Será que vale a pena ter mais de uma maquininha de cartão? Essa é uma dúvida comum da maioria das pessoas que possuem um negócio próprio.
Como um dos principais objetivos da Cora é facilitar a sua jornada empreendedora, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber antes de apostar neste importante investimento.
Confira a seguir!
Vale a pena ter mais de uma maquininha de cartão?
Se levarmos em consideração os hábitos de consumo dos brasileiros, a resposta é sim. Isso porque o cartão de crédito ainda é um dos métodos de pagamentos mais usados no nosso país.
Tanto que, segundo uma pesquisa da Serasa, divulgada em maio de 2023, 52% das pessoas utilizam em sua rotina três ou mais cartões de crédito.
E essa é uma tendência que se mantém, mesmo com a popularização de outros meios de pagamento, como o Pix.
Outro número que é interessante ter em mente é o seguinte: de acordo com a Minsait, o Brasil é o país que mais utiliza cartão de crédito na América Latina, com 81,6% dos consumidores optando por essa alternativa.
Maior segurança de andar com cartão no lugar de dinheiro e a facilidade de acesso a esse recurso são alguns dos motivos que podem explicar essa preferência.
O que não significa, claro, que a maquininha de cartão também não apresente algumas desvantagens que precisam ser colocadas na balança. No próximo tópico, vamos nos aprofundar mais sobre esse assunto.
Leia também | Qual é a melhor maquininha de cartão? Saiba como escolher a sua
Quais são as principais vantagens e desvantagens da maquininha de cartão?
Ao avaliar se esse método é viável ou não para o seu negócio, uma pessoa empreendedora deve levar alguns pontos em consideração.
Quando falamos sobre as principais vantagens da maquininha de cartão, podemos citar:
- Trata-se de um recurso que consegue atingir mais consumidores devido ao hábito dos brasileiros de usar cartão de crédito e débito, democratizando o processo de compras.
- Garante mais segurança e facilidade para recebimento de pagamentos, uma vez que a responsabilidade pela cobrança passa a ser de quem administra a maquininha.
- Previne fraudes com cheques ou boletos, por exemplo, e até mesmo os golpes envolvendo o Pix.
- Oferece um maior controle das vendas a partir da emissão do extrato.
- Possibilita que o cliente realize compras maiores por meio do parcelamento.
Por outro lado, estamos falando de uma ferramenta que também possui algumas desvantagens importantes que também devem entrar na análise. São elas:
- Cobrança de mensalidade por parte da algumas instituições, o que pode acabar prejudicando a saúde financeira do seu empreendimento.
- Desconto de uma porcentagem do valor em todas as transações, outro impacto considerável no seu fluxo de caixa.
- Falta de clareza sobre as taxas das instituições, sendo necessário conferir essa informação com calma antes de fazer a implementação.
- Possível demora para que o dinheiro das compras caia na conta.
Uma vez que você tenha consciência sobre estes pontos, é possível tomar uma decisão mais assertiva para a sua empresa.
Leia também | Centralize os pagamentos das suas maquininhas na Cora
Como faço para escolher a melhor maquininha de cartão para atender as minhas demandas?
Para ajudar você a selecionar a melhor opção para o seu negócio, separamos alguns pontos que você pode ter em mente na hora de fazer essa escolha.
1. Veja quais bandeiras são aceitas
Essa é a primeira preocupação de quem está investindo nessa ferramenta. Afinal, ao aceitar pagamento com cartões de diferentes bandeiras, multiplica-se o poder de venda do estabelecimento, atendendo uma parcela maior de clientes.
Em caso de padarias, confeitarias, restaurantes e cafés, também é indispensável que ela inclua vale refeição e vale alimentação.
2. Analise as taxas cobradas
Além do custo de aluguel ou de compra da máquina, lembre-se que existem tarifas incluídas em cada venda. Portanto, dê preferência para aquelas cujos valores são mais baixos, para que os seus ganhos não sejam afetados.
Também vale a pena analisar as chamadas taxas de antecipação, ou seja, aquelas que são cobradas quando você precisa antecipar o recebimento das vendas.
3. Entenda as suas necessidades operacionais para saber quantas maquininhas você precisa ter de fato
Finalmente, tenha em mente o seu faturamento médio atual e a rotina de vendas do seu negócio para saber se é interessante ou não ter mais de uma máquina de cartão de crédito disponível.
Se a sua loja não tem horários de pico e possui processos mais programados, uma máquina só pode ser suficiente. Por outro lado, lugares com grandes movimentos precisam de pelo menos uma reserva, caso a principal dê problemas.
Leia também | Como receber o dinheiro das vendas da sua maquininha na Cora
Centralize os pagamentos da sua maquininha na Cora
Como a Cora está sempre trabalhando para criar soluções financeiras que facilitem o seu dia a dia enquanto pessoa empreendedora, temos uma novidade para compartilhar.
A partir de agora, você pode mudar seu domicílio bancário (conta na qual o dinheiro das vendas feitas na maquininha é depositado) para receber os valores de qualquer dispositivo Getnet, PagBank, PagSeguro, Rede ou Stone (com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo) direto na sua conta Cora.
Além de concentrar os seus pagamentos em um mesmo lugar, você pode aproveitar para usufruir dos benefícios disponíveis no nosso banco digital, como:
- Dashboard exclusivo para acompanhamento dos status dos recebimentos;
- Projeção de fluxo de caixa;
- Notificações automáticas de cobrança;
- Boletos parcelados, gratuitos e ilimitados;
- Transferências Pix e TED gratuitas;
- Cartão empresarial sem anuidade;
- Acesso múltiplo para sócios.
Caso tenha alguma dificuldade com essa mudança, entre em contato com o suporte pelo nosso aplicativo.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Esperamos que este conteúdo tenha contribuído para que você tome decisões mais assertivas para o seu empreendimento. Até a próxima!