O WhatsApp comercial é uma ferramenta muito utilizada para relacionamento e captação de clientes. Por isso, conhecer as suas funcionalidades é fundamental se você deseja que o seu negócio cresça.
Para aprender mais sobre todas os diferenciais do WhatsApp comercial, leia este artigo até o final. Todas as orientações que você precisa estão aqui!
O que é o WhatsApp comercial?
O WhatsApp comercial está dentro do WhatsApp Business e é uma conta que possui funcionalidades focadas em necessidades corporativas. Isso significa que é bem diferente do WhatsApp que é utilizado para o uso pessoal.
Leia também | Como cobrar um cliente por WhatsApp
Trata-se de uma conta exclusiva para empresas, com diferenciais importantes para quem tem um negócio.
Quais são os tipos de contas do WhatsApp comercial?
Existem dois tipos de contas comerciais no WhatsApp Business: a conta comercial regular e a conta comercial oficial ou confirmada. Vamos conferir as diferenças entre elas a seguir:
Conta comercial regular
Oferece um perfil com as informações da empresa e é possível utilizar todos os recursos do WhatsApp Business.
O ponto negativo é que o aplicativo não garante ao cliente que a conta de fato pertence à marca.
Conta comercial oficial ou confirmada
Já a conta comercial oficial, também conhecida como conta confirmada, é verificada pelo WhatsApp a fim de atestar que o número realmente pertence à empresa em questão.
Dessa forma, no WhatsApp você poderá ver que há um ícone verde ao lado do nome da marca.
Leia também | Como funciona o golpe do WhatsApp e o que fazer se for vítima
Outro diferencial é que mesmo o cliente não tendo o contato salvo no seu aparelho, o nome da empresa aparece no cabeçalho das conversas. O ponto positivo disso tudo é que esse tipo de conta garante maior credibilidade ao negócio.
Mas não pense que é fácil conseguir confirmar a sua conta, pois o WhatsApp não divulga quais são os critérios analisados. O que se sabe é que apenas grandes marcas, com amplo conhecimento do público, conseguem a verificação do WhatsApp Business.
Quais são as funcionalidades de uma conta desse tipo?
Para entender melhor como funciona esse tipo de conta, listamos quais são os principais diferenciais do WhatsApp comercial em relação ao de uso pessoal:
1. Perfil empresarial
A conta comercial já se diferencia no perfil, pois permite que sejam inseridos dados sobre o negócio que ficam disponíveis no seu contato para clientes.
Dessa forma, os consumidores têm fácil acesso às informações da empresa, como o que você vende, onde encontrar os produtos ou serviços, qual é o horário de atendimento, etc.
2. Etiquetas
Outra função interessante é a criação de etiquetas, com nomes e cores para separar as conversas por algum tipo de segmentação, por exemplo, perfil de cliente ou assunto.
Assim, fica muito mais fácil encontrar conversas que não foram finalizadas. Caso um assunto tenha ficado pendente com o cliente, basta colocar uma etiqueta na conversa para respondê-lo mais tarde.
3. Mensagens automáticas
Esse tipo de mensagem pode ser configurada para avisar aos clientes sobre alguma novidade, dar boas-vindas ou avisar que você está fora do horário de atendimento.
A única recomendação aqui é evitar se comunicar em excesso por esse tipo de mensagem automática, afinal, pode soar um pouco robótico e impessoal.
4. Respostas rápidas
As respostas rápidas também garantem bastante praticidade para o dia a dia, pois permitem que mensagens que são utilizadas com alta frequência sejam salvas.
Dessa forma, se houver perguntas muito recorrentes, você não precisa digitar a mesma resposta toda vez. Basta acessar as respostas salvas para otimizar o tempo de envio.
5. Estatísticas
Outro diferencial do WhatsApp comercial é a área de estatísticas, por meio da qual é possível visualizar dados para conferir a performance das campanhas de distribuição de conteúdo.
Você pode analisar dados sobre a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, entregues e lidas.
6. Integração com anúncios
Focado em empresas de médio e grande porte, essa integração com anúncios do Facebook é muito útil também.
Por meio de um botão de mensagem no rodapé do anúncio é possível direcionar o cliente para o WhatsApp.
7. Catálogo de produtos
O WhatsApp comercial também oferece o recurso de catálogo de produtos, que funciona como uma vitrine virtual na qual é possível compartilhar os produtos e serviços com descrições.
É muito útil porque otimiza o tempo de atendimento e garante que os clientes não precisem sair do WhatsApp para acessar o site da empresa para conferir o catálogo.
Como criar uma conta no WhatsApp comercial?
Agora que você já conferiu todas as vantagens e diferenciais do WhatsApp comercial, vamos ao passo a passo para criar a sua conta e começar a aproveitar as funcionalidades:
1. Baixe o aplicativo
Vale lembrar que o WhatsApp Business não é pago e está disponível para iOS e Android.
2. Aceite as permissões
Em seguida, aceite os termos de uso e permissões para que o aplicativo acesse os seus contatos, galeria de fotos e arquivos.
3. Inserir um número de telefone
Você deve seguir algum dos seguintes caminhos:
• Inserir um número de telefone fixos;
• Utilizar o número do seu celular pessoal e migrar esta conta para uma comercial;
• Inserir um número de celular específico para o seu negócio (você pode usar o WhatsApp pessoal em um mesmo aparelho, com números diferentes).
4. Configure seu perfil
Por fim, você deve preencher o perfil da sua empresa com imagem, endereço, categoria do negócio, horário de funcionamento, catálogo de produtos etc.
O WhatsApp comercial é uma boa opção para oferecer um atendimento mais ágil aos clientes e otimizar as suas vendas, não é mesmo? Se você tem ou pensa em abrir um negócio, não deixe de utilizar este canal de comunicação.
Leia mais | Como vender no Whatsapp em 10 dicas infalíveis