Uma das principais dúvidas em relação ao pagamento instantâneo é sobre como cancelar um Pix que foi feito por engano ou quando a pessoa foi vítima de fraude.
Essa ferramenta veio para facilitar as movimentações financeiras do nosso dia a dia. Contudo, a sua praticidade também pode ser um problema quando uma transação é realizada de forma errada.
Neste artigo, vamos responder às principais dúvidas que você possa ter em relação a esse assunto. Lembre-se de compartilhá-lo com mais pessoas!
Tem como cancelar um Pix?
A verdade é que, uma vez que você tenha completado essa operação, não é possível cancelar o seu envio, já que ela é instantânea.
Isso significa que em poucos segundos o dinheiro sai da sua conta e vai para a conta de destino. Assim, segundo informações do Banco Central (BC), a única maneira de interromper a transação é antes da sua confirmação.
Em nota, a instituição defendeu que a existência da opção de cancelamento “criaria uma situação de incerteza sobre o caráter definitivo do pagamento”, o que não seria interessante para os usuários.
Por esse motivo que é tão importante revisar todos os dados com calma antes de inserir a sua senha eletrônica que finaliza o processo, verificando se o valor e quem deve receber estão corretos.
Caso você tenha enviado um Pix errado, é possível solicitar o estorno do dinheiro, mas a devolução vai depender da boa fé do destinatário.
Um caminho interessante é entrar em contato com o banco para o qual a transferência foi feita e tentar algum tipo de acordo. Lembre-se de informar os dados do recebedor e explicar o ocorrido.
Tem como cancelar um Pix agendado?
Aqui, a resposta é sim! Esse procedimento é simples e pode ser realizado no próprio aplicativo da sua instituição financeira. Basta buscar a área Pix por agendamentos e selecionar aquele que deseja anular.
Contudo, é preciso atenção, pois esse cancelamento só pode ser concluído um dia antes da data prevista para o envio do valor.
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Como cancelar um Pix quando fui vítima de fraude?
Em situações especiais, como suspeita de golpes e falhas operacionais, o consumidor pode acionar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED) para resolver a questão.
A partir dessa ferramenta, o banco em que o Pix foi feito envia um pedido de estorno para aquele que recebeu o pagamento errado. A partir daí, é realizada uma análise de segurança, com prazo de sete dias úteis para divulgar o resultado.
Se o problema for identificado, a instituição financeira terá 72 horas para informar o cliente recebedor que ele deverá devolver o valor. Este, por sua vez, terá 24 horas para completar a devolução.
Em caso de recusa, o usuário em questão poderá ser processado criminalmente por apropriação indébita, conforme consta no artigo 169 do Código Penal.
Lembrando que as pessoas que fizeram Pix por engano não se enquadram nesse formato para conseguir reaver o seu dinheiro.
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Como cancelar um Pix quando há arrependimento de compra?
Outra situação em que normalmente o estorno do Pix é facilitado é quando existem compras feitas por meio dessa ferramenta.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, você tem até sete dias para se arrepender de uma aquisição (a menos que ela tenha acontecido em lojas físicas). Este tempo é contado a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato de prestação de serviço.
Se isso acontecer, você tem o direito de receber o reembolso integral do valor. Vale pontuar que essa devolução não precisa ser exclusiva através do Pix.
Fiz um Pix e não chegou na conta do recebedor, e agora?
Uma das principais orientações em relação aos pagamentos com Pix é tirar um print ou salvar o comprovante de débito do valor na conta, por meio do extrato, sempre após a finalização da operação.
Esse cuidado ajuda principalmente quando o dinheiro foi debitado, mas não chegou ao destino ainda.
Isso porque é preciso enviar esse registro para que o recebedor possa questionar a sua instituição financeira. Afinal, é o banco que receberia o valor que será o responsável por resolver o problema.
Pix em processamento: como cancelar?
A mensagem de que uma transferência está em processamento ou análise acontece quando o sistema está inconsistente. O que vale tanto para questões técnicas do banco do pagador, quanto do banco do recebedor.
Nesses momentos, a única alternativa é aguardar para verificar se ela será ou não concluída, pois não é possível cancelar o Pix a partir do instante que você insere sua senha eletrônica.
No geral, as falhas de envio acontecem por:
• Conexão ruim com a internet;
• Instabilidade na instituição financeira ou do Banco Central;
• Sobrecarga do aparelho utilizado para o pagamento (celular ou computador);
• Erro ao digitar a chave Pix.
Caso a transferência não seja confirmada, você pode tentar completá-la mais tarde.
Como posso evitar erros ao fazer um Pix?
Ao ler este conteúdo você deve ter percebido como o estorno do Pix é um procedimento que gera muitas dores de cabeça para os consumidores.
Portanto, a melhor solução é prevenir ao máximo possível os erros durante a operação. Olha só algumas dicas importantes:
• Na tela de confirmação, certifique-se de que o beneficiário do recurso é quem você quer realmente pagar;
• Para evitar enganos, não hesite em perguntar mais de uma vez para o recebedor os seus dados;
• Tenha cautela ao informar uma chave Pix, pois um caractere errado já é suficiente para gerar algum problema;
• Evite transferir dinheiro a pedido de amigos ou parentes por WhatsApp, já que você pode ser vítima de golpe. Ligue para a pessoa e confirme se ela fez mesmo o pedido;
• Evite fazer transferências usando QR Codes de endereços que não sejam confiáveis.
Na sua conta PJ digital da Cora, é possível acompanhar de perto todas as transações financeiras realizadas e agendadas, garantindo que elas estejam corretas e não prejudiquem a saúde financeira do seu negócio.
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