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Dicas de clientes da Cora para vender mais na Páscoa e outras datas especiais

27 de março de 2023
ovo de páscoa

Ano após ano, a Páscoa surpreende por sua capacidade de movimentar a economia. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) estima que, em 2022, mais de 10 mil toneladas de ovos de chocolate foram vendidas no país — 13% a mais do que no ano anterior. 

Para 2023, as expectativas também são positivas. Prova disso é que a indústria incluiu 163 novos produtos de Páscoa no mercado, o que, segundo a Abicab, representa o maior número de lançamentos desde 2015, quando a associação começou a contabilizá-lo. 

Fora desses números que mostram a realidade das indústrias, existe um mercado igualmente importante: a confeitaria artesanal. Por todo o Brasil, não faltam pessoas empreendedoras criando novas receitas para morder um pedacinho dessa demanda e faturar. 

Como fazer sucesso vendendo doces na Páscoa? 

Em um mercado cada vez mais competitivo, nem sempre é fácil encontrar as melhores estratégias para aproveitar todo o potencial de venda das datas comemorativas. O que fazer, então, para se diferenciar da concorrência, dar conta do aumento da demanda e lucrar em períodos como esse? 

Para ajudar a responder essas e outras perguntas, a Cora convidou duas clientes que fazem sucesso na confeitaria para compartilhar suas experiências e dicas mais valiosas: a Francielle Ferreira, dona da L’afeto Confeitaria, que fica em Contagem, Minas Gerais; e a Aline Magioli, proprietária da Cacauline, em Monte Sião, também em Minas Gerais. 

Depois desse bate-papo, listamos alguns pontos que você precisa considerar para atingir bons resultados na Páscoa e em outras datas especiais. Confira, a seguir:

 

1. Não espere o “momento perfeito” para começar 

As histórias da Aline e da Francielle têm um ponto em comum: as duas começaram a vender seus produtos longe das “condições ideais” e, apesar das dificuldades que enfrentaram, hoje, não se arrependem disso. 

Na primeira Páscoa da Aline, em 2016, ela precisou usar a cozinha da sua mãe — de quem ela tem apoio até hoje — e não tinha todos os equipamentos necessários para produzir de forma confortável. 

Além disso, como o clima da cidade nessa época é muito quente e ela ainda não tinha ar-condicionado, por vezes preparava os ovos de madrugada, quando a temperatura estava um pouco mais agradável para cozinhar. 

Já a Francielle sentia que, para dedicar mais tempo e energia à empresa, precisava ter uma marca — que criou em março de 2020, com o apoio de uma amiga designer. Mas mesmo antes disso, sem nome e sem uma identidade visual estabelecida para a empresa, ela já aproveitava os períodos de Páscoa, Dia das Mães e Natal para vender seus produtos e conquistar os primeiros clientes. 

 

2. Use o comércio local a seu favor 

Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Então, para atrair clientes na sua região, é preciso fazê-los saber que você existe e conhecer os seus produtos. 

Para isso, você pode contar com o apoio de negócios locais. “No começo, os meus amigos, familiares e conhecidos eram a maioria dos meus clientes”, contou Aline. “Depois, procurei os comércios da minha cidade que atendiam um público que eu queria atingir e fiz parcerias: deixava um bolo ou uns chocolatinhos junto com o meu contato e pedia para os proprietários divulgarem meu trabalho para os seus clientes, o que ajudou muito a me tornar mais conhecida”, explicou.  

Também é possível fazer ações promocionais mais elaboradas em parceria com outras empresas. Você pode oferecer produtos para que os comércios sorteiem entre os clientes que fizerem compras em determinado período ou dar brindes para aqueles que seguirem as duas empresas nas redes sociais, por exemplo. 

Ah! O ideal é reservar uma receita mensal para investir em ações desse tipo, tá? 

 

3. Estude seu público para escolher os produtos certos

Toda Páscoa traz novidades e, como já dissemos, neste ano a indústria caprichou nos lançamentos. Mas e para quem faz doces artesanais e tem uma capacidade produtiva mais limitada? Como escolher os produtos que realmente vão vender? 

A Francielle usa a opinião da própria clientela para decidir. Ao longo do ano, à medida que planeja o lançamento de produtos, ela testa receitas, envia amostras para os clientes (às vezes junto com outros pedidos, em forma de brinde) e pede feedbacks para entender o que pode fazer sucesso e o que precisa melhorar. 

Outra forma de fazer boas escolhas é avaliar o que funcionou e o que não deu tão certo nos anos anteriores. “Neste ano eu decidi oferecer uma grande variedade de sabores de ovos de Páscoa; serão 16 ao todo”, contou Francielle. “Isso porque no ano passado meus clientes pediram muitos sabores além dos que eu havia produzido e, infelizmente, precisei dar muitas respostas negativas”, completou. 

Vale destacar que essa estratégia é mais interessante para confeitarias que, como a da Francielle, já conhecem o seu público e têm uma boa visão sobre o que pode fazer mais sucesso, já que ela recebe retorno dos clientes o ano todo. 

Para quem vai produzir pela primeira vez, a Aline já tem um conselho diferente. “Comece trabalhando com um cardápio mais prático e reduzido, com menos opções de sabores, mas com alternativas coringas, que a maioria gosta. Assim, você vai conseguir trabalhar com mais agilidade enquanto aprende”, recomendou.  

 

4. Invista na apresentação dos produtos 

A apresentação dos seus produtos é essencial para atrair os consumidores e fazer com que eles se sintam motivados a comprar. 

