O modelo de pagamento recorrente é ideal para empresas que oferecem serviços de uso contínuo. Assim, a lista inclui escolas, academias, aplicativos, plataformas de vídeos e clubes de assinatura, entre outros.
E o primeiro passo para adotar esse tipo de cobrança é entender seu funcionamento e as opções de meios para receber. Além disso, é possível automatizar processos, economizando tempo e dinheiro.
Para ajudar, preparamos este conteúdo explicando o que é pagamento recorrente e quais são suas vantagens. Você também vai aprender a usar o pagamento recorrente por boleto na sua empresa gratuitamente. Vamos lá?
O que é pagamento recorrente?
Pagamento recorrente é um modelo onde as cobranças se repetem conforme a frequência determinada no contrato ou termo de prestação de serviço, podendo ser quinzenal, mensal, bimestral, etc.
Um exemplo são as plataformas de streaming. Nesse caso, o cliente geralmente faz uma assinatura e daí em diante recebe a cobrança todo mês, no valor do plano contratado.
Então, o pagamento recorrente segue ativo até o cliente cancelar a assinatura. Logo, não é preciso contratar novamente o serviço a cada mês.
Por isso a lógica do pagamento recorrente também se aplica a escolas, academias, clubes de assinatura, aplicativos e softwares. Isso porque tais modelos de negócios envolvem a prestação contínua de um serviço após a contratação inicial.
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Meios para pagamento recorrente
Na prática, o pagamento recorrente significa fazer uma cobrança com valor e frequência pré-definidas (R$ 59 por mês, por exemplo). Aliás, a data de vencimento da cobrança também costuma ser fixa (por exemplo, todo dia 5 do mês).
Nesse sentido, os principais meios que podem ser usados para receber pagamentos recorrentes são o boleto bancário, o cartão de crédito e o débito em conta bancária.
Assim, o pagamento recorrente no cartão de crédito exige a autorização inicial da pessoa titular do cartão para as cobranças.
Daí em diante os débitos são feitos automaticamente, até o cancelamento do serviço ou fim do contrato.
A mesma ideia se aplica ao débito em conta: após a pessoa titular autorizar, as cobranças automáticas vão se repetir enquanto o plano ou contrato estiver ativo.
Já o pagamento recorrente por boleto funciona pelo envio automático das cobranças para o cliente.
A propósito, você pode automatizar o pagamento recorrente por boleto na sua empresa sem pagar taxas, como explicaremos em outro tópico.
Qual a diferença entre pagamento parcelado e recorrente?
Vimos que o pagamento recorrente é usado em serviços de prestação contínua e em modelos de assinatura.
Já o parcelamento permite facilitar o pagamento de uma compra pontual. Por exemplo, um serviço de R$ 5 mil parcelado em 5 vezes de R$ 1.000.
Vale deixar claro que também é possível oferecer pagamento parcelado por meio de boletos.
Como gerar boleto de cobrança recorrente sem pagar taxas?
Você pode automatizar a cobrança recorrente com boleto no seu negócio gratuitamente. Sabe como? Com a gestão de cobrança da Cora!
A propósito, a Cora é uma conta PJ livre de tarifas que aceita todas as categorias de CNPJ. Assim, abrindo uma conta gratuita, você pode emitir boletos de cobrança ilimitados sem pagar nenhuma taxa, incluindo boletos recorrentes.
Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia
Além disso, com a gestão de cobrança gratuita da Cora você pode:
- Configurar avisos automáticos lembrando o cliente de pagar o boleto: economize tempo e previna a inadimplência.
- Acompanhar todos os boletos emitidos por situação de pagamento: otimize seu controle de pagamentos.
- Cobrar com boleto parcelado: ofereça parcelamento para quem não tem cartão de crédito.
- Incluir desconto no boleto: incentive o pagamento antecipado.
- Adicionar juros e multa por atraso no boleto: mais um recurso para prevenir a inadimplência.
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Passo a passo para emitir boleto recorrente na Cora
Confira agora o passo a passo para gerar boletos recorrentes pelo aplicativo Cora:
- Abra o aplicativo da Cora.
- Toque em “Cobrar”.
- Escolha o tipo de boleto que você prefere gerar (Boleto com QR Code Pix ou
- Boleto tradicional);
- Toque em “Emitir para novo contato” ou selecione o nome na lista de contatos recentes;
- Selecione a opção “Recorrente” (assinatura);
- Digite o valor total da cobrança (mínimo de R$ 20,00).
- Escolha o período de repetição (mensal, semanal o personalizado);
- Informe a data de vencimento do primeiro boleto;
- Defina quantas vezes essa cobrança se repetirá (de 2 até 24 vezes);
- Clique em “Concluir”. Pronto!
Leia também | Como funciona o boleto recorrente da Cora e quais são suas vantagens?
Quais as vantagens do pagamento recorrente?
O pagamento recorrente tem benefícios para o negócio e para o público, incluindo:
Estimativa de receita mais precisa
No sistema de pagamento recorrente, a empresa tem uma receita previsível, pois os pagamentos são feitos regularmente.
Assim, o modelo facilita o planejamento financeiro empresarial, permitindo tomar decisões a partir de projeções de caixa mais realistas.
Redução da inadimplência
Ao implementar a cobrança recorrente, você diminui o risco de inadimplência, pois os pagamentos são programados.
Logo, isso ajuda a evitar atrasos nos recebimentos e a reduzir a necessidade de cobranças.
Otimização de processos
O formato recorrente automatiza o processo de cobrança, eliminando a necessidade de enviar boletos ou lembretes de pagamento manualmente.
Dessa forma, a empresa gasta pouco tempo e recursos neste processo, permitindo focar em outras áreas importantes.
Maior controle para o cliente
Ao optar pelo pagamento recorrente, o cliente pode ter um melhor controle sobre suas finanças.
Isso porque a pessoa sabe exatamente o valor e a data da cobrança, podendo incluir a despesa no orçamento mensal e se programar.
Flexibilidade e cancelamento fácil
Em muitos casos, a cobrança recorrente oferece flexibilidade de cancelar o serviço ou alterar a forma de pagamento. Sendo assim, o cliente tem mais controle na relação de consumo.
3 dicas para implementar o pagamento recorrente na empresa
As dicas abaixo podem ajudar a otimizar os processos de cobrança recorrente na sua empresa. Confira:
1. Tenha um planejamento estratégico de cobrança
O planejamento estratégico de cobrança engloba as estratégias e as ações da empresa para cobrar seus clientes.
Tal planejamento inclui definir os canais de contato, o estilo de comunicação e os procedimentos de cada etapa da cobrança.
Da mesma forma, a estratégia deve analisar o perfil de inadimplência da empresa e fixar os limites para negociar dívidas.
2. Use a automação para otimizar processos
O uso de ferramentas de automação ajuda a poupar tempo e a evitar erros nos processos de pagamento recorrente.
Nesse sentido, automatizar o envio de boletos e usar lembretes automáticos de cobrança são ações possíveis. Lembrando que você aproveita essas soluções de graça na Cora.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
3. Acompanhe seus resultados e faça ajustes
É importante acompanhar os números para encontrar possíveis pontos de melhoria no sistema de pagamento recorrente.
Além disso, traçar metas e indicadores permite fazer uma análise mais embasada a partir dos relatórios da empresa.
Agora você já sabe como o pagamento recorrente funciona e quais suas principais vantagens. Lembrado que na Cora você pode emitir todos os tipos de boleto de cobrança sem pagar nenhuma taxa. Até a próxima!