Sabendo como aumentar o ticket médio do seu negócio, você consegue faturar e lucrar mais sem ter que fazer mais vendas por mês. Mas, para isso, é preciso colocar algumas estratégias em prática.
A propósito, o ticket médio é a receita média obtida pela empresa com cada cliente ou pedido num determinado período. Sendo assim, se uma loja faz 3 mil vendas em um mês, com receita total de R$ 300 mil, o valor do ticket médio é R$ 100.
Então, se a loja souber como aumentar o ticket médio para R$ 130, a receita subirá para R$ 390 mil, fazendo as mesmas 3 mil vendas por mês.
Neste post, você confere dicas práticas para aumentar o ticket médio e, consequentemente, gerar mais receita e lucro no seu negócio.
Quais os benefícios de aumentar o ticket médio?
O ticket médio é uma métrica importante para mensurar o desempenho financeiro de uma empresa, a partir da análise de suas variações em diferentes períodos. De todo modo, aumentar o ticket médio pode trazer como principais benefícios:
Maior receita
Aumentar o valor médio que cada cliente gasta em sua empresa pode aumentar a receita total consideravelmente.
Aumento da lucratividade
Caso as despesas se mantenham no mesmo patamar, aumentar o ticket médio pode incrementar a lucratividade da empresa. Lembrando que o lucro é a diferença entre receita e despesas de um negócio.
Melhora no relacionamento com o público
As estratégias usadas para aumentar o ticket médio também melhoram a experiência do público, como oferecer produtos e serviços complementares, atendimento diferenciado e descontos progressivos.
Sendo assim, a melhora no relacionamento é uma consequência natural. E falaremos em detalhes sobre essas e outras estratégias no próximo tópico.
Redução de custos de marketing
É mais caro captar uma nova pessoa cliente do que manter uma existente. Assim, aumentar o ticket médio pode ajudar a reter clientes atuais, reduzindo os custos de marketing.
Contudo, é importante lembrar que aumentar o ticket médio não é a única maneira de melhorar as finanças da sua empresa.
Também é preciso manter o foco na qualidade dos produtos ou serviços, além de apostar numa gestão financeira eficiente, visando a redução de custos e despesas e otimização de recursos.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
6 dicas de como aumentar o ticket médio do seu negócio
Confira agora as ações que você pode colocar em prática para aumentar o ticket média da sua empresa:
1. Conhecer bem o produto ou serviço oferecido
Conhecer bem o produto ou serviço oferecido, assim como as necessidades do público, é uma estratégia fundamental para aumentar o ticket médio de uma empresa.
Pois, você precisa entender bem as características e benefícios do que vende para influenciar positivamente a decisão de compra da pessoa consumidora. Em especial quando falamos de artigos ou serviços com preço elevado.
Da mesma forma, ao entender as necessidades do público, é possível oferecer soluções que atendam melhor às suas demandas e assim aumentar o valor médio da compra.
Além disso, ter um público-alvo definido e criar estratégias de marketing com base nesse perfil ajuda a atrair pessoas mais propensas a comprar o seu produto ou serviço. Logo, isso também contribui para aumentar o ticket médio.
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2. Oferecer kits e itens complementares
Oferecer kits promocionais ou combos é outra estratégia que pode ajudar a aumentar o ticket médio de uma empresa.
Assim, a prática consiste em agrupar produtos ou serviços relacionados em um pacote com desconto, incentivando a pessoa cliente a comprar mais itens de uma só vez.
Além disso, você pode oferecer produtos complementares, como um cinto que combina com a bolsa que a pessoa está comprando, numa loja de acessórios, por exemplo.
Outro exemplo é um restaurante ter um combo de refeição com prato principal, bebida e sobremesa, com um desconto em relação aos itens vendidos separadamente.
3. Dar descontos progressivos
Essa estratégia consiste em oferecer descontos crescentes à medida que a pessoa cliente leva mais itens em uma compra.
Dessa forma, o desconto serve como incentivo para levar uma quantidade maior de itens, contribuindo para aumentar o ticket médio do negócio.
Nesse contexto, uma loja de roupas pode oferecer um desconto de 10% na compra de uma peça, 20% na compra de duas peças e 30% na compra de três ou mais peças, por exemplo.
Mas vale lembrar que os descontos devem sem considerados na estratégia de precificação da empresa, para não afetar sua lucratividade.
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4. Oferecer uma ótima experiência de compra
A experiência de compra é outro fazer que pode influenciar o valor do ticket médio da empresa. Isso porque uma experiência positiva pode levar à compra de mais itens ou de peças com valor mais alto.
Então, para proporcionar uma ótima experiência ao público, a empresa pode investir em um atendimento diferenciado, inclusive nos canais digitais, além de ter um site rápido e fácil de navegar (se for uma loja virtual).
Da mesma forma, uma loja física de brinquedos pode criar uma área de recreação para as crianças enquanto as mães e pais fazem compras, oferecendo um espaço lúdico e seguro, dando outro exemplo.
5. Investir na retenção de clientes
Investir na retenção de clientes é outra estratégia que pode ajudar a aumentar o ticket médio de uma empresa.
Pois, ao fidelizar clientes, é possível incentivar o público a comprar mais vezes e a aumentar o valor médio da compra ao longo do tempo.
Nesse sentido, as ações que podem ajudar na fidelização de clientes e no aumento do ticket médio incluem oferecer pontos ou cashback para pagar menos nas próximas compras ou criar um programa de fidelidade.
Assim, uma loja de cosméticos pode ter um programa de fidelidade que dá benefícios exclusivos, como descontos em compras futuras, brindes e amostras grátis, por exemplo.
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6. Oferecer diferentes opções de pagamento e parcelamento
Ofertar diferentes métodos de pagamento e parcelamento também pode ajudar a vender mais e a elevar o ticket médio da empresa.
Pois, ao disponibilizar várias opções, as chances de satisfazer as necessidades e preferências do público são maiores.
Além disso, o parcelamento facilita a aquisição de itens de valor mais alto. A propósito, se optar por vender no boleto parcelado, você permite que clientes que não têm cartão de crédito ou limite disponível comprem a prazo no seu negócio.
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Essas foram as dicas de como aumentar o ticket médio, agora é colocar o que você aprendeu em prática e ir acompanhando os resultados, ajustando as estratégias sempre que necessário.
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