Para quem está começando, uma dica interessante é investir em embalagens mais neutras, na cor branca ou em kraft. Assim, você pode aproveitar as que sobrarem em outras ocasiões. “Muitos materiais usados para embalagens podem ser reaproveitados e você também pode optar por personalizá-los em casa, de acordo com a data”, comentou Aline. 

 

5. Aproveite o poder das redes sociais para divulgar seus produtos

Não é segredo que as redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar seus produtos e atrair clientes. 

Então, mãos à obra: use plataformas como Instagram e Facebook para compartilhar fotos e informações sobre seus produtos, promoções e opções de presentes e intensifique as postagens assim que seu cardápio estiver pronto. 

Recentemente, a Francielle investiu em fotos profissionais para as redes sociais da L’afeto e o resultado ficou lindo. Segundo ela, as novas imagens já têm contribuído muito para despertar interesse de compra em seus clientes. 

Foto: Instagram L’Afeto Confeitaria (@lafetoconfeitaria)

 

Mas e quem ainda não pode fazer esse investimento? “Com um celular, cartolina, alguns objetos e muito capricho também dá para criar um cenário legal. Tente quantas vezes for necessário, mas o importante é que as fotos fiquem bonitas e chamativas”, comenta Aline. 

Foto: Instagram Cacauline Confeitaria (@cacaulinechoc)

6. Faça promoções especiais

Oferecer promoções especiais na Páscoa pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes e incentivar as pessoas a comprarem mais. 

Considere oferecer descontos em produtos específicos, oferecer brindes ou criar pacotes de produtos.

É importante pensar que, embora datas como a Páscoa estimulem a compra de doces artesanais, ainda há uma parcela considerável dos consumidores que não está disposta a gastar muito nesse período. Por isso, pense em opções que também vão caber no bolso dessas pessoas para não perder oportunidades. 

Nos últimos anos, um produto que tem feito sucesso é o trio de ovos de Páscoa, com diferentes opções de sabores de ovos em tamanho menor que o convencional. “Esse item é bem estratégico e funciona muito bem para famílias que têm gostos diferentes ou casais que querem comprar um produto só, por exemplo”, comenta Francielle. 

7. Quer resultados melhores? Planeje tudo com antecedência

Assim como a Páscoa, qualquer data especial requer um bom planejamento para alcançar melhores resultados. 

Além de perder oportunidades de vendas (considerando que seu público já pode ter comprado em outro lugar), começar a produzir e divulgar em cima da hora pode fazer com que você precise comprar produtos mais caros, o que reduz a sua margem de lucro

Para evitar que isso aconteça, comece a pesquisar as tendências de produtos pelo menos três meses antes da chegada das datas comemorativas para decidir o seu cardápio. A partir daí, vá em busca das matérias-primas que você deseja com o melhor custo possível. 

Também é importante considerar que pode haver atraso na entrega dos materiais necessários para a produção. “Neste ano, encomendei algumas sacolas para a Páscoa que chegaram depois da data prevista. Se eu não tivesse comprado tudo bem antes, isso poderia ter me prejudicado”, contou Francielle. “Além disso, comprando com antecedência eu até consigo parcelar o pagamento dos produtos e pagar com mais tranquilidade”, completou. 

Como criar produtos inovadores para a Páscoa? Três influenciadoras para se inspirar

Para se destacar em meio à concorrência, você precisa ficar de olho no que o mercado está fazendo e, claro, no comportamento do seu público. E a internet pode ser sua grande aliada nessa pesquisa. 

Hoje, existem diversos perfis nas redes sociais de profissionais de confeitaria experientes e cozinheiros curiosos que compartilham seu conhecimento sem cobrar nada por isso.

Depois de acompanhar as nossas clientes, que já compartilharam excelentes dicas aqui, recomendamos que você dê uma olhadinha no trabalho dessas influenciadoras: 

Tábata Romero (@tabataromeroo)

Caçadora de tendências da confeitaria, especialista em doces que vendem e youtuber com 1,49 milhão de inscritos. É assim que a confeiteira Tábata Romero, que faz sucesso ensinando receitas nas redes sociais desde 2016, se define. 

Tábata já publicou mais de 350 vídeos de receitas de doces, incluindo opções para vender na Páscoa e outras datas comemorativas. Vale a pena acompanhar. 

Madame Arica (@madamearica)

Arica começou a vender trufas na faculdade de Nutrição, em 2009. De lá para cá, nunca mais parou de produzir doces e o sucesso das suas receitas só cresceu. 

Hoje, ela compartilha todas as técnicas aprendidas ao longo desses anos com mais de 40 mil seguidores no Instagram. Por lá, você vai encontrar dicas para produzir e vender doces do zero, além de opções para inovar o seu cardápio e lucrar em datas comemorativas. 

Marcela Venancio (@marcelavenancio)

Com quase 100 mil seguidores no Instagram e 330 mil inscritos no YouTube, Marcela Venâncio compartilha os segredos das receitas que mais fazem sucesso na sua família; além de opções para vender e fazer renda extra o ano todo. 

Em 2023, ela já produziu uma série de vídeos ensinando como replicar receitas de ovos de Páscoa de marcas famosas, tendências e ideias de produtos para aumentar a margem de lucro. 

 

Gostou das dicas? Esperamos que este conteúdo seja útil para você, que deseja aproveitar a Páscoa e outras datas comemorativas para aumentar o faturamento do seu negócio. 

E não deixe de dar uma espiadinha nas redes sociais da Francielle e da Aline para prestigiar o trabalho dessas clientes tão especiais 😉 

Até a próxima e bons negócios! 

Por admin
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