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7 ideias de promoções para o Dia do Cliente 

27 de julho de 2023
promoção dia do cliente

Que tal começar a pensar em promoções para o Dia do Cliente, que é comemorado em 15 de setembro, e é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas do seu negócio?

A data permite que ações sejam pensadas com foco em estreitar o relacionamento com os consumidores. Por isso, inseri-la no calendário sazonal da sua empresa é uma excelente estratégia.

Ao longo deste artigo, confira dicas práticas e ideias de promoções para aproveitar esse momento do ano.

Leia também | Como criar uma campanha para o Dia do Cliente do zero 

Por que investir no Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado em 2003 por João Carlos Rego, especialista em marketing. Como o próprio nome já diz, o objetivo da data é homenagear quem torna todos os negócios possíveis: os clientes.

Visto que é uma data comercial, as empresas têm a oportunidade de planejar ações comemorativas com foco em atrair o público e aumentar as vendas. 

No entanto, diferentemente do Natal ou do Dia das Mães, por exemplo, em que o objetivo é incentivar a troca de presentes, o Dia do Cliente é uma celebração da relação entre marcas e consumidores.

A oportunidade, portanto, é de valorizar os clientes e reforçar o compromisso da sua empresa com a satisfação de quem compra os seus produtos ou serviços.

Leia também | 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

7 ideias de promoções para o Dia do Cliente

Há muitas formas de atrair a atenção do seu cliente nesta data. Em seguida, confira algumas ideias que podem te inspirar:

1. Ofereça descontos atrativos

Não há como negar que os descontos são um dos grandes responsáveis por atrair os consumidores, não é mesmo?

Por isso, vale pensar em ofertas irresistíveis para a promoção do Dia do Cliente, ou seja, preços ou condições que realmente não estão disponíveis em outros momentos do ano.

Uma opção é oferecer descontos progressivos, em que o consumidor ganha descontos cada vez maiores conforme adquire mais produtos.

Por exemplo, ao levar dois produtos, o desconto é de 5%; três produtos, aumenta para 10%; quatro produtos, 15%; e assim por diante.

Lembre-se de que o mais importante é nunca inflar os preços antes da data comercial para depois aplicar descontos falsos. Isso pode ser extremamente prejudicial para a reputação do seu negócio.

2. Proporcione frete grátis

Para quem tem um e-commerce, o frete grátis é um atrativo significativo para os clientes. Afinal, dependendo de onde for o endereço de entrega, esse valor pode sair bem alto e afetar a decisão de compra.

A dica aqui é determinar o frete grátis a partir de um determinado valor gasto, incentivando o consumidor a fazer uma compra maior.

3. Dê brindes criativos

Os brindes também são uma excelente estratégia para a promoção do Dia do Cliente, pois é uma forma de demonstrar a preocupação da sua marca em agradar o consumidor.

De acordo com o segmento da empresa e com o perfil do cliente, pense em brindes que agregam valor e que estejam sempre no olhar do cliente. Por exemplo: uma livraria pode oferecer marcadores de livros ou cadernos de leitura como brindes para compras acima de um determinado valor.

4. Faça sorteios

Para incentivar a participação no sorteio, é preciso definir prêmios bem interessantes, de acordo com o perfil do seu público.

Um cabeleireiro, por exemplo, pode sortear um “Dia de SPA” com vários serviços de beleza inclusos. Já um pet shop tem a possibilidade de sortear um ano de banho grátis para o pet. 

Além disso, você deve pensar quais são os pré-requisitos para participar do sorteio. Por exemplo, a necessidade de gastar um determinado valor na loja para, então, cadastrar-se e ter a oportunidade de concorrer.

5. Promova lançamentos especiais na data

Que tal promover o lançamento de um novo produto ou serviço no Dia do Cliente e oferecer condições especiais que incentivem a compra?

Datas comerciais são uma excelente oportunidade para vender mais e pode ter certeza de que uma novidade é capaz de despertar uma curiosidade ainda maior.

A dica é criar toda uma campanha prévia de divulgação antes do lançamento, contando para o público que algo novo será lançado e quais são os benefícios para quem comprar no período da promoção.

Assim, no dia oficial do lançamento, quem tiver interesse já estará preparado para realizar a aquisição.

6. Ofereça benefícios especiais aos clientes fidelizados

Clientes fiéis há muitos anos esperam por recompensas e benefícios diferenciados. Afinal, são compradores assíduos do seu negócio e, muitas vezes, até mesmo promotores da marca.

O Dia do Cliente é um momento em que você deve ressaltar esses consumidores, enviando um desconto ou um mimo especial. 

Caso não haja essa possibilidade, enviar ao menos uma mensagem agradecendo pela confiança já pode ser uma forma interessante de se conectar com essas pessoas.

7. Defina estratégias de cross selling e up selling

Que tal, além de investir nos descontos, também apostar em estratégias de vendas como up selling e cross selling? Confira como funcionam:

 

  • Up selling: oferecer produtos/serviços superiores, ou seja, versões mais completas e de maior valor;
  • Cross selling: oferecer uma “venda cruzada”, em que se incentiva a venda de produtos/serviços complementares a fim de melhorar a experiência do cliente.

 

Na prática, funciona da seguinte forma… 

Imagine que você vai a uma lanchonete e faz o seu pedido, mas antes de finalizar, a atendente pergunta se você deseja trocar as batatas fritas médias por grandes pelo acréscimo de 50 centavos. Isso é up selling!

Já se a atendente anota o seu pedido e pergunta se você deseja adicionar nuggets ao seu pedido, que já inclui batata frita e sanduíche, isso é cross selling.

Existem muitas possibilidades de ações para investir no Dia do Cliente, não é mesmo? Com todas estas dicas você já pode começar a planejar as suas promoções para decolar as vendas. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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