Se você tem uma empresa e já andou pesquisando algumas modalidades de crédito para o seu negócio, provavelmente deve ter ouvido falar sobre antecipação de recebíveis ou até mesmo sobre a antecipação de recebíveis automática.
Mas você sabe como essas opções funcionam, quais são as suas vantagens e como elas realmente podem contribuir para melhorar a saúde financeira do seu negócio?
Se quiser esclarecer de vez as suas dúvidas sobre o assunto, é só continuar a leitura, pois vamos explicar tudo isso neste conteúdo. Vamos lá?
Antes de mais nada, o que é a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis, como o próprio nome sugere, é uma modalidade de crédito que permite que as empresas antecipem o recebimento de uma venda a prazo.
Na prática, funciona assim: quando você comercializa um produto ou serviço e parcela o pagamento para o cliente, você pode receber o valor total da venda antes da data convencional contratando uma antecipação.
Como o dinheiro entra no caixa mais cedo, ele pode ser usado para atender qualquer necessidade: fortalecer o capital de giro, reforçar o estoque em períodos estratégicos, pagar dívidas da empresa, aproveitar uma oportunidade de investimento e muito mais. Quem decide é quem pede a antecipação.
E o que é a antecipação automática de recebíveis?
Na antecipação de recebíveis como a maioria conhece, o recebedor deve pedir ao adquirente ou ao subadquirente que o valor da venda seja liberado. Em outras palavras, o valor só é transferido para a conta do vendedor antes da data esperada quando ele contrata esse serviço.
Já no processo de antecipação automática de recebíveis, isso não é necessário. Então, quando uma empresa escolhe a antecipação automática, todas as vendas realizadas hoje podem ser liberadas na conta em menos tempo do que ocorreria com a antecipação convencional.
Leia também | O que são adquirentes e subadquirentes de pagamento? Quais são as diferenças?
Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis automática?
Uma das grandes vantagens da antecipação de recebíveis automática é a possibilidade de ter o dinheiro das vendas disponível em menos tempo e de forma mais prática, sem a necessidade de solicitar esse pagamento de tempos em tempos.
Essa dinâmica pode ser especialmente interessante para quem está começando a empreender. Isso porque, no início, como o volume de vendas tende a ser menor, a possibilidade de antecipar pagamentos feitos a prazo pode ser a chave para manter as finanças do negócio em equilíbrio.
Cuidados importantes
Mesmo com as suas vantagens, é muito importante considerar que, por se tratar de uma linha de crédito, a antecipação automática de recebíveis — assim como a antecipação de recebíveis convencional — envolve cobrança de tarifas; e elas devem ser avaliadas com antecedência para evitar qualquer tipo de problema financeiro no futuro.
No caso da antecipação automática de recebíveis, as taxas são cobradas de forma recorrente — já que o valor também é adiantado periodicamente.
Por outro lado…
A boa notícia é que a antecipação de recebíveis está entre as linhas de crédito consideradas mais saudáveis e baratas para as empresas.
Isso porque, como o empreendedor busca adiantar o recebimento de uma venda já realizada, o risco dessa operação é muito menor do que em uma modalidade de empréstimo, por exemplo. Como consequência, os juros tendem a ser bem mais baixos e, as chances de aprovação da operação, muito maiores.
Além de tudo isso, depois de receber o dinheiro, a empresa solicitante não tem a preocupação de pagar parcelas nos meses seguintes, como ocorre com um empréstimo, por exemplo. No fim das contas, ela adiantou o recebimento de um valor que já entraria no seu caixa.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Gostou de conhecer mais sobre a antecipação automática de recebíveis e as vantagens dessa linha de crédito? Fique de olho, pois, em breve, a Cora trará novidades sobre esse assunto 😉
E lembre-se: quando a sua empresa estiver precisando de dinheiro, prefira recorrer a linhas de crédito mais saudáveis, principalmente considerando o cenário econômico atual, em que os juros estão mais altos.
Até a próxima e bons negócios!