O controle de inadimplência é um dos principais desafios dos donos de negócio de diversos segmentos e tamanhos. Não à toa, mais de 63 milhões de consumidores estão inadimplentes, de acordo com o último levantamento da Serasa Experian.
Portanto, pensar em estratégias para tornar o setor de cobranças mais eficiente deve ser uma prioridade do empreendedor brasileiro.
Mas, imagine ter que enviar uma comunicação para cada cliente informando sobre um débito pendente ou lembrando-o sobre o vencimento de uma fatura? Seria uma rotina desgastante, que demandaria muito tempo e energia do empreendedor.
A boa notícia é que é possível automatizar este processo com uma régua de cobrança. E uma notícia melhor ainda é que essa funcionalidade já está disponível gratuitamente na Conta Digital Cora.
Antes de conhecer mais de perto a funcionalidade, saiba, a seguir, o que é uma régua de cobrança e o seu importante papel em um fluxo de cobrança bem estruturado.
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O que é régua de cobrança?
A régua de cobrança nada mais é que um fluxo de comunicações ao cliente até a quitação do débito. Ela é uma importante ferramenta da gestão de cobranças, que irá garantir um bom relacionamento com o seu cliente durante o processo.
Além disso, ela ajuda a avaliar os canais de comunicação mais efetivos. Por exemplo, digamos que você estabeleceu um sistema de lembretes de pagamento via e-mail para o seu cliente e mesmo assim não teve o resultado esperado. Pode ser uma boa alternativa testar o envio de mensagens por outros canais.
A régua de cobrança pode ser dividida em duas etapas:
Pré-cobrança
Essa é uma etapa de prevenção de inadimplência. Afinal, não é preciso aguardar o vencimento da fatura para lembrar o cliente do pagamento. É possível prevenir os prejuízos por meio de lembretes de pagamento.
Por exemplo, você pode enviar um e-mail ao cliente agradecendo pela compra e anexar o boleto para pagamento. Alguns dias antes do vencimento, você pode enviar um novo e-mail lembrando o cliente sobre o débito pendente.
Muitas vezes, a inadimplência ocorre devido a um simples esquecimento ou falta de organização, que poderia ser evitado com esse tipo de lembrete.
Cobrança
Essa etapa deve ser iniciada quando o prazo de vencimento acordado já expirou. Mas, lembre-se: antes de enviar a cobrança, certifique-se de que realmente não recebeu o valor devido.
Aqui é importante ser sensível e manter o bom senso, efetuando cobranças regulares e efetivas, sem irritar ou ofender seu cliente. Nessa etapa é importante informar sobre possíveis encargos, como multas e juros do boleto devido ao atraso, além de oferecer alternativas para quitar o débito e se mostrar disponível para esclarecimentos e negociações.
Como vimos, a régua de cobrança é uma excelente aliada da sua empresa, na prevenção e redução de inadimplência. Mas, de nada adianta ter um fluxo bem estruturado se todo o processo for feito manualmente.
Nesse caso, é válido investir em ferramentas de automação, em que a comunicação, gestão e controle são realizados de forma automática. Com essa tecnologia é possível incluir todas as etapas da cobrança em um fluxo automatizado, como gerar boletos e enviar lembretes e mensagens aos clientes.
É aí que entra a régua de cobranças da Cora, que possibilita uma gestão de cobranças totalmente automatizada e gratuita. Saiba mais, a seguir:
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
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Régua de cobrança da Conta PJ Cora
Aqui na Cora, acreditamos que o tempo da pessoa empreendedora é precioso demais para ser gasto em tarefas manuais, repetitivas e pouco estratégicas. Foi pensando nisso que desenvolvemos a régua de cobrança — lembretes automáticos de cobrança que são enviados pela Cora.
Isso significa que, além de emitir boletos de cobrança gratuitos pelo app da Cora, você ainda terá um processo de cobrança automatizado, que evita o atraso no pagamento dos boletos gerados e ajuda reduzir a inadimplência dos seus clientes. Além disso, a tarefa de enviar os boletos de cobrança manualmente que você faz hoje, será feita de forma automática pela Cora.
Como enviar notificações automáticas de cobrança no app da Cora?
Começar a enviar notificações automáticas de cobrança para os seus clientes é bem simples:
1. Primeiro, adicione o e-mail e os dados do contato
Para começar a usar o recurso, você pode adicionar o e-mail e os dados do seu cliente no menu Gestão de Contatos ou então quando emitir um novo boleto.
2. Depois, escolha quais notificações serão enviadas
Você pode definir o envio de lembretes automáticos para:
- 2 dias antes do vencimento;
- 5 dias antes do vencimento;
- 7 dias antes do vencimento;
- 10 dias antes do vencimento;
- 15 dias antes do vencimento;
- No dia do vencimento;
- 2 dias depois do vencimento;
- 5 dias depois do vencimento;
- 7 dias depois do vencimento;
- 10 dias depois do vencimento;
- 15 dias depois do vencimento;
- Ou até mesmo uma notificação de confirmação de pagamento para seu cliente, quando a cobrança for paga.
3. Pronto! A Cora envia as notificações automáticas de cobrança.
Ficou com alguma dúvida? Então confira o passo a passo detalhado na nossa Central de Ajuda.
Os e-mails automáticos serão enviados com a identificação do nome da sua empresa e o valor da cobrança gerada, com o boleto no formato PDF para seu cliente fazer o download. Veja abaixo um exemplo do e-mail automático:
E, então? O que achou de mais essa facilidade da Conta PJ da Cora? Lembre-se de manter seu aplicativo sempre atualizado para aproveitar todos os recursos da sua conta. E corre no app da Cora pra experimentar agora mesmo!