Em empresas de diferentes perfis, a utilização de uma régua de cobrança automatizada é uma excelente forma de garantir que o faturamento se mantenha sempre positivo.
Trata-se de uma ferramenta que agiliza o processo de identificar débitos em aberto e o perfil dos clientes inadimplentes para saber como agir com cada um.
A seguir, você confere um conteúdo completo sobre esse assunto a partir de respostas para as perguntas mais comuns sobre ele.
O que é a régua de cobrança automatizada?
Conforme citamos, essa ferramenta tem como função mapear as dívidas de consumidores e determinar de que forma a sua organização cobrará essas pessoas com eficácia.
Existem diferentes formas de abordar um cliente inadimplente. Desde as mais brandas, como enviar uma segunda via do boleto e uma notificação por e-mail, até as mais incisivas, como ligações e suspensões de serviços.
Com a régua de cobrança, é possível saber, de acordo com o perfil do contrato estabelecido e do histórico de adimplência, quais serão os caminhos a serem utilizados para garantir que os pagamentos sejam feitos.
Além disso, por meio dela, você pode analisar a efetividade das estratégias usadas até então e prever quando os recebimentos acontecerão.
Com essas informações em mãos, a sua empresa consegue se organizar melhor com as despesas e manter um fluxo de caixa saudável.
Leia também | Como a régua de cobrança da Cora pode ajudar a reduzir a inadimplência na sua empresa
Qual a importância de usar uma régua de cobrança automatizada?
Qualquer serviço de automatização possui o objetivo de otimizar processos dentro de um empreendimento. E com essa ferramenta de gestão de cobranças não é diferente.
Ao empregá-la no seu dia a dia, o combate a inadimplência se torna muito mais efetivo ao:
- Prevenir esquecimentos por parte dos consumidores, que são devidamente lembrados de acordo com o relacionamento que estabeleceram com a empresa em questão.
- Facilitar o trabalho da equipe que efetua cobranças, evitando que algumas dívidas passem despercebidas.
- Deixar a comunicação muito mais profissional, sendo que os clientes serão notificados formalmente, o que é bastante benéfico, inclusive, para que eles não acreditem que se trata de uma questão pessoal.
- Auxiliar os destinatários a efetuarem a quitação dos débitos por meio de orientações sobre como acertar as contas.
- Facilitar os recebimentos ao deixar claro a urgência dos pagamentos para que não aconteçam penalizações mais sérias.
- Manter um bom relacionamento com os clientes, que se sentem respeitados mesmo em momentos mais delicados.
Percebe como são muitas as vantagens de utilizar a régua de cobrança automatizada para preservar a saúde financeira do seu negócio?
Leia também | Conheça as novidades da Cora para facilitar a cobrança de seus clientes
Como criar uma régua de cobrança automatizada?
Na Cora, procuramos oferecer serviços que facilitem o dia a dia das pessoas empreendedoras, dando mais liberdade para que elas possam crescer.
Portanto, possuímos três ferramentas que contribuem, e muito, com a criação de uma régua de cobrança. São elas:
1. Boletos de cobrança gratuitos e ilimitados
Os clientes da Cora podem emitir boletos de cobrança sem pagar nada por isso.
Com o serviço, você consegue compartilhar o documento para seus clientes por e-mail ou WhatsApp, além de automatizar esse envio em casos de recorrência.
Olha só como o passo a passo para emitir um boleto gratuito é simples:
- Abra o aplicativo da Cora e clique em “Cobrar”;
- Escolha entre boleto tradicional ou boleto + QR Code Pix, dependendo do que ficará mais fácil para o seu cliente;
- Selecione um contato da lista ou clique em “Emitir para novo contato”;
- Escolha entre boleto à vista, parcelado ou recorrente;
- Preencha os dados de quem vai pagar o boleto (nome e CPF ou CNPJ);
- Digite o valor e informe a data de vencimento;
- Dê um nome à cobrança para facilitar a sua organização (“Serviço de social media”, por exemplo). Se preferir, adicione uma breve descrição;
- Selecione se deseja incluir multa e juros no boleto. Você também pode configurar uma notificação (falaremos mais sobre isso em seguida);
- Por último, confira se todas informações do boleto estão corretas e clique em “Concluir”.
Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia
2. Notificações de cobrança
Esse recurso permite que você ganhe tempo por não precisar criar mensagens personalizadas ou enviar comunicações manualmente para cobrar um consumidor sobre um débito em aberto.
Para utilizar essa funcionalidade, basta seguir algumas etapas:
- No menu Gestão de Contatos ou após emitir boletos, adicione o e-mail e outros dados de contato do cliente.
- Escolha quando as notificações serão enviadas. Os períodos disponíveis são: 2, 5, 7, 10 ou 15 dias antes do vencimento; no dia do vencimento; 2, 5, 7, 10 ou 15 dias depois do vencimento.
Aqui, é interessante avaliar quais dessas opções se mostraram mais efetivas com os clientes de acordo com o perfil dentro do qual eles se encaixam. Os mais esquecidos, por exemplo, talvez precisem de mais de um lembrete, antes, no dia e depois do prazo determinado.
- Pronto! Os e-mails automáticos serão enviados com a identificação do nome da sua empresa e o valor gerado, com o boleto no formato PDF para que o destinatário consiga fazer o download, facilitando o pagamento.
3. Dashboard de cobrança
Nesta página, disponível no nosso aplicativo, você tem uma visão completa, em um único lugar, sobre os boletos emitidos e pendentes.
A partir desses dados, fica muito mais fácil mensurar os valores a receber e analisar quais clientes estão cumprindo os acordos e quais possuem uma maior tendência para atrasos.
Também ficam disponíveis gráficos com comparativos de recebimentos entre o mês atual e o anterior. Com eles, você analisa como estão as suas estratégias para garantir a efetividade dos contratos estabelecidos com os consumidores.
Sabemos que cobrar as pessoas não é algo fácil. Por isso, esperamos que essas dicas ajudem você a deixar esse processo mais fácil e natural, mantendo o fluxo de caixa da sua organização sempre positivo.
Nosso time de atendimento segue à disposição em caso de dúvidas. Até a próxima!