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Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais: confira o passo a passo

18 de fevereiro de 2023
calendario redes sociais

Com um calendário de conteúdo para redes sociais, você economiza tempo, além de manter a constância nas publicações, já deixando tudo planejado. Isso evita aquela dúvida sobre “o que postar?” e ter que produzir o conteúdo na última hora.

Até porque, publicar por publicar, sem uma estratégia definida, provavelmente não vai trazer resultados. Mais um motivo para fazer um planejamento editorial e aproveitar ao máximo os benefícios de ter a sua marca nas redes.

Por isso, preparamos este post explicando como criar o calendário de conteúdo para redes sociais da sua empresa, além de apresentar a definição e benefícios dessa ferramenta.

O que é um calendário de conteúdo para redes sociais?

O calendário de conteúdo para redes sociais é uma ferramenta para planejar, executar e acompanhar a produção de conteúdo da empresa em diferentes redes, como: Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube, etc.

Também chamado de calendário editorial, esse planejamento pode incluir ainda as publicações do blog, caso o negócio já tenha um site próprio.

Desse modo, o calendário reúne em só lugar todas as datas de publicações, assim como instruções sobre cada postagem, incluindo formato (texto, imagem, vídeo, etc.) e objetivo na estratégia.

Portanto, ele permite organizar a produção de conteúdo em diferentes canais, poupando tempo e trazendo mais constância à estratégia de marketing digital da marca.

Mas, como falamos no início do artigo, publicar por publicar pode não trazer resultados. 

Por isso, antes de criar um calendário editorial, é importante fazer uma segmentação de público e avaliar quais redes fazem mais sentido para a marca, considerando seu segmento e audiência.

De todo modo, o número de pessoas usuárias de redes sociais no Brasil equivale a 79,9% da população, aproximadamente. Os dados são do relatório Digital Brazil 2022.

Sendo assim, empresas de todos os portes e setores podem aproveitar as estratégias para vender nas redes sociais.

 

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Quais as vantagens de usar um calendário editorial?

Como vimos, o calendário de conteúdo para redes sociais é uma ferramenta para usar na estratégia de marketing digital da empresa. Sendo assim, podemos citar como benefícios de seu uso:

Visão global

Usando um calendário editorial, você pode planejar e acompanhar a produção de conteúdo nas redes da empresa em só lugar. 

Dessa forma, a centralização permite ter uma visão geral da estratégia, poupando tempo na hora de ter ideias para as postagens e acompanhar métricas.

Além disso, o calendário evita erros como a repetição de conteúdos e ajuda a aproveitar os melhores horários de publicação, usando o agendamento de posts.

Maior produtividade

Com a centralização no calendário, a produção de conteúdos fica mais organizada, ajudando a economizar tempo.

Desse modo, você pode adaptar um conteúdo para diferentes canais, por exemplo, otimizando o tempo de produção sem perder a qualidade das peças.

Ademais, um calendário facilita a estruturação de processos para planejar, criar e publicar as postagens, aumentando a produtividade.

 

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Aproveitar datas especiais

Ao incluir datas comerciais, lançamentos e eventos da empresa no calendário, fica mais fácil planejar suas ações nas redes sociais para obter mais resultados.

Portanto, o calendário ajudar a extrair ao máximo o potencial dessas ocasiões, para atingir os objetivos da estratégia de marketing digital do negócio.

Facilita a análise de resultados

Outra vantagem da centralização no calendário é facilitar o acompanhamento dos conteúdos já publicados, inclusive para fazer ajustes na estratégia, sempre que necessário. 

Como montar um calendário de conteúdo?

Agora você confere o passo a passo para criar o calendário de conteúdo para redes sociais da sua empresa:

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar um calendário editorial é traçar o perfil do público que você deseja atingir, assim como o funil de vendas.

Nesse sentido, é indicado criar personas — representações de clientes ideais, que trazem dados como gênero, idade, profissão, hábitos e principais dores relacionadas ao produto ou serviço da empresa.

Além disso, nessa etapa você define em quais redes vai produzir conteúdo, conforme a público que deseja atingir e o modelo de negócio.

 

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2. Crie suas linhas editoriais

As linhas editoriais indicam os principais tópicos a abordar na sua estratégia de conteúdo.

Sendo assim, você pode se basear nos interesses do público-alvo, conteúdos da concorrência e tendências do seu setor para fazer esse direcionamento.

Da mesma forma, existem ferramentas que ajudam a encontrar temas e dúvidas relativos ao seu produto ou serviço, como Google Trends e AlsoAsked.

3. Estabeleça a frequência de publicação

Depois de definir suas personas e as linhas editoriais, é hora de estabelecer de quanto em quanto tempo você vai fazer postagens (3 vezes por dia, diariamente, 5 vezes por semana, etc.).

Nesse aspecto, ter uma frequência mais alta, com postagens diárias, pode ajudar a obter resultados mais rápido. 

Porém, é preciso considerar a capacidade de produção do seu negócio. Ainda mais se você não tem uma pessoa só para cuidar do marketing.

De todo modo, após definir a frequência de publicação, é importante cumprir o calendário, mantendo a consistência da estratégia.

 

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4. Escolha a ferramente para montar seu calendário

A penúltima etapa de criação é escolher a ferramenta para montar seu calendário de conteúdo. Confira a seguir algumas opções para isso.

Planilha no Excel online ou Google Sheets: você pode criar o calendário do zero ou usar um modelo de planilha dessas ferramentas.

Google Agenda: essa ferramenta gratuita do Google permite agendar tarefas com horário e instruções, logo, também serve para montar um calendário editorial.

Trello e Notion: esses dois aplicativos de gerenciamento têm versões gratuitas e permitem organizar quadros de tarefas com datas, instruções, anexos, etc.

 

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5. Monte seu calendário de conteúdo para redes sociais

Após todas as etapas do planejamento, é hora de traçar seu calendário, como as datas e horários das postagens, além de todas as informações necessárias para criar cada conteúdo.

Aliás, você pode fazer seu calendário quinzenal, mensal ou para um período maior. Também é interessante ir construindo um acervo de referências com conteúdos e recursos que ajudem na criação das peças.

Essas foram nossas dicas para criar um calendário de conteúdo. Esperamos que o material ajude a alavancar a estratégia digital do seu negócio. 

E, falando em estratégia digital, você pode conferir também o post que ensina como colocar a sua empresa no Google. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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