Diante de tanta concorrência no mercado de alimentos e bebidas, é importante entender como aumentar o ticket médio de um supermercado. Esse tipo de estratégia é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira do negócio.
Mas antes de conferir as ações que podem ser implementadas, é preciso entender do que se trata o ticket médio e a sua importância para qualquer empresa. Você vai aprender sobre tudo isso neste artigo, basta ler até o final!
O que é ticket médio e qual a sua importância?
O ticket médio é um indicador de desempenho importante para qualquer tipo de empresa e que representa o valor médio de vendas por cliente em um determinado período.
Quanto maior este número, significa que melhor está a performance de vendas. E calculá-lo é muito simples!
Basta dividir o valor do faturamento total pelo número de vendas do período analisado, que pode ser um dia, uma semana, um mês ou um ano. Esse resultado sinaliza qual é o valor médio de vendas e, a partir disso, é possível traçar estratégias para aumentar este número.
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Além disso, é importante ter em mente que o ticket médio também proporciona outros tipos de informações, como categorias e marcas de produtos que vendem mais.
Um supermercado costuma ter um volume de vendas alto, mas, além de acompanhar o número de vendas totais, também ter clareza sobre qual é o gasto médio por cliente. Dessa forma, é possível tomar decisões embasadas, entender a saúde financeira da empresa e investir em diferentes tipos de ações para aumentar o lucro.
Como aumentar o ticket médio de um supermercado?
Além de entender sobre a importância deste indicador, é necessário saber como aumentar o ticket médio de um supermercado.
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Em seguida, você poderá conferir alguns exemplos de estratégias que podem ser aplicadas, mas lembre-se de que não há receita de bolo: antes de mais nada, é necessário ter conhecimento profundo sobre o contexto do seu negócio para, depois, entender o que deve ser prioridade.
1. Conheça muito bem o seu cliente
Cada supermercado tem um foco e um público específico. Para implementar estratégias realmente eficazes é necessário conhecer o seu cliente, suas necessidades e preferências.
Alguns supermercados, por exemplo, oferecem produtos importados. Outros, contam com opções mais acessíveis e itens nacionais.
Ter conhecimento sobre o comportamento de compra e o perfil do cliente ajuda a acertar na hora de aplicar estratégias.
2. Faça promoções
Uma forma de aumentar o ticket médio do supermercado é criar promoções com recorrência em diferentes categorias de produtos.
Toda quarta-feira, por exemplo, pode ser o dia de promoção de produtos de higiene pessoal.
Também é possível criar campanhas de acordo com datas sazonais, como Páscoa, Natal e Black Friday para impulsionar as vendas.
3. Crie ofertas relâmpago
Diferentemente das promoções que ocorrem todas as semanas, uma oferta relâmpago acontece sem aviso prévio.
É uma tática interessante para chamar a atenção de clientes que não tinham a intenção de fazer uma compra naquele dia, mas se sentem atraídos pela oportunidade.
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No caso dos supermercados, é uma boa estratégia para produtos perecíveis com data de vencimento próxima.
4. Cuide da apresentação dos produtos
A organização e apresentação dos produtos é um ponto bem relevante em supermercados, podendo fazer a diferença quando o objetivo é elevar o ticket médio.
Além de um ambiente limpo, acolhedor e organizado ser muito mais convidativo para fazer as compras, também aumenta as chances de a pessoa consumir mais do que havia planejado porque a disposição dos produtos está realmente atrativa.
Outra dica é apostar em posicioná-los de forma estratégica, ou seja, combinar produtos de alto giro com aqueles que têm alta margem, como pasta de dente e enxaguante bucal.
5. Foque em fidelizar os clientes
Manter clientes que já se relacionaram com a sua marca pelo menos uma vez é mais barato do que conquistar novos.
Por isso, aposte em estratégias de fidelização, como a criação de clubes de descontos e programas de cashback, que devolvem parte do dinheiro gasto. Se forem muito bem executados, podem se tornar um diferencial que irá atrair consumidores mais vezes, o que tende a elevar o ticket médio do supermercado.
6. Invista no atendimento de qualidade
Ninguém quer ser mal atendido em um supermercado, não é mesmo? Investir no treinamento dos funcionários é fundamental para proporcionar a melhor experiência possível aos seus clientes.
Educação, proatividade e gentileza precisam ser pontos de destaque na comunicação dos colaboradores do supermercado para que o consumidor se sinta acolhido.
7. Reduza o tempo de espera na fila
Uma das coisas que as pessoas mais detestam em supermercados são as grandes filas para pagar ou pedir carnes, frios e outros produtos no balcão.
Para evitar esse tipo de problema, é importante contar com um time de funcionários eficiente, programas de gestão que não deem problemas com recorrência e até mesmo investir em terminais de autoatendimento para quem faz compras menores.
8. Crie combos
Uma estratégia muito utilizada para aumentar o ticket médio é a criação de combos, como o “pague X e leve Y”.
Outra possibilidade é criar kits com produtos que sejam complementares para facilitar a aquisição, por exemplo, shampoo e condicionador.
Com todas estas dicas, ficou mais fácil entender como aumentar o ticket médio de um supermercado, não é mesmo? Comece agora mesmo a colocá-las em prática para ver o seu negócio prosperar.