A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance — Ambiental, Social e Governança, traduzindo para o português. O conceito se refere a práticas ambientais, sociais e de gestão corporativa que as empresas podem adotar.
Vale dizer que qualquer empresa pode implementar ações de ESG, não apenas as grandes organizações. Portanto, pequenos negócios também devem dar atenção ao tema.
Por isso, preparamos um guia básico para você entender o que é ESG, com exemplos práticos de como aplicar seus princípios.
O que significa ESG?
Como adiantamos, o conceito de ESG vem de Ambiental, Social e Governança e se refere a práticas que uma empresa pode adotar nas esferas ambiental, social e de governança corporativa.
Nesse contexto, o pilar Ambiental do ESG (letra E, de Environmental), indica ações voltadas a conter as mudanças climáticas e a emissão de poluentes na natureza. Se relaciona ainda ao uso sustentável de recursos naturais.
Quanto à letra S (Social), está ligada às práticas de uma empresa direcionadas a promover a diversidade em seu time de pessoas colaboradoras.
Também se refere ao comprometimento da empresa com a saúde e segurança do time. E considera ainda como a organização presta suporte proativo à comunidade na qual se insere e à sociedade em geral.
Por último, a letra G (de Governança) se relaciona às práticas de gestão em uma empresa, no sentido de contemplar os interesses das diferentes partes envolvidas (investidos, clientes, pessoas colaboradoras, etc.).
Assim, o ESG propõe uma análise das empresas que vai além de conceitos tradicionais como geração de receita, lucratividade e endividamento.
Portanto, além dos indicadores econômicos, o impacto da empresa nos contextos ambiental e sociopolítico também é considerado.
Desse modo, além de trazerem benefícios para o negócio em si, como aumentar a percepção de valor da marca e atrair investidores, as práticas de ESG favorecem toda a economia a longo prazo.
Leia mais | O que é empreendedorismo social e como ele ajuda a sociedade?
Quais os benefícios de implementar práticas de ESG?
A seguir, você confere os principais benefícios de aplicar os princípios de ESG em uma empresa, lembrando que os pequenos negócios também podem se beneficiar.
Melhor desempenho financeiro
Empreendimentos que investem em ESG podem reduzir seus custos e aumentar a produtividade a médio e longo prazo.
Isso porque as iniciativas impulsionam a atração e a fidelização de clientes interessados em produtos e serviços mais sustentáveis.
Além disso, práticas ambientais como a otimização do uso de água e energia colaboram para a redução de gastos.
Fortalecimento da marca
Ao adotar práticas de ESG, a empresa pode ser mais valorizada pelo público consumidor e pela sociedade.
Igualmente, o pilar da governança implica em maior transparência e controle das operações e práticas da empresa, mais um ponto a favor da credibilidade do negócio.
Mais acesso ao crédito e a investimentos
Adotar práticas de ESG melhora as relações da empresa com possíveis investidores, já que a preferência por marcas alinhas ao conceito é uma tendência forte no mercado financeiro.
A propósito, o ESG direciona decisão de 99% dos investidores no Brasil, segundo uma pesquisa global da EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo.
Da mesma forma, empreendimentos com ações sustentáveis podem ter mais chances de conseguir crédito, por serem vistos como mais confiáveis.
Redução de riscos
Seguir práticas de ESG reduz o risco de lidar com demandas jurídicas e trabalhistas, fraudes e ações judiciais por dano ambiental.
Além disso, como implementar uma agenda ESG exige acompanhar métricas continuamente, os esforços da organização acabam resultando em melhores relações com fornecedores, clientes e pessoas colaboradoras.
Como implementar o ESG na empresa?
O primeiro passo para implementar uma agenda ESG na empresa é montar uma estratégia.
Sendo assim, é preciso definir objetivos e metas, além de estabelecer um plano de ação para seu cumprimento.
Da mesma forma, é importante incluir pessoas colaboradoras, clientes, fornecedores e parcerias da empresa no desenvolvimento dessa estratégia.
Com a estratégia traçada, é hora de colocar o plano de ação em prática, implementando as ações necessárias para obter os objetivos e metas traçados. Da mesma forma, é preciso acompanhar e mensurar o impacto das medidas.
De todo modo, é válido dizer que implantar práticas de ESG não é um processo estático, e sim um projeto contínuo.
Por isso, quem empreende deve manter a cabeça aberta a novas soluções e ideias para ajustar as estratégias do negócio, em sintonia com as mudanças sociais e do mercado.
Formas de incorporar o ESG na empresa
Não existe um modelo único de como incorporar o ESG nas práticas empresariais. Entretanto, são alternativas:
- Investir em projetos da empresa ou de terceiros alinhados ao conceito;
- Integrar os pilares de ESG no processo de tomada de decisões;
- Fornecer orientação e treinamento sobre o tema às pessoas colaboradoras;
- Controlar e avaliar o impacto das atividades da empresa sobre o meio ambiente e a sociedade;
- Tornar públicas as iniciativas de ESG da empresa.
Leia mais | 10 filmes e séries inspiradores sobre empreendedorismo que você precisa assistir
Exemplos de ações práticas de ESG
Sabemos que mesmo após conhecer os pilares do conceito de ESG e os passos básicos de sua implementação, pode ser difícil levar isso para a prática no seu negócio.
Pensando nisso, apresentaremos algumas sugestões aplicáveis para cada um dos pilares do ESG.
Ambiental
- Investir em eficiência ecológica para reduzir o consumo de recursos naturais, incluindo água e energia;
- Criar ou participar de programas de coleta seletiva, fazendo a separação do lixo reciclável e de resíduos orgânicos;
- Preferir fontes de energia limpas, como solar e eólica;
- Dar preferência a fornecedores locais, visando reduzir a emissão de gases poluentes no transporte de produtos e matérias-primas.
Social
- Fomentar a diversidade e inclusão nas contratações, além de oferecer condições para a permanência e o desenvolvimento das pessoas no trabalho;
- Manter um ambiente de trabalho de qualidade, oferecendo boas condições às pessoas colaboradoras e fornecedores da empresa;
- Cumprir a legislação trabalhista, oferecer benefícios e investir na segurança do time;
- Priorizar fornecedores locais, no intuito de aquecer a economia da região.
Governança
- Estabelecer regras de ética e conduta a serem seguidas por todas as pessoas gestoras e colaboradoras da empresa;
- Implementar políticas e uma cultura de tolerância zero perante comportamentos como práticas discriminatórias, de assédio e de corrupção.
Agora você já sabe o que é ESG e tem algumas ideias de como implementar esse conceito no seu negócio. Esperamos que a leitura tenha sido útil e agradável. Até a próxima!