Mapa dos Contadores é um estudo realizado pelo Banco Cora para mapear o perfil dos profissionais de contabilidade no Brasil. O principal objetivo dessa pesquisa é compreender as principais prioridades, desafios e necessidades das pessoas contadoras em seu dia a dia.
Afinal, esta é uma das profissões que mais crescem no Brasil. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Em 2023, o Brasil chegou a 526.835 profissionais de contabilidade com registro ativo no país. O CFC descobriu, ainda, que já são mais de 80 mil escritórios de contabilidade no país.
E sabe o que mais surpreendeu nesse levantamento? A posição de relevância e prestígio das pessoas contadoras. Esses profissionais foram responsáveis por apoiar as lideranças das empresas em que atuam em mais de 86% das tomadas de decisão estratégicas.
Na Cora, não romantizamos o desafio que é empreender, e entendemos a importância de ter os processos de contabilidade e finanças muito bem estruturados. As contabilidades são parte fundamental do desenvolvimento dos negócios de pequenas e médias empresas no Brasil, e está na hora de terem suas necessidades atendidas pelo sistema financeiro.
Continue a leitura e confira os destaques da edição de 2023 do estudo Mapa dos Contadores.
Mapa dos Contadores: perfil dos respondentes
Começamos a apresentação do Mapa dos Contadores revelando um pouco sobre o perfil dos respondentes deste estudo. De modo geral, foi possível identificar que as pessoas contadoras estão majoritariamente na região Sudeste (52,5%), seguido pelo Nordeste, com 18% dos respondentes.
Além disso, 67,7% desses profissionais atuam no mercado da contabilidade há mais de 10 anos, demonstrando grande maturidade e experiência. Por outro lado, em termos de estrutura das contabilidades, o Mapa dos Contadores mostrou que a maior parte (67,3%) dos negócios conta com 1 a 5 colaboradores, e que 87,4% dos negócios possuem somente 1 a 2 pessoas sócias.
Isso mostra que as instituições financeiras estão lidando com profissionais altamente capacitados, porém não tão bem estruturados em relação a processo e rotinas. Ou seja, enfrentam desafios com suas atividades diárias, prazos apertados e informações descentralizadas dos diferentes clientes.
Por isso, é fundamental que essas equipes recebam um atendimento especializado por parte dos bancos. E nada melhor do que as instituições conhecerem todo esse contexto para adequar seus produtos e serviços a essa realidade.
O Banco Cora tem um programa especial para os profissionais de contabilidade que facilita o dia a dia das pessoas contadoras. Conheça o Coraliados!
Leia mais | Como funciona o Programa Coraliados?
Serviços oferecidos e segmentos atendidos
O Mapa dos Contadores mostrou que os principais segmentos atendidos pelas contabilidades no Brasil são os de:
- Serviços (92,1%);
- Comércio (77,1%);
- Saúde (52,6%);
- E regimes tributários (47,7%).
Os serviços oferecidos para as empresas atendidas nesses segmentos são, principalmente, escrituração contábil e tributária (96,2%), abertura (95,1%) ou encerramento de empresa (91,6%). Estes são os serviços mais comumente oferecidos por mais de 90% das contabilidades brasileiras.
E o que as instituições financeiras podem aprender com isso? Bom, a resposta é simples: os bancos precisam adaptar produtos e serviços que atendam a essas necessidades. Um escritório de contabilidade que atua majoritariamente com abertura de empresas, por exemplo, irá precisar apresentar ao seu cliente uma série de rotinas necessárias a uma nova empresa.
Um exemplo é a abertura de conta PJ e todas as obrigações relacionadas ao dia a dia de uma pessoa empreendedora. A contabilidade pode — e deve — assumir uma posição de protagonismo nessa etapa, atuando como uma consultoria e referência para o seu cliente.
Leia mais | Como o Programa Coraliados contribuiu para a atração de clientes Prímor?
Principais desafios das contabilidades
O Mapa dos Contadores reflete uma série de cenários das contabilidades brasileiras, dentre eles, os principais desafios enfrentados no dia a dia. Continue a leitura e confira os destaques do estudo.
Formato de atendimento
Por ser um setor ainda muito tradicional, o formato presencial de atendimento aos clientes ainda é predominante entre os respondentes do Mapa dos Contadores (75,1%). No entanto, estamos vivenciando uma transformação dessa mentalidade com o atendimento digital já sendo visto como modelo para redução de custos, e utilizado por 64,6% das empresas.
Captação de novos clientes
Também pelo mesmo motivo do desafio anterior, vemos no Mapa dos Contadores que a captação de novos clientes ainda passa por alguns percalços no mundo das contabilidades.
Afinal, processos digitais ajudam — e muito — nessa etapa, mas os escritórios ainda não contam tanto com esse apoio: 95,6% das contabilidades ainda dependem majoritariamente do canal de indicação para captação de novos clientes. A segunda estratégia de captação mais citada pelas contabilidades foi a de redes sociais (42,6%), mostrando uma evolução dos profissionais do segmento no mundo digital.
Por mês, em média, as contabilidades brasileiras adquirem entre 1 (36,2%) e 3 (35,6%) novos clientes, somando um total de 12 a 36 empresas entrando na carteira por ano. Uma minoria consegue captar acima de 4 novos clientes por mês (13,2%).
Com isso, a maior parte delas chegam a um faturamento de até 180 mil reais por ano, com uma média de receita mensal de 15 mil reais (53,7%). Uma minoria (16%) fatura acima de 720 mil reais por ano, mas já existem caminhos para reverter esse cenário.
Leia mais | Como aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade: 15 estratégias que você precisa conhecer
Facilitando o dia a dia das pessoas contadoras
O Mapa dos Contadores levantou uma bola muito importante, que é: como as instituições financeiras podem apoiar as pessoas contadoras em suas jornadas empreendedoras para, assim, contribuir com o desenvolvimento dos clientes dessas contabilidades?
Um elemento fundamental na rotina dos escritórios é o envio e recebimento de extratos, porém neste estudo, identificamos que isso ainda é feito de forma manual em 82,2% das vezes. Para 69,7% das contabilidades receber esse extrato de forma automatizada de seus clientes seria importante para a simplificar a rotina.
As contabilidades brasileiras clamam por apoio e parceria das instituições financeiras, dos bancos e demais atores que constroem o ecossistema de finanças. Aqui no Banco Cora, temos a missão de simplificar a rotina e a gestão financeira das PMEs brasileiras, e de auxiliar as contabilidades, braço direito das PMEs, a se desenvolverem.
Baixe o estudo completo do Mapa dos Contadores e conheça o programa Coraliados, feito para simplificar o dia a dia das contabilidades. Até a próxima!