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O que é cliente oculto e como usar essa estratégia na empresa?

25 de dezembro de 2022
cliente-oculto

Encontrar pontos de melhoria no atendimento ao público é um desafio constante para as empresas. Nesse sentido, o cliente oculto é uma estratégia que auxilia nessa busca pela excelência.

Assim, o método de pesquisa proporciona uma visão realista do que os consumidores encontram ao entrar em contato com o negócio, para identificar falhas e acertos.

Mas, como funciona o cliente oculto, na prática? Como as empresas podem utilizar esse serviço? Preparamos um post com as respostas para essas e outras perguntas, a fim de tirar suas dúvidas sobre o tema.

O que é um cliente oculto?

Cliente oculto ou cliente misterioso é uma pessoa contratada para interagir com uma empresa simulando ser um consumidor comum, visando avaliar a qualidade do atendimento e dos produtos ou serviços prestados.

Desse modo, o cliente oculto recebe instruções detalhadas sobre os aspectos que devem ser observados durante o contato com a empresa, seja de forma presencial ou remota (por telefone, chat online, WhatsApp, etc.).

Assim, o cliente misterioso pode analisar fatores como o atendimento prestado pelos colaboradores, seu nível de conhecimento sobre o produto ou serviço e até questões relacionadas à higiene e organização de um local.

Então, após a visita ao estabelecimento ou contato pelos canais de comunicação, o cliente oculto preenche um relatório sobre a experiência, considerando as instruções recebidas previamente.

A ideia é ter uma visão realista da experiência proporcionada ao público para identificar pontos de melhoria, como adiantamos. Logo, vale frisar que não se trata de uma tática de “vigilância”.

Portanto, o caráter anônimo da pesquisa é necessário para se chegar o mais próximo da experiência real de um consumidor.

Tipos de cliente oculto

Como vimos, o objetivo da metodologia é avaliar a experiência do cliente no contato com uma empresa. 

Para isso, existem diferentes modalidades de cliente oculto, que você confere na sequência.

  • Presencial: o cliente vai até o estabelecimento de varejo ou serviços para avaliar pontos como o atendimento prestado pelos funcionários, condições do local e dos produtos, etc.
  • Por telefone: por contato telefônico, o cliente misterioso pode avaliar o tempo de espera do atendimento, cordialidade e nível de informação dos atendentes, entre outros pontos.
  • Chat e aplicativos de mensagens: em atendimentos pela internet ou aplicativos, podem ser avaliados os mesmos pontos do atendimento por telefone, porém na forma escrita. 

No caso do chat online, o cliente oculto pode checar também a facilidade de uso e velocidade da ferramenta, assim como possíveis defeitos técnicos.

  • Delivery: o cliente misterioso faz um pedido e avalia elementos como atendimento, tempo e condições de entrega.
  • Acessibilidade: clientes ocultos podem avaliar as condições de acessibilidade em estabelecimentos físicos e canais digitais da empresa.
  • Sondagem de concorrentes: o cliente oculto também pode ser usado para sondar a concorrência, seja de forma presencial ou remota.

 

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Quais os benefícios dessa metodologia para a empresa?

Mesmo investindo em treinamentos para a equipe e pesquisas de satisfação com o público, nem sempre um negócio consegue identificar falhas em seus processos.

Até porque, muitas vezes, o motivo que levou um consumidor a desistir de uma compra não chega ao atendimento.

Sendo assim, o cliente oculto é uma metodologia de pesquisa que pode trazer informações valiosas para aprimorar a experiência do cliente. 

Logo, corrigindo falhas e lacunas nos processos do negócio, é possível promover um aumento das vendas e no faturamento, melhorando ainda a fidelização de clientes.

Além disso, a estratégia também pode ser usada para sondar a concorrência, trazendo dados para a empresa construir sua estratégia de prospecção e vendas e assim se destacar no mercado.

Da mesma forma, o cliente misterioso ajuda na padronização do atendimento em diferentes pontos de venda ou canais de uma marca.

Quais empresas podem usar o serviço de cliente oculto?

Esse método de pesquisa pode ser usado tanto no vareja quanto na prestação de serviços, em empresas de segmentos variados, incluindo:

  • Supermercados;
  • Padarias;
  • Farmácias;
  • Bares e restaurantes;
  • Hotéis e pousadas;
  • Hospitais e clínicas;
  • Bancos e seguradoras;
  • Serviço de entrega (delivery);
  • Concessionárias;
  • Salões de beleza;
  • Entre outros.

Como contratar o serviço de cliente oculto?

Diversas empresas oferecem o serviço de clientes ocultos no mercado, fazendo a seleção e treinamento das pessoas que atuam nas avaliações. 

Assim, um primeiro cuidado é checar a experiência e reputação da empresa. Para isso, você pode conferir avaliações no Google e em sites especializados, como o Reclame Aqui.

Então, você deve escolher o tipo de cliente oculto mais adequado para o seu negócio (presencial, por telefone, etc.) e fornecer os dados necessários para montar o roteiro de avaliação.

Os valores para contratar o serviço variam conforme a prestadora escolhida e o tipo de pesquisa, com valores médios a partir de R$ 200.

Como aproveitar melhor o serviço de clientes ocultos?

Ao contratar o cliente oculto, é importante que a empresa defina os aspectos a avaliar, como a abordagem dos vendedores nas lojas ou a rapidez e qualidade das respostas no atendimento telefônico, por exemplo.

Além disso, os resultados da avaliação devem ser usados de forma estratégica para melhorar os processos internos.

Afinal, apenas avaliar e não promover melhorias não traz nenhum resultado para o empreendimento, certo?

 

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Como se tornar um cliente oculto?

Trabalhar como cliente oculto é uma alternativa para conseguir renda extra, além de proporcionar experiências e a oportunidade de colaborar com a melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Por isso, muita gente tem curiosidade sobre como ingressar no ramo. Assim, para ser um cliente oculto, é preciso se cadastrar em empresas do setor. Então, o perfil da pessoa fica armazenado em um banco de dados.

Em geral, é preciso passar por um teste inicial quando surge uma oportunidade de trabalho, e também é preciso fazer um treinamento específico para as sondagens.

Quanto à forma de remuneração, o cliente oculto pode receber em dinheiro ou ter o reembolso de valores gastos nas ações.

Por exemplo, se o cliente misterioso avalia o atendimento em um restaurante, pode ser remunerado com o reembolso do valor da refeição. 

Esperamos que o artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o que é cliente oculto e como essa estratégia pode contribuir para melhorar a experiência do cliente na sua empresa. Por aqui, preparamos mais artigos para você conhecer 5 passos para montar uma estratégia de Marketing Digital.

Por Equipe Cora
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