Sabendo que o franqueamento é uma alternativa para expandir a marca e aumentar a lucratividade, vem a dúvida: como franquear minha empresa? Além disso, é preciso avaliar se o formato de franquias é viável para o seu negócio.
Assim, o sistema de franquia, também chamado de franchising, consiste na venda de licenças de uso de um serviço, produto ou marca, com transferência de conhecimento e apoio à estruturação do negócio.
Portanto, a empresa franqueadora encontra no modelo uma oportunidade de expandir sua atuação. Enquanto o franqueado pode investir em uma marca já conhecida no mercado, além de contar com suporte para gerir o empreendimento.
Neste artigo, vamos mostrar os passos práticos para franquear uma empresa e também os aspectos que você considerar antes de aderir ao franqueamento.
Devo franquear minha empresa? Pontos para analisar
É importante fazer a chamada análise de franqueabilidade antes de transformar uma empresa em franquia.
Dessa forma, a partir de alguns requisitos básicos, você avalia se o seu negócio já tem o grau de maturidade necessário para adotar o modelo ou é compatível com ele.
Assim, o primeiro ponto é avaliar se a produção do produto ou serviço é replicável. Ou seja, se é possível repassar todos os processos e recursos para padronizar a qualidade na rede de franquias.
Além disso, é preciso assegurar que o produto ou serviço oferecido tem demanda suficiente para a expansão, visando a lucratividade dos futuros franqueados.
Outro aspecto a considerar são os diferenciais competitivos da sua marca em seu segmento de atuação, assim como o posicionamento de mercado da empresa.
A propósito, ter o registro da marca é fundamental para o franqueamento da empresa. Logo, seu negócio deve ter o registro ou providenciá-lo junto ao INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Como franquear minha empresa: confira os 7 passos
Do planejamento à documentação legal, abaixo você confere os sete passos para franquear uma empresa.
1. Projete os modelos de negócios
Para franquear uma empresa, um dos primeiros passos é elaborar o modelo de negócios da franquia e do franqueado.
Assim, a empresa tem uma ferramenta prática para guiar sua estratégia de expansão. Já para o franqueado, o modelo traz uma visão global da oportunidade de investimento.
A propósito, o modelo de negócios é um documento que apresenta como o empreendimento entrega valor a seu público.
Dessa forma, ele aponta elementos como estrutura de custos e receitas, público-alvo, parcerias e diferenciais do produto ou serviço. Além disso, a ferramenta ajuda a entender os pontos fortes e fracos do negócio.
2. Desenhe os planos de negócios
O plano de negócios inclui um conjunto de dados e análises que demonstram a viabilidade econômica de um empreendimento.
Sendo assim, ele traz informações como o investimento inicial necessário, os custos e despesas envolvidos, assim como sua estratégia de crescimento e projeções de receita e lucro para os próximos anos.
Então, é importante criar também os planos de negócios da franquia e do franqueado, ainda na fase de implementação da rede.
Desse modo, o plano de negócios da franquia pode trazer um detalhamento do investimento necessário para colocar a estratégia de franqueamento em prática.
Enquanto o plano do franqueado poderá mostrar os custos de implantação de uma unidade, assim como projeções de receita e lucro baseadas em dados reais.
3. Formalize a transmissão de conhecimento
Ao transformar sua empresa em franquia, você deve assegurar a transmissão dos conhecimentos necessários aos franqueados.
Sendo assim, uma forma de garantir a padronização dos processos nas unidades é criar manuais de implantação, gestão e operação da franquia.
Do mesmo modo, a franquia deve ministrar treinamentos para a equipe do franqueado, a fim de garantir o domínio de todas as técnicas e procedimentos. É possível ainda homologar empresas credenciadas para os treinamentos.
Ademais, a franqueadora deve oferecer suporte para que os franqueados possam solucionar dúvidas e problemas relacionados à operação da franquia.
4. Providencie a documentação legal
A documentação jurídica estabelece os direitos e deveres de cada parte na relação de franqueamento, devendo obedecer às determinações da Lei 13. 996, de 2019.
Desse modo, a Lei determina que a franqueadora deve fornecer ao franqueado a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento deve ser escrito em língua portuguesa, com linguagem acessível e objetiva.
Assim, entre os pontos obrigatórios que a COF deve conter, estão incluídos:
- Histórico resumido do negócio franqueado;
- Balanços e informações financeiras da empresa franqueadora;
- Descrição detalhada do negócio e das atividades a serem executadas pelo fraqueado;
- Perfil do franqueado ideal (experiência, escolaridade, etc.);
- Valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia.
Além da COF, é preciso elaborar com cuidado o contrato de franquia, para a proteção jurídica das partes.
5. Estruture a empresa como franqueadora
Transformar uma empresa em franquia requer mudanças em sua gestão e até mesmo nos registros legais.
Sendo assim, é necessário adequar o contrato social do CNPJ à nova atividade. Ou, abrir uma nova empresa para as atividades da franquia.
Além disso, o franqueamento requer o aumento da equipe, para o desempenho das novas funções, e também pode exigir mudanças na gestão financeira do negócio.
Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa
6. Crie um plano de expansão inicial
O plano de expansão inicial deve estabelecer as diretrizes para a criação das primeiras franquias da rede.
Nesse sentido, é comum optar pela abertura em locais próximos à unidade matriz nessa etapa.
Isso porque a estratégia permite lidar com um mercado já conhecido e usar ações de marketing mais específicas.
Sem falar que a presença de mais de uma unidade na mesma região garante maior visibilidade local para a marca.
Assim, a estratégia inicial ajuda a fortalecer a marca como franqueadora, além de fornecer dados para escalar a operação a longo prazo.
7. Planeje e execute uma estratégia de marketing
Já com todo o planejamento e formalização da franqueadora em dia, é hora de divulgar a franquia e vender suas primeiras unidades.
Para isso, é importante planejar e implementar uma estratégia de marketing alinhada ao segmento da empresa e perfil ideal de franqueados.
Esperamos que o artigo tenha dado uma resposta satisfatória para sua dúvida sobre “como franquear minha empresa?” e o que avaliar antes de adotar essa estratégia de expansão.
E para aprender mais sobre gestão e negócios com vídeos sem enrolação, conheça também o canal da Cora no YouTube.