Se você tem um negócio, precisa saber como comprovar um domicílio bancário, afinal, se trata de um recurso importante para receber os valores de vendas que foram feitas com cartões de débito ou crédito.
Para saber quais documentos são necessários para realizar essa comprovação e mais detalhes sobre o domicílio bancário, não deixe de ler o artigo até o final. Todas as informações que você precisa estão aqui!
O que é o domicílio bancário?
O domicílio bancário é a conta na qual a pessoa que detém um negócio recebe o valor de vendas realizadas com cartão de crédito ou débito por meio de plataformas de pagamentos, como maquininhas de cartão.
Um dos grandes benefícios é a centralização de todo o dinheiro em um único lugar, permitindo que o saldo seja transferido para uma conta que esteja vinculada ao mesmo CNPJ ou CPF que foi cadastrado na plataforma de pagamento.
Leia também: Como escolher o melhor sistema de cobrança gratuito para a sua empresa?
Quem deve ter um domicílio bancário?
Além da necessidade de receber pagamentos com cartões, o domicílio bancário é muito indicado para as pessoas que possuem uma empresa e se encaixam em alguma das seguintes situações:
• Desejam ter mais controle sobre a gestão financeira;
• Necessitam de capital de giro;
• Precisam resolver imprevistos financeiros ou quitar dívidas.
Não se pode negar que, hoje em dia, os pagamentos com cartão de crédito ou débito são muito comuns, por isso, contar com um domicílio bancário facilita muito a organização e gestão financeira no dia a dia.
Leia também: O que é spread bancário e como isso afeta o seu bolso?
Quais são as vantagens do domicílio bancário?
Se você ainda está em dúvida sobre a importância do domicílio bancário, tenha em mente que os seus benefícios são bastante relevantes para quem empreende. Confira os principais:
• Controle de transações: garantia de maior organização e centralização financeira, com uma visão ampla sobre as vendas realizadas com cartão e detalhamento do fluxo de caixa;
• Praticidade: para os clientes, que têm a possibilidade de fazer pagamentos com cartão, e para a empresa, que mantém uma rotina financeira mais simples e prática;
• Facilidade no gerenciamento: possibilidade de controlar os extratos pela internet, pelo site ou aplicativo da instituição financeira.
Como comprovar um domicílio bancário?
Os comprovantes de domicílio bancário se tratam de documentos que atestam a relação entre a empresa e a conta bancária. Ou seja: há a comprovação de que a conta corrente está de fato vinculada a um CNPJ.
Leia também: Como calcular multa e juros do boleto bancário
Devem conter informações sobre a conta, como nome da instituição financeira, a agência e número da conta e o nome da empresa vinculada. Assim, podem servir como documentos de comprovação de domicílio bancário:
• Contratos de serviços bancários;
• Extratos bancários;
• Comprovantes de depósitos na conta;
• Cheques.
Para quem tem um negócio e deseja ter a possibilidade de receber pagamentos via cartão de crédito ou débito, essa comprovação é necessária no momento da homologação com as operadoras de cartão.
Dessa forma, serão repassados os valores das vendas de maneira correta ao domicílio bancário atrelado ao CNPJ. O processo de comprovação, portanto, também é necessário para proteger contra fraudes, ou seja, evitar que terceiros vinculem outra conta aos seus dados.
Prontinho! Por mais que este assunto pareça complexo, com estas informações você já sabe como comprovar um domicílio bancário.