Se você busca ou já buscou crédito para a sua empresa, já deve ter ouvido falar sobre a antecipação de recebíveis, uma modalidade que vem se popularizando especialmente por conta dos juros mais baixos e praticidade de contratação. Mas algumas pessoas ainda confundem antecipação de recebíveis e empréstimo, por exemplo.
Aqui na Cora, quando o assunto é crédito, a gente sempre acredita que o acesso à informação é um dos principais caminhos para fugir de problemas financeiros. E foi pensando nisso que preparamos este conteúdo.
Queremos que, ao concluir a leitura, você entenda mais sobre as diferenças entre as duas modalidades para fazer as melhores para a sua empresa. Vamos lá?
Afinal, o que é antecipação de recebíveis?
Por ainda ser uma opção menos conhecida, vamos começar falando sobre a antecipação de recebíveis.
Apesar do nome complicado, ela tem um significado bem simples: é um serviço financeiro que permite que as empresas adiantem o recebimento de suas vendas a prazo. Assim, elas podem usar no presente um dinheiro que só chegaria no futuro.
Quando o cliente compra um produto e decide parcelar o pagamento em cinco vezes, por exemplo, o proprietário do estabelecimento pode levar meses para receber o valor total da venda. Ao contratar uma antecipação, ele pode receber o dinheiro em até algumas horas, dependendo da instituição financeira envolvida. E, falando em instituições financeiras, é importante saber que algumas tratam essa modalidade de crédito por outros nomes: adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.
Também vale dizer que essa facilidade tem um preço: as instituições financeiras que oferecem antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor adiantado às empresas para, então, assumirem a responsabilidade pelo recebimento futuro dos títulos negociados.
Leia também | Antecipação de recebíveis: 5 mitos e verdades sobre essa linha de crédito
Como funciona a antecipação de recebíveis?
O processo de adiantamento de recebíveis pode mudar de acordo com a instituição financeira envolvida, mas geralmente funciona assim: a empresa interessada em adiantar seus recebimentos entra em contato com o banco ou fintech que oferece essa modalidade de crédito e conhece as condições envolvidas na transação.
Como qualquer outra operação de crédito, o processo precisa ser transparente: a instituição financeira deve informar ao solicitante as taxas de juros que serão descontadas do valor antecipado e o prazo para que o dinheiro caia na conta.
Em seguida, é preciso cadastrar as informações das maquininhas de cartão de crédito no Internet Banking, se a antecipação for feita por intermédio de um banco, ou na plataforma da instituição financeira responsável pelo adiantamento, no caso das fintechs. Nessa etapa, o empreendedor também envia os dados da conta em que deseja receber o dinheiro.
Depois, é hora de escolher quais notas a empresa quer antecipar e fazer o pedido de antecipação de recebíveis. Além de parcelas de cartão de crédito, a instituição financeira também pode antecipar o pagamento de cheques pré-datados e duplicatas e assumir o recebimento dos títulos que foram adiantados.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Quais são as vantagens do adiantamento de recebíveis?
Uma das grandes vantagens da antecipação de recebíveis é que, embora as taxas de juros sejam definidas considerando o perfil financeiro do solicitante, assim como em outras linhas de crédito, elas costumam ser mais baixas do que as cobradas pelos bancos em outras modalidades.
Isso ocorre porque o dinheiro pago antecipadamente pela instituição financeira está relacionado a uma venda que já foi realizada, então o risco de inadimplência é menor do que em outras linhas.
Mas isso não quer dizer que você deva contratar esse serviço com cuidado. Antes de fechar negócio, lembre-se de conferir todas as taxas aplicadas para entender se essa opção é realmente vantajosa para a sua empresa.
Outra característica interessante da antecipação de recebíveis é a facilidade de contratação do crédito. Como a instituição financeira assume o direito de receber os pagamentos futuros que foram antecipados, isso torna a operação mais simples.
Quando vale a pena?
Como qualquer outra linha de crédito, o adiantamento de recebíveis deve ser usado para atender às necessidades do negócio.
Geralmente, esse serviço é contratado quando uma empresa precisa pagar compromissos com fornecedores que vencem antes do prazo de recebimento dos seus clientes, levantar capital de giro ou reforçar o estoque em períodos de alta demanda, como em datas comemorativas que costumam movimentar o comércio.
Leia também | Antecipação de recebíveis vale a pena? Saiba quando recorrer a essa modalidade
Antecipação e empréstimo são a mesma coisa?
Não. Quando você solicita um empréstimo, o banco irá ceder um valor que deverá ser devolvido com taxas de juros condizentes com o risco do negócio – e que podem ser muito altas.
Com a antecipação de recebíveis, sua empresa apenas adianta o pagamento de um valor que já receberia no futuro. Dessa forma, o risco de inadimplência é menor, o que torna as taxas desse tipo de operação muito mais baixas.
Gostou de conhecer mais sobre a antecipação de recebíveis e as vantagens dessa linha de crédito? Fique de olho, pois em breve a Cora trará novidades sobre esse assunto.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
E lembre-se: quando a sua empresa estiver precisando de dinheiro, priorize recorrer a linhas de crédito mais saudáveis, principalmente considerando o cenário econômico atual, em que os juros estão mais altos.
Leia também | O que é crédito saudável e como encontrar as melhores opções?
Até a próxima e bons negócios!