Saber o que fazer com clientes inadimplentes, no sentido de recuperar os valores em aberto, de preferência mantendo o bom relacionamento, costuma ser um desafio para quem empreende.
Até porque, a inadimplência bateu um record recentemente: o Brasil registrou mais de 70 milhões de inadimplentes em janeiro de 2023, contra 59 milhões em janeiro de 2018, segundo um estudo da Serasa Experian citado em matéria da EBC.
Então, sabendo que muitos negócios podem sofrer com o problema, que pode ter consequências ainda piores para as pequenas empresas, preparamos este post com dicas sobre o que fazer com clientes inadimplentes.
O que são clientes inadimplentes?
Pessoas consumidoras que não honram seus compromissos financeiros são consideradas inadimplentes.
Sendo assim, quando a pessoa compra um produto ou serviço e deixa de pagar até a data de vencimento estabelecida no momento da operação, se torna inadimplente.
Porém, a inadimplência pode ter diferentes motivos, que vão desde um simples esquecimento até problemas financeiros causados por desemprego ou doença, por exemplo.
Sendo assim, é importante adotar uma postura empática quando se busca soluções sobre o que fazer com clientes inadimplentes.
Além disso, vale lembrar que a lei estabelece limites para as práticas de cobrança, que não podem expor a pessoa consumidora a constrangimento ou ameaça, como prevê o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
Por outro lado, a inadimplência prejudica o fluxo de caixa e a previsibilidade de receitas da empresa, logo, é preciso desenvolver estratégias para lidar com o problema.
Inclusive, o negócio pode estabelecer critérios para concessão de crédito visando evitar clientes inadimplentes.
Nesse sentido, é possível recorrer a consultas em órgãos de proteção ao crédito antes de fazer uma venda a prazo, por exemplo.
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O que fazer com clientes inadimplentes?
É normal ter dúvidas sobre o que fazer com clientes inadimplentes. Até porque, a própria lei impõe limites às práticas como cobrança, como vimos.
Entretanto, toda empresa tem o direito de cobrar o pagamento de compromissos assumidos por clientes.
Por isso, preparamos sete dicas práticas para você evitar a inadimplência e lidar com clientes que não pagam.
1. Envie lembretes de vencimento
O lembrete de vencimento para cliente serve como um lembrete de que a data de pagar o boleto está próxima.
Desse modo, é uma prática preventiva, já que evita a inadimplência por esquecimento. Inclusive, é recomendável enviar o boleto de cobrança junto ao aviso, para facilitar o pagamento.
2. Implemente uma régua de cobrança
A régua de cobrança é um esquema padronizado que inclui todas as ações a serem tomadas desde a emissão da cobrança até sua quitação.
Em outras palavras, a régua define o que fazer, como, quando e quais canais serão utilizados em cada etapa da comunicação com o público após uma compra.
Com isso, você consegue ter mais agilidade e eficiência ao lidar com clientes inadimplentes, com um processo definido.
Leia mais | Como fazer um lembrete de cobrança para os seus clientes: 7 dicas e modelos
3. Priorize a cobrança amigável
A cobrança amigável é aquela em que a empresa negocia diretamente com a pessoa inadimplente, propondo soluções para a resolução da dívida.
Assim, é recomendável buscar uma solução amigável e manter o relacionamento com a pessoa cliente. Isso antes de partir para ações como a inclusão em cadastros de inadimplentes, protesto em cartório e cobrança judicial.
Para tal, é possível usar diferentes estratégias, como: e-mail de cobrança, envio de cartas impressas pelos correios e cobrança por WhatsApp.
4. Ofereça alternativas de quitação
Demonstrar empatia e facilitar a quitação da dívida é outra dica sobre o que fazer com clientes inadimplentes, respeitando os limites financeiros da empresa.
Dessa forma, as opções de negociação podem incluir o parcelamento da dívida ou desconto no valor dos encargos se o pagamento for à vista.
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5. Informe as consequências da inadimplência
Toda a comunicação com clientes inadimplentes deve ser pautada pelo respeito, além de prestar sempre informações verdadeiras e objetivas.
Ainda assim, é possível informar a pessoa sobre as consequências da dívida, sem adotar um tom de ameaça.
Nesse aspecto, as consequências de ter um débito não quitado incluem o aumento do valor da dívida, inclusão em órgãos de proteção ao crédito e protesto em cartório, por exemplo.
6. Considere o protesto em cartório
Quando as medidas de cobrança amigável não surtem efeito, é válido considera o protesto em cartório.
Contudo, tal medida gera um desgaste maior com a pessoa consumidora, logo, é recomendável acioná-la para dívidas vencidas há mais tempo.
Então, o protesto da dívida deve ser feito em um cartório de protesto, apresentando provas da obrigação assumida. Em geral, os custos do protesto, além da dívida principal, devem ser pagos pela pessoa inadimplente.
7. Avalie se a cobrança judicial vale a pena
Além do protesto em cartório, é válido considerar a cobrança judicial quando as tentativas amigáveis não surtem efeito.
Entretanto, como a cobrança judicial traz custos para o negócio, além de ser mais demorada, é importante considerar se o valor da dívida justifica a medida.
De todo modo, uma pessoa advogada pode avaliar a situação para decidir se vale a pena recorrer à Justiça.
Leia mais | Conheça todos os tipos de ações de cobrança
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Esperamos que as dicas façam a diferença para o seu negócio saber o que fazer com clientes inadimplentes daqui em diante. E você também pode se interessar por um post que explica como fazer o controle de pagamento de clientes.