Se você tem um negócio, em algum momento já deve ter se questionado: “como faço para gerar um boleto?”.
Esta é uma dúvida bem comum, principalmente para quem está começando a empreender e se familiarizando com todas as formas de pagamento disponíveis no mercado.
A boa notícia é que, além de ser um processo simples e rápido, gerar boletos é importante para oferecer outra opção de pagamento além do cartão, dinheiro ou Pix.
Para entender melhor como funciona e quais são as suas vantagens, continue a leitura deste artigo e confira mais detalhes. Vamos lá?
O que é um boleto bancário?
Um boleto bancário é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil, caracterizado por ser um título de cobrança emitido por bancos.
Existem dois tipos de boletos, o avulso ou no formato de carnê.
O boleto avulso é um documento para compras à vista, ou seja, que são realizadas por meio de apenas uma operação. Já no formato de carnê, são cobranças em prestações com vencimentos mensais por um período determinado.
Além disso, desde 2018 os boletos bancários passaram a ser gerados com registro bancário a fim de tornar as cobranças mais seguras e evitar fraudes.
Dessa forma, os boletos contam com dados de rastreio e identificação como:
- CPF ou CNPJ do cliente;
- Valor da compra;
- Data de vencimento do pagamento;
- Locais onde o boleto pode ser pago;
- Existência ou não de juros após a data limite de pagamento.
De um lado, quem está vendendo passa a ter mais controle dos processos. Do outro, quem está comprando se sente mais seguro para realizar o pagamento.
Por que é importante que a sua empresa gere boletos de pagamento?
De acordo com a Febraban, anualmente são gerados por volta de 3,6 bilhões de boletos no Brasil.
Dados como este apontam a relevância que este meio de pagamento ainda tem na nossa economia, não é mesmo?
Por mais que existam outras opções, o boleto bancário é uma alternativa relevante para boa parte dos consumidores. Afinal, nem todo mundo possui um cartão de crédito ou débito.
A simplicidade e a flexibilidade dos boletos são importantes para qualquer negócio, pois ajudam no processo de conversão de vendas.
Quais são os campos de um boleto?
Por mais que o modelo do boleto possa variar de acordo com a instituição financeira ou plataforma de cobranças que o emitiu, no geral os campos são muito parecidos. São eles:
- Código do banco;
- Linha digitável (é a representação numérica do código de barras);
- Vencimento do boleto e data limite para pagamento;
- Agência código cedente: costuma ser composto pelo número da agência bancária a qual pertence a conta beneficiária;
- Número que identifica o boleto bancário;
- Valor do documento a ser pago;
- Código de barras: representação gráfica da linha digitável;
- Carteira: código que sinaliza se o boleto é registrado;
- Sacado: informações sobre o cliente, como nome, CPF/CNPJ e endereço;
- Data em que o boleto foi emitido;
- Cedente: informações do responsável pela emissão do boleto;
- Campo de instrução: informações para o caixa recebedor.
Como faço para gerar um boleto?
Tanto pessoas jurídicas como pessoas físicas podem emitir um boleto. E, em ambos os casos, é necessário contar com uma instituição financeira ou plataforma de cobranças para emitir os documentos.
O processo é bem simples!
O boleto é emitido pelo cedente (pessoa física ou jurídica) e enviado para o cliente no endereço de cadastro, que pode ser físico ou digital (e-mail).
Assim que o banco recebe o pagamento, o valor é creditado na conta da PF ou PJ de acordo com o período de compensação que foi estabelecido em contrato. Lembrando que, em alguns casos, há uma taxa ou percentual que é cobrado pelo serviço.
Hoje, no entanto, já existem bancos digitais, como a Cora, que não cobram esse tipo de taxa, o que é uma ótima vantagem para empresas que emitem muitos boletos por mês.
O tempo de compensação do boleto pode variar – costuma ser em torno de 3 a 5 dias úteis -, mas em casos em que a própria instituição financeira emite o documento, esse prazo pode ser menor por não haver intermediação.
Leia também | Conheça as novidades da Cora para facilitar a cobrança de seus clientes
Como eu faço para gerar um boleto de pagamento na Cora?
A Cora é uma conta digital para quem empreende que, entre as suas diversas facilidades, oferece o serviço de emissão de boletos de forma ilimitada e gratuita.
No boleto de cobrança da Cora é possível alterar campos como data de vencimento, incluir juros e multas, e inserir os dados do pagador. Além disso, todos os usuários da conta digital têm a possibilidade de emitir boletos com QR Code Pix, em que o pagamento é realizado em 10 segundos na conta corrente.
Confira um passo a passo simples e prático para emitir boletos na Cora:
- Abra o app da Cora e clique em “Cobrar”;
- Escolha entre boleto tradicional e boleto + QR Code Pix;
- Selecione um contato da lista ou clique em “Emitir para novo contato”;
- Escolha uma das opções: boleto à vista, parcelado ou recorrente;
- Preencha os dados de quem vai pagar o boleto (nome e CPF ou CNPJ);
- Digite o valor da cobrança e sinalize a data de vencimento;
- Dê um nome à cobrança (“Serviço de social media”, por exemplo). Se preferir, adicione uma descrição;
- Selecione se deseja incluir multa e juros e, se quiser, configure uma notificação de cobrança (tudo opcional);
- Confira as informações do boleto e clique em “Concluir”.
Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia
Quais são as vantagens de gerar boletos de pagamento na Cora?
Para quem empreende, gerar boletos na Cora é uma grande vantagem pelos seguintes motivos:
Praticidade
Com o objetivo de simplificar o seu dia a dia, todas as informações sobre os boletos emitidos estão centralizadas em um único lugar, no dashboard de gestão de cobranças da conta, onde também é possível visualizar gráficos comparativos de recebimentos entre o mês atual e o anterior.
Além disso, há vários tipos de opções de boletos de acordo com as necessidades de cada cliente: à vista, parcelados ou com recorrência.
E, para evitar atrasos nos pagamentos, há a possibilidade de programar o envio automático de lembretes de cobranças para os seus clientes (antes, depois ou na data de vencimento dos boletos).
Economia
Na Cora, a emissão de boletos é gratuita e ilimitada. Quem empreende sabe como a ausência de tarifas como esta fazem a diferença no dia a dia. Afinal, quanto mais o seu negócio cresce, mais boletos serão emitidos.
Ter a tranquilidade de que não será necessário arcar com esse tipo de custo é fundamental para garantir a sustentabilidade da sua empresa no longo prazo.
Agilidade nos pagamentos
Após abrir uma conta digital na Cora, processo que leva apenas alguns minutinhos, já é possível emitir boletos e enviá-los aos seus clientes.
Além do boleto tradicional, há opções para receber via transferência (TED ou PIX com QR Code). Quando o pagamento é creditado na sua conta, você já pode utilizá-lo de acordo com as suas necessidades.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Agora que você já aprendeu como faz para gerar um boleto e conferiu as principais vantagens da Cora, que tal abrir a sua conta e começar a usufruir de tudo isso na sua empresa?