Recorrendo à avaliação emergencial de crédito, é possível obter um valor adicional de limite no cartão, o que pode ser muito útil quando surge uma despesa inesperada ou oportunidade de investimento.
Porém, como em todas as decisões relacionadas ao uso do crédito, é importante entender bem como o processo funciona, assim como os custos envolvidos, para agir com planejamento e controle.
Por isso, preparamos este post explicando o que é uma avaliação emergencial de crédito, como funciona e o que analisar antes de recorrer ao limite extra.
O que é uma avaliação emergencial de crédito?
Uma avaliação emergencial de crédito é uma análise de risco realizada em um curto período para atender a uma solicitação de aumento do limite do cartão de crédito.
Geralmente, ela é solicitada quando uma pessoa ou empresa precisa de limite extra com urgência para resolver uma questão financeira imediata.
Nesse sentido, pode ser uma despesa não planejada ou uma oportunidade de investimento que exige uma resposta rápida.
Assim, nesse tipo de avaliação, o processo de análise de crédito é simplificado e acelerado. Isso para dar a resposta sobre a aprovação ou não do limite adicional o mais rápido possível.
Porém, mesmo em uma avaliação emergencial, é necessário que a instituição financeira faça uma análise de risco para garantir que o crédito seja concedido de forma responsável.
Inclusive, a avaliação emergencial pode considerar o histórico financeiro da pessoa solicitante. Com isso, é possível analisar sua capacidade de pagamento e assim liberar ou não mais crédito.
Vale dizer que o limite de crédito emergencial pode ser pré-aprovado, normalmente com um percentual entre 10% e 20% do limite já disponível para o cartão.
Entretanto, pode ser necessário solicitar a avaliação de emergencial de crédito à instituição para ter o limite adicional aprovado.
Desse modo, se o cartão de crédito para empresas tem um limite de R$ 5 mil, por exemplo, e crédito emergencial de até 20% sobre esse valor, na prática, será possível usar até RS 6 mil de limite em uma emergência.
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Como a avaliação emergencial de crédito funciona?
As regras para solicitar a avaliação emergencial de crédito, assim como os critérios de análise para liberar o limite extra, variam conforme a operadora do cartão.
De todo modo, geralmente o processo funciona da seguinte forma:
- O cartão de crédito permite solicitar ou habilitar a função “limite emergencial de crédito”, pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira;
- Ao ter a função habilitada, é possível usar um valor adicional de limite (o limite emergencial), normalmente entre 10% e 20% acima do limite normal;
- Porém, ao utilizar o limite emergencial, normalmente é preciso pagar taxas extras, cujo valor e forma de cobrança dependem da instituição.
Sendo assim, é importante considerar que o uso do limite emergencial de crédito traz custos adicionais.
Por isso, é necessário conhecer todas as tarifas aplicáveis antes de usar o recurso, para não levar um susto quando a fatura chegar.
Quando vale a pena utilizar o limite emergencial de crédito?
Como o próprio nome indica, esse recurso deve ser usado em emergências. Sendo assim, podemos dar dois exemplos de situações onde o uso do crédito emergencial pode ser uma opção:
Conserto ou reposição de equipamentos essenciais
Se um equipamento essencial da empresa precisa de um reparo, o uso do limite emergencial do cartão de crédito PJ é justificado.
Afinal, se trata de uma situação que exige uma resposta imediata, sob o risco de comprometer as operações da empresa, prejudicando seu fluxo de caixa.
Oportunidades de investimento
Vamos supor que surgiu um novo equipamento ou software no mercado que pode aumentar a produtividade do negócio e seu faturamento.
Daí, se a empresa não tem recursos disponíveis em caixa para adquirir a solução, o uso do crédito emergencial pode ser considerado.
Isso porque a compra nesse caso representa uma oportunidade, já que pode ajudar a expandir a operação do negócio e sua lucratividade.
De todo modo, é preciso fazer os cálculos com atenção, para saber exatamente quais serão os custos extras com taxas.
Da mesma forma, é preciso avaliar se a compra é compatível com o planejamento orçamentário da empresa.
Além disso, vale lembrar que o crédito emergencial não deve ser visto como um recurso próprio da empresa, e sim como uma alternativa para quando não existe dinheiro em caixa disponível.
Leia mais | Qual o melhor cartão de crédito sem anuidade?
Como evitar recorrer ao crédito emergencial?
Como vimos, o crédito emergencial costuma trazer custos extras. Por isso, reforçamos que ele só deve ser usado em situações pontuais.
Então, para evitar a utilização indevida do recurso, é recomendável adotar as seguintes medidas de planejamento financeiro:
Controlar e classificar despesas
Conhecer todas as despesas fixas e variáveis da empresa, incluindo manutenções e trocas periódicas de equipamentos, reduz as chances de precisar de crédito extra.
Compor uma reserve de caixa
Com uma reserva de emergência ou reserva de caixa, a empresa tem um recurso disponível para gastos imprevistos, sejam despesas ou oportunidades de investimento.
Entretanto, vale lembrar que o cartão de crédito pode ser um aliado da gestão financeira, já que permite remanejar despesas para manter o fluxo de caixa positivo.
Ainda assim, usar o cartão de crédito e recorrer ao limite emergencial são coisas diferentes, e usar o limite extra não deve se tornar um hábito.
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Como funciona o aumento de limite do cartão de crédito Cora?
A Cora é uma conta PJ livre de tarifas e com vários recursos para simplificar a gestão financeira de pequenas e médias empresas.
Por isso, os benefícios da conta digital Cora incluem:
- Emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança;
- Transferências gratuitas e ilimitadas (Pix PJ e TED);
- Perfis de acesso e cartões individuais para pessoas sócias e colaboradoras;
- Gestão de cobrança.
Além disso, clientes da conta PJ podem se inscrever na lista de interesse e passar pela análise de crédito para ter o cartão de crédito Cora, sem anuidade e com bandeira Visa.
Assim, o cartão de crédito Cora vem com um limite inicial, determinado pela análise de risco, e pode ou não aumentar depois.
Porém, o aumento de limite é automático, feito por um sistema que determina se existe limite de crédito disponível para a empresa no momento.
Esperamos que o post tenha descomplicado a avaliação emergencial de crédito para você. E você também pode gostar de um post que explica as principais linhas de crédito para empresas.