo preconceitos. 

Leia também | Quais são as vantagens de ser MEI e formalizar suas atividades?

E o que é empreendedorismo por oportunidade?

O empreendedorismo por oportunidade difere do empreendedorismo por necessidade por um grande motivo: a urgência. 

Enquanto um precisa empreender para pagar as contas do dia a dia, o outro escolhe empreender por enxergar algum potencial no mercado e quer investir em algo que gosta muito ou que tem grande potencial de sucesso. 

Por este motivo, quem empreende por oportunidade costuma ter mais tempo para fazer um plano de negócios, pesquisar e estudar tudo sobre a área, planejar as etapas de implantação da empresa, ter dinheiro guardado para isso. 

São negócios que têm mais chances de alcançar o sucesso pelo simples fato de terem nascido a partir de uma vontade real de empreender, com calma. 

Muitas vezes quem empreende por oportunidade já tem uma carreira consolidada e planeja o negócio ao longo de muitos anos, se preparando, juntando dinheiro, estudando, buscando formação na área, até considerar que o melhor momento para tirar o plano do papel chegou.

É o caso de um engenheiro que decidiu abrir uma academia de pilates, por exemplo, porque enxergou essa tendência no mercado. Ou da manicure profissional que escolhe aproveitar o contato com as clientes e vender jóias.

Claro que empreendedores por necessidade também podem obter muito sucesso em seus negócios. Mas, via de regra, empreendedores por oportunidade podem ter melhor desempenho na empreitada. 

Leia também | 10 livros para empreendedores que você deveria conhecer

Como empreender por necessidade ou por oportunidade e ter sucesso? 10 dicas

Empreender e ter sucesso é um grande desafio para todo mundo que decide abrir o próprio negócio. 

Tanto que no Brasil, infelizmente, três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade, segundo dados de um dos mais recentes levantamentos do Sebrae. 

Mas existem estratégias para ter sucesso com o empreendedorismo, seja por necessidade ou por oportunidade. Separamos algumas dicas:

  1. Escolha uma área com o qual você se identifique. Se estiver relacionada à sua atuação profissional pode ser mais fácil ainda. 
  2. Tente começar com o menor custo possível, para a empresa nascer sem dívidas. Se for empreendedorismo por necessidade, vender itens pela internet pode ser uma boa ideia. 
  3. Pesquise o mercado e fique de olho nas tendências. Oferecer os produtos e serviços que estão em alta pode ajudar muito, ainda mais se for por necessidade. 
  4. Entenda quem é seu público-alvo e verifique se existe demanda para o produto ou serviço que você pretende oferecer.
  5. Pesquise e analise a concorrência, até mesmo para saber precificar seu produto ou serviço
  6. Busque especializações e faça cursos gratuitos sobre empreendedorismo
  7. Guarde dinheiro sempre em uma reserva de emergência e uma reserva de oportunidade. Ter dinheiro poupado irá ajudar a abrir a sua empresa sem grandes dívidas. 
  8. Aprenda sobre gestão financeira e cuide do fluxo de caixa do seu negócio desde o início para garantir finanças equilibradas desde os primeiros meses da empresa.
  9. Tenha uma conta PJ específica para sua empresa e uma conta PF exclusiva para suas contas pessoais. Separar as finanças da empresa é fundamental para organizar o negócio. Existem contas PJ gratuitas, como a oferecida pela Cora, que disponibiliza ferramentas que irão ajudar na gestão do empreendimento.

    Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

    Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

  10. Formalize a sua empresa para trabalhar de forma regularizada, conseguir emitir notas fiscais e comprar direto de fornecedores com prazos e condições mais vantajosas, além de ficar em dia com os órgãos de fiscalização.

 

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo por necessidade e quais são suas diferenças em relação ao empreendedorismo por oportunidade, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Cora para aprender mais sobre esse e outros temas relacionados a negócios.

Até a próxima! 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.