Entender as funções da contabilidade para psicólogos é fundamental para quem escolheu a Psicologia como profissão.
Pois, ficar em dia com as obrigações tributárias e fiscais também conta para ter uma carreira de sucesso.
Sendo assim, além dos cuidados com a própria formação e a aquisição de experiência, é preciso ficar de olho na burocracia e manter uma estrutura contábil adequada.
Mas, se você tem dúvidas sobre o papel e especificidade da contabilidade para psicólogos, não se preocupe. Preparamos um conteúdo explicando como esse tipo de assessoria contábil funciona e sua importância.
Como funciona a contabilidade para psicólogos?
A contabilidade para psicólogos cuida de questões tributárias e fiscais que o exercício profissional da Psicologia envolve.
Dessa forma, a contabilidade para psicólogos abrange o pagamento de impostos, a emissão de notas fiscais e o envio de declarações aos órgãos fiscalizadores, entre outras atividades.
A propósito, a especialização é uma tendência no setor contábil. Nesse sentido, hoje é possível encontrar empresas que atendem setores específicos, como psicólogos e contabilidade para dentista.
Confira abaixo as principais funções da contabilidade para profissionais de Psicologia:
Abertura do CNPJ
A contabilidade para psicólogos se encarrega dos processos que envolvem a obtenção do CNPJ, caso o profissional escolha atuar como pessoa jurídica.
Sendo assim, uma contabilidade especializada fornece apoio para a abertura da empresa, incluindo o pagamento de taxas, obtenção de licenças e certificados.
Da mesma forma, a contabilidade fornece orientações sobre a escolha do regime tributário e natureza jurídica da empresa. Falaremos mais sobre esses pontos adiante.
Pagamento de impostos
A contabilidade também se encarrega da apuração correta de tributos por psicólogos. Desse modo, o profissional cumpre suas obrigações legais, evitando multas e outras penalidades.
Relatórios contábeis e declarações
Ainda no âmbito das obrigações tributárias e fiscais, a contabilidade para psicólogos elabora relatórios contábeis como o balanço patrimonial e a DRE.
Da mesma forma, pode se encarregar do envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.
Cumprimento de obrigações trabalhistas
Tarefas como o cálculo do pró-labore e folha de pagamento, assim como a emissão de guias e o pagamento de contribuições ao INSS, também podem ser realizadas pela contabilidade.
Apoio à gestão financeira
A contabilidade para psicólogos pode fornecer orientações para uma administração mais eficaz das receitas geradas, no contexto da contabilidade consultiva.
Além disso, com o planejamento tributário, é possível buscar formas de reduzir legalmente a carga de impostos do psicólogo.
Leia mais | 7 dicas de como atrair pacientes de psicologia
Como ter CNPJ sendo psicólogo?
O profissional de Psicologia pode atuar como pessoa física ou jurídica. Assim, atuar como pessoa jurídica significa ter um CNPJ, ou seja, abrir uma empresa.
Porém, o psicólogo não pode ser MEI (Microempreendedor Individual), pois a profissão não consta na lista de atividades permitidas para o MEI.
Logo, não é possível optar por esse formato de empresa com sistema de abertura simplificado e tributação fixa mensal.
Então, as principais opções de natureza jurídica (tipo de CNPJ) para a área são a Sociedade Limitada Unipessoal, a Sociedade Empresária Limitada.
Assim, a Sociedade Limitada Unipessoal não exige sócios, logo, é uma alternativa para quem deseja ter uma empresa individual. Já a Sociedade Empresária exige dois ou mais sócios para abertura.
Aliás, não é obrigatório contratar uma contabilidade para fazer a abertura da empresa. Porém, o apoio profissional é recomendado nesse momento.
De todo modo, a abertura do CNPJ para psicólogos inclui as seguintes etapas:
- Registro da empresa na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Obtenção do alvará municipal, licenças e certificados aplicáveis;
- Registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
Com a empresa já em funcionamento, é obrigatório ter uma contabilidade, já que os relatórios contábeis devem ser assinados por um profissional com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Vale lembrar ainda que a profissão de psicólogo é regulamentada e seu exercício exige um registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Leia mais | Como avaliar quanto custa montar um consultório de psicologia?
Quais impostos um psicólogo precisa pagar?
Como foi mencionado, o psicólogo pode atuar como pessoa física ou abrir uma empresa.
Então, como pessoa física, a tributação é baseada na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, com alíquota de até 27,5%. Além disso, é preciso pagar a contribuição ao INSS, com alíquota de 20%.
Existem ainda o ISS (Imposto Sobre Serviços), com alíquota e regras de cobrança variáveis, conforme o munício de atuação do psicólogo.
Tributação do psicólogo como pessoa jurídica
Já com uma empresa constituída, o valor a ser pago em impostos vai depender de fatores como o regime tributário e faturamento do CNPJ.
De todo modo, os principais impostos PJ pagos por psicólogos são:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre Serviços (ISS).
Regime ou enquadramento tributário é o conjunto de regras que determinam como uma empresa paga seus impostos.
Assim, os três regimes tributários principais no Brasil são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O Simples Nacional é um regime simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte.
A propósito, no Simples, os impostos são pagos em uma guia única, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples).
O valor do imposto mensal a pagar depende do faturamento bruto mensal da empresa e do anexo no qual o CNPJ se enquadra.
Por isso, como consultórios de psicologia se enquadram no anexo III da Tabela do Simples Nacional, as alíquotas vão de 6% até 33%, dependendo da receita.
No Lucro Presumido, o cálculo do imposto a pagar é feito a partir de faixas de lucro pré-fixadas. E no Lucro Real, a tributação incide sobre o lucro fiscal da empresa.
Como contratar uma contabilidade para psicólogos?
É possível contratar uma contabilidade interna ou externa para psicólogos. A primeira opção significa ter uma pessoa dedicada exclusivamente à contabilidade do consultório.
Já a contabilidade externa se refere a contratar uma empresa de contabilidade ou pessoa contadora para cuidar da escrituração contábil e demais atividades.
Assim, para quem está iniciando as atividades, a contabilidade externa costuma ser a melhor opção, até por trazer um custo menor. Nesse sentido, é possível inclusive buscar uma contabilidade online.
De qualquer forma, é importante tomar alguns cuidados antes de contratar esse serviço, começando por pesquisar a reputação da empresa.
Além disso, a especialização deve ser valorizada, logo, priorize empresas com experiência em atender consultórios de psicologia.
Lembrando que a conta Cora tem ferramentas para simplificar a contabilidade de psicólogos, como o Perfil Contador. Até a próxima!