Uma conta PJ se destina às movimentações financeiras de uma empresa, sendo vinculada ao CNPJ. E uma dúvida comum sobre a modalidade é saber se conta PJ tem Pix.
Aqui, já adiantamos que, sim, as contas PJ permitem usar o meio de pagamento instantâneo do Banco Central para enviar e receber transferências em poucos segundos, em qualquer dia e horário.
Mas é preciso entender como funciona o Pix para PJ, já que as regras para pessoas físicas e empresas são diferentes. Inclusive, as instituições podem cobrar taxas no Pix para pessoa jurídica. Continue com a gente para ficar por dentro.
Conta PJ tem Pix?
Sim, contas PJ dão acesso ao Pix — meio de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central (BC) em 2020, que permite enviar e receber valores a partir de 01 centavo em poucos segundos, sem restrições de dias e horários.
Aliás, vale ressaltar que o Pix não é um aplicativo específico, e sim um ambiente acessado por uma conta em uma instituição participante do Pix.
Nesse sentido, mais de 700 instituições são autorizadas pelo BC a participar do Pix, com opções para pessoas físicas e empresas. A propósito, a Cora é uma instituição participante do Pix especializada em serviços financeiros para empresas.
Portanto, a partir de uma conta PJ, a empresa pode receber pelo Pix valores referentes à venda de seus produtos ou serviços.
Da mesma forma, o negócio pode usar o Pix para pagar fornecedores, tributos e despesas com rapidez e praticidade.
Leia também | Como fazer Pix sem taxa na sua conta PJ? Confira o passo a passo
Como funciona o Pix para PJ?
A principal diferença nas regras do Pix para pessoas físicas e jurídicas é que tanto o envio quanto o recebimento de Pix pode ter taxas para empresas. Falaremos mais sobre a taxa do Pix PJ em um tópico específico.
Já para pessoas físicas o Pix é gratuito por regra geral, embora possa ser taxado em situações específicas.
Assim, para receber e enviar pagamentos pelo Pix, a empresa deve usar a área Pix de sua conta PJ. As opções para receber pagamentos são:
Informar a chave Pix
A chave Pix é uma identificação que permite receber transferências. Nesse sentido, é possível usar o CNPJ, um e-mail ou celular como chave. Ou ainda, usar uma sequência aleatória de números (chave aleatória).
Por exemplo, se a empresa cadastrar o CNPJ como chave, basta informar esse número para receber valores.
Dessa forma, o cadastro de uma ou mais chaves Pix é feito na área Pix da conta PJ onde a empresa receberá seus pagamentos.
Gerar QR Codes
O QR Code Pix é uma imagem que deve ser escaneada com a câmera do telefone para fazer um pagamento, usando a área Pix do aplicativo do banco utilizado.
Nesse contexto, o QR Code Pix pode ser dinâmico ou estático. Assim, o dinâmico só pode ser usado uma vez e permite incluir dados do pagador. Já o QR Code estático pode ser usado várias vezes.
Portanto, é possível deixar um QR Code estático visível num estabelecimento para agilizar os pagamentos, por exemplo.
Compartilhar um link Pix
Ao gerar um QR Code Pix, também é possível copiar o link vinculado a ele para compartilhar com a pessoa pagadora. Logo, essa é outra opção para receber pagamentos pelo Pix.
Informar os dados da conta
Também é possível receber pagamentos pelo Pix informando os dados da conta PJ (CNPJ, agência, conta, banco, etc.). Aliás, mesmo que a empresa ainda não tenha uma chave Pix cadastrada, é possível receber desse jeito.
Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ
Quem tem CNPJ paga Pix?
As instituições podem cobrar tarifas no Pix de pessoas jurídicas. Entretanto, essa cobrança não é obrigatória, logo, nem sempre quando a conta PJ tem Pix existe taxação.
Nesse sentido, a Cora é um exemplo de conta PJ com Pix gratuito: clientes Cora podem enviar e receber Pix à vontade sem pagar nenhuma taxa.
De todo modo, segundo o Banco Central, pessoas jurídicas podem pagar taxas para usar o Pix nos seguintes casos:
Receber pelo Pix
- Receber de pessoa física;
- De pessoa jurídica usando o Pix por QR Code ou serviço de iniciação.
Pagar pelo Pix
- Transferir para pessoa física informando os dados da conta, chave ou iniciação de transação de pagamento;
- Transferir para pessoa jurídica informando os dados da conta ou chave.
Vale dizer que a cobrança do Pix para o Microempreendedor Individual (MEI) e o Empresários Individual (EI) funciona como a de pessoas físicas.
Sendo assim, pessoas físicas, MEIs e EIs só pagam taxas no Pix nas seguintes hipóteses:
Receber pelo Pix:
- Receber mais de 30 Pix por mês;
- Recebimento por QR Code dinâmico ou QR Code de um pagador pessoa jurídica.
Pagar pelo Pix:
- Usar canais presenciais ou por telefone, mesmo com outros disponíveis.
Qual a taxa de Pix para CNPJ?
O Banco Central não estabelece valores mínimos ou máximos para a taxa do Pix PJ. Logo, as instituições têm liberdade para fixar suas tarifas.
De todo modo, o valor da taxa deve ser especificado no comprovante de cada transação do Pix, se houver taxação.
Na prática, a tarifa para enviar e receber Pix como PJ pode ser um valor fixo ou percentual descontado do valor de cada operação. Além disso, a instituição pode fixar valores mínimos e máximos para a taxa.
Leia também | Limite do Pix na Cora: como funciona e como definir
Como ficar livre da taxa do Pix na conta PJ?
Como adiantamos, na Cora a conta PJ tem Pix gratuito, entre outras facilidades para ajudar sua empresa a crescer. A propósito, a Cora aceita todas as categorias de CNPJ.
Dessa forma, todas as empresas podem aproveitar nossa conta PJ sem tarifas de manutenção e com benefícios que incluem:
- Receber e fazer pagamentos ilimitados por Pix sem pagar nenhuma taxa;
- Cobrar por boleto 100% livre de taxas e sem limite de emissão;
- Gerar boleto parcelado, recorrente e boleto + QR Code Pix, tudo gratuito e ilimitado;
- Aproveitar nossa gestão de cobrança gratuita.
Então, basta abrir sua conta gratuita para aproveitar essas vantagens. O processo de abertura é simples e rápido, todo pelo celular. Além disso, a aprovação da conta é geralmente feita em poucos minutos.
Agora você já sabe que conta PJ tem Pix e que a sua empresa pode usar esse meio de pagamento sem nenhum custo com tarifas. Até a próxima!