Errar no cálculo do preço de custo de um produto ou serviço pode levar a empresa a ter prejuízo, mesmo vendendo muito. Isso porque o preço de venda deve incluir todos os custos de produção, além da margem de lucro.
Aliás, entender a diferença entre preço de venda e de custo é outro ponto essencial para uma precificação eficaz. Pois, se você apenas recupera o valor gasto na produção ao vender um item, cadê o lucro para o negócio crescer?
Então, para simplificar o assunto, preparamos este post explicando o que é e como calcular o preço de custo e sua diferença em relação ao preço de venda.
O que é o preço de custo e qual a sua importância?
O preço de custo é o valor total gasto na produção, aquisição ou fabricação de um produto, ou serviço.
Sendo assim, ele pode ser considerado o valor mínimo pelo qual pode ser um item pode ser vendido, para a empresa não ter prejuízo.
Por isso, o preço de custo considera todos os gastos necessários para produzir ou adquirir um produto (ou serviço).
Desse modo, os custos envolvidos na compra de um produto para revenda incluem o valor pago ao fornecedor e gastos com transporte/frete para o item chegar até o estabelecimento onde será vendido.
E numa indústria, o preço de custo engloba gastos com matérias-primas, mão-de-obra empregada na produção, energia elétrica, água e outros insumos necessários para a fabricação do produto.
Já o custo de um serviço pode envolver os materiais e insumos necessários para sua prestação, gastos com deslocamentos e o custo da mão de obra.
Aqui vale frisar que, mesmo em uma empresa individual onde a própria pessoa empresária presta o serviço, o valor de sua hora de trabalho entra como custo de produção.
Como adiantamos, saber calcular o preço de custo é fundamental para a empresa precificar corretamente seus produtos.
Além disso, o cálculo pode ser usado em análises e decisões que trazem mais eficiência econômica à empresa.
Confira a seguir alguns benefícios de saber calcular corretamente o preço de custo:
Estabelecer preços competitivos
O preço de custo é a base para determinar o preço de venda do produto ou serviço. Logo, ele permite que a empresa defina preços competitivos em relação à concorrência e ainda obtenha uma margem de lucro satisfatória.
Tomada de decisões estratégicas
O domínio do preço de custo ajuda a empresa a tomar decisões estratégicas, como: a definição do volume de produção, escolha de fornecedores, seleção de materiais ou equipamentos mais econômicos, etc.
Identificação de oportunidades de redução de custos
Quando a empresa sabe o seu preço de custo, conhecendo todos os gastos envolvidos na oferta de um produto ou serviço, ela pode achar oportunidades de redução de custos.
Para isso, é possível recorrer à negociação com fornecedores, ou ainda, pela busca de alternativas mais econômicas para a produção ou aquisição do que é vendido.
Prevenção de prejuízos
O cálculo do preço de custo também ajuda a empresa a evitar prejuízos financeiros. Pois, assim é possível identificar quando o preço de venda do produto ou serviço está abaixo do custo.
Oficina Por Trás do Preço Certo Aprenda a precificar o seu produto ou serviço de uma vez por todas, sem nunca mais se perguntar se esse é “o preço certo”.
Como calcular o preço de custo de um produto?
Para saber como calcular o custo de um produto (ou serviço) é preciso levantar todos os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de produção. Entenda a seguir como essa classificação funciona:
Custos diretos
São aqueles diretamente relacionados à produção, sem os quais fica inviável oferecer o produto ou serviço.
Então, os custos diretos podem incluir: o preço de compra do produto do fornecedor, matérias-primas, embalagens, gastos com transporte e mão de obra necessária para a produção.
Custos indiretos
Os custos indiretos são mais difíceis de mensurar, pois, embora necessários para a produção, não podem ser quantificados de maneira exata.
Nesse contexto, a energia elétrica de uma pequena empresa de artigos decorativos é um exemplo de custo indireto.
Pois, embora a energia seja essencial para utilizar os equipamentos de fabricação, ela também é usada em outros setores do negócio. Por isso, seu cálculo deve ser proporcional.
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles que variam pouco ou nada conforme o volume de produção da empresa, como aluguel, contas de consumo e salários.
Por isso, os gasto fixos também podem ser classificados como despesas, por serem necessários para a operação do negócio, mesmo sem interferir diretamente na produção.
Custos variáveis
Os custos variáveis estão diretamente relacionados à escala de produção do produto ou serviço, o que significa que seu valor aumentará à medida que a produção aumentar.
Dentre os gastos variáveis mais comuns, estão inclusos: as horas extras pagas às pessoas colaboradoras, as taxas e comissões de vendas, as matérias-primas utilizadas na produção e os impostos e tributos decorrentes das vendas.
Portanto, você pode usar as categorias acima como um guia para levantar todos os custos envolvidos na produção do seu produto ou serviço.
Qual a diferença entre custo e preço de venda?
Como vimos, o preço de custo é o valor total que a empresa gasta para produzir ou adquirir um produto, ou prestar um serviço.
Já o preço de venda é o valor pelo qual a empresa vende o produto ou serviço ao público. Logo, esse valor deve englobar não só o preço de custo, mas também a margem de lucro desejada.
Caso contrário, a empresa poderá ter prejuízo ou não obter lucro suficiente para se manter competitiva no mercado.
Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?
A partir do preço de custo, é possível utilizar uma fórmula de precificação para definir o preço de venda de um produto ou serviço.
Nesse aspecto, existem diferentes métodos de precificação, sendo os principais: margem sobre o custo, markup e margem de contribuição.
Leia mais | Saiba como fazer o cálculo de margem de preço corretamente
Margem sobre o custo
Nesse método de precificação, basta adicionar a margem de lucro desejada sobre o preço de custo para obter o preço de venda.
Sendo assim, se o custo unitário de uma camiseta é R$ 100 e uma loja de roupas estipulou e margem de lucro em 20%, preço de venda será R$ 120.
Leia mais | O que é e como calcular margem de lucro
Margem de contribuição
Nesse modelo, as variáveis utilizadas são o preço de venda, custos variáveis e despesas variáveis, a partir da seguinte fórmula:
Margem de contribuição = Preço de Venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Assim, o valor correspondente à margem de contribuição deve ser suficiente para custear as despesas fixas do negócio, além de proporcionar lucro à empresa.
A propósito, você pode conferir uma explicação detalhada no artigo que explica o que é margem de contribuição.
Markup
Nesse método, o custo de produção é multiplicado por um indicador (o markup) para formar o preço de venda.
Logo, se o preço de custo de um produto é R$ 50 e o markup utilizado é 1,8, o preço de venda será R$ 90, por exemplo.
Assim, o valor do markup é calculado a partir da seguinte fórmula:
100 / [100 – (Despesas variáveis + Despesas fixas + Margem de lucro)]
Vale frisar que o preço de venda deve considerar fatores além do custo e lucro desejado.
Nesse sentido, é preciso analisar aspectos como preços da concorrência, o segmento de atuação, perfil do público e diferencial competitivo da empresa na hora de criar sua tabela de preços.
Esperamos que o artigo tenha descomplicado o preço de custo para você. E para ajudar ainda mais, preparamos uma planilha de precificação de produtos gratuita. Até a próxima!