Receber pagamentos por Pix é rápido, prático e ajuda a aquecer o fluxo de caixa da empresa, já que o dinheiro entra na conta em segundos.
Por isso, vale a pena aprender como receber pelo Pix para oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes.
A propósito, o Pix vem conquistando a preferência do público na hora de pagar, sendo o método de pagamento mais usado no Brasil em 2022, segundo um levantamento da Febraban.
Neste artigo, você vai entender o que é preciso para receber pelo Pix e as diferentes formas de aceitá-lo. Tem ainda uma dica para receber Pix como pessoa jurídica sem pagar nenhuma taxa! Confira!
Como receber dinheiro pelo Pix?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo lançado em 2020 pelo Banco Central. Na prática, o Pix permite enviar e receber transferências com valor partir de 01 centavo em qualquer dia e horário.
Além disso, o método está disponível tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Dessa forma, um negócio pode incluir o Pix nas formas de pagamento oferecidas ao público.
Para isso, é preciso ter uma conta, onde o dinheiro de cada Pix será recebido. Nesse sentido, é recomendável ter uma conta empresarial, também conhecida como conta PJ, aberta com o CNPJ.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Então, definida a conta onde os pagamentos recebidos por Pix chegarão, a empresa tem as seguintes opções de como passar o Pix para receber.
Via chave Pix
Existe a opção de cadastrar uma ou mais chaves Pix para receber pagamentos. Aliás, o cadastro é feito no próprio aplicativo da conta PJ. É possível usar um e-mail, telefone ou CNPJ como chave.
Desse modo, escolhendo o CNPJ como chave Pix, por exemplo, basta passar o CNPJ da empresa quando um cliente quiser enviar um pagamento pelo Pix.
Além disso, dá para usar uma chave aleatória — uma sequência aleatória de números — em vez de utilizar algum dado da empresa como chave.
Via QR Code
Outra opção para um negócio receber Pix é usar QR Codes. Dessa forma, o cliente abre o aplicativo do banco e usa a câmera do celular para ler o QR Code e concluir o pagamento rapidamente.
Existem ainda dois tipos de QR Code: estático e dinâmico. Assim, o QR Code estático não muda, podendo ser mantido visível no estabelecimento para facilitar os pagamentos por Pix.
Já o QR Code dinâmico tem uso único, ou seja, é preciso gerar um para cada operação. A propósito, o QR Code dinâmico permite incluir informações da pessoa pagadora.
Por um link Pix
Outra forma de receber pelo Pix é compartilhando um link com o cliente. Desse modo, a pessoa cola o link na área Pix do aplicativo do banco para concluir o pagamento.
Nesse sentido, o link Pix pode ser útil quando a câmera do celular do cliente não está funcionando. Isso quando a pessoa prefere o link em vez de uma chave ou Pix manual.
Informando os dados da conta (Pix manual)
Essa opção é conhecida como Pix manual, já que exige informar os dados de quem vai receber o dinheiro (nome, CNPJ/CPF, banco, número da conta e agência).
Logo, o envio de um Pix manual é semelhante ao de uma TED, mas o dinheiro chega na conta de destino em poucos segundos.
Portanto, esse método é útil para quando o negócio ainda não tem uma chave Pix cadastrada.
Leia também | Como fazer Pix sem taxa na sua conta PJ? Confira o passo a passo
Como receber pelo Pix sem pagar taxas?
A cobrança de tarifas no recebimento do Pix por pessoas jurídicas é autorizada pelo Banco Central.
Sendo assim, dependendo da instituição, pode ser descontado um percentual ou valor fixo sobre cada transação recebida.
Porém, na Cora você pode aproveitar as vantagens de receber por Pix sem pagar nenhuma tarifa. Aliás, na Cora você também pode enviar Pix ilimitado e sem taxas.
Então, para receber pelo Pix sem pagar nenhuma taxa, basta ter a conta Cora. Vale ressaltar que a nossa conta é livre de tarifas de manutenção e aceita todos os tipos de CNPJ.
A propósito, na Cora você tem as seguintes opções para receber pagamentos por Pix:
- Cadastrar uma ou mais chaves Pix (CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória);
- Gerar um QR Code estático;
- Compartilhar um link Pix;
- Passar os dados da conta para receber Pix manual.
Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ
Quais as vantagens de receber pelo Pix?
Agora você confere um resumo das principais vantagens que uma empresa pode ter ao receber pelo Pix:
Fluxo de caixa aquecido
Com o Pix, o dinheiro é transferido instantaneamente, permitindo que você tenha acesso ao saldo das vendas mais rapidamente. Isso se comparado a outros meios de pagamento, como cartões de débito, crédito ou boleto de cobrança tradicional.
Logo, essa agilidade contribui para ter mais dinheiro em caixa para custear as despesas da empresa. Em outras palavras, aceitar o Pix auxilia a manter um fluxo de caixa positivo.
Disponibilidade 24/7
O Pix está disponível a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.
Sendo assim, você pode receber pagamentos a qualquer momento, sem ter que esperar o horário bancário.
Agilidade e facilidade para receber
Com o Pix, você elimina a necessidade de dar troco em pagamentos em dinheiro e agiliza as vendas, já que as transferências são concluídas em segundos.
Além disso, receber pelo Pix proporciona praticidade aos clientes, que só precisam de um celular conectado à internet para efetuar o pagamento.
Portanto, recebendo pelo Pix você garante atendimentos mais rápidos e melhora a experiência de compra do público.
Mais opções de pagamento para os clientes
Oferecer diversidade nos meios de pagamento sempre é uma ótima ideia, pois isso pode impulsionar as vendas.
Assim, ao aceitar o Pix você está oferecendo mais uma alternativa para o público pagar pelos produtos ou serviços da sua empresa.
Sem falar que não oferecer essa opção pode resultar na perda de vendas, tendo em vista que o Pix é um dos meios de pagamento mais usados no Brasil.
Taxas mais baixas ou isenção
Em comparação a outros meios de pagamento, como maquininhas de cartão, as taxas do Pix costumam ser mais baixas. Na verdade, você até mesmo pode receber Pix gratuitamente, ou seja, sem qualquer tarifa sobre a transferência.
Dessa forma, ao receber pelo Pix, você pode reduzir os custos com taxas bancárias e aumentar a margem de lucro da empresa.
Receber pagamentos com facilidade por um QR Code
Como mencionado, o Pix oferece a opção de receber pagamentos por meio de um QR Code. Logo, você pode criar um cartaz ou placa com o QR Code e deixá-lo em um local visível no seu estabelecimento.
Isso permite que seus clientes paguem suas compras com praticidade e rapidez, usando o QR Code.
Segurança e proteção dos dados
Todas as informações referentes às transações Pix, como valor e dados do destinatário, são protegidas pelo sigilo bancário, conforme a Lei Complementar n.º 105 e as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Além disso, as transações são criptografadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), garantindo a segurança dos dados.
Leia também | Limite do Pix na Cora: como funciona e como definir
Agora você já sabe como receber pelo Pix na sua empresa de um jeito simples e livre de tarifas. Aproveite e conheça outras vantagens que a Cora oferece. Até a próxima!