Quando o assunto é gestão financeira, escolher o melhor banco digital PJ é uma das principais responsabilidades dos donos de negócios. Isso porque os bancos tradicionais já não atendem mais às demandas dos empreendedores, que precisam de serviços financeiros inovadores, ágeis, eficientes e descomplicados.
Em meio às diversas opções de contas digitais, fica até difícil saber qual delas é a melhor conta jurídica. Mas não se preocupe! Preparamos este conteúdo para te ajudar nessa tarefa.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como escolher o melhor banco digital PJ?
De empreendedor para empreendedor, sabemos que ter uma empresa no Brasil não é um trabalho fácil. Os desafios que envolvem as atividades pessoa jurídica já são imensos, mas a morosidade e o excesso de burocracia dos serviços financeiros tornam a situação ainda mais complicada. E não deveria ser assim.
Os empreendedores se desdobram para planejar as melhores estratégias dentro de suas atividades econômicas enquanto perdem tempo com processos pouco inteligentes. Tudo isso ainda tendo que gastar mais do que deveriam para ter acesso a serviços bancários essenciais.
Alguns empreendedores costumam ter a sensação de que os bancos estão, na verdade, trabalhando contra suas empresas. No fim do dia, falta tempo e energia para eles se dedicarem ao coração da sua marca: seu produto ou serviço.
Mas a boa notícia é que já existem soluções desenvolvidas justamente para sanar esses problemas. As contas digitais são basicamente contas correntes bancárias operadas apenas pelos meios online (aplicativo ou site). Ou seja, diferentemente do que acontece nos bancos tradicionais, não existe uma agência física para atender o cliente.
Para escolher o melhor banco digital PJ que será parceiro da sua empresa, considere pontos como: tarifas aplicadas, facilidade na abertura de conta e operações financeiras do dia a dia, entendimento do seu negócio, credibilidade e segurança e, sobretudo, a qualidade do atendimento.
A seguir, trataremos cada um destes pontos de forma mais detalhada:
Leia também | O que é conta PJ? Saiba por que sua empresa precisa de uma
1. Tabela de tarifas
O principal motivo de mortalidade das empresas no seu primeiro ano de funcionamento está ligado à falta de gestão estratégica e financeira do negócio. Esses dados são do SEBRAE, que também aponta planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor como causas mortis para empresas em seus cinco primeiros anos.
Dessa forma, analisar os custos da conta PJ é fundamental. Coloquei na ponta do lápis a previsão de gastos que a sua empresa terá mensalmente de acordo com os serviços utilizados.
Considere as tarifas de manutenção da conta e do cartão empresarial, emissão e compensação de boletos, gestão de cobranças, transferências (TED e Pix) etc. Verifique se a conta oferece todos os serviços que você precisa e quais são os valores cobrados. Vale dizer que existem ótimas opções de banco digital PJ que são completamente isentos de tarifas.
Saiba mais | É possível ter uma conta PJ sem taxa?
2. Velocidade na abertura de conta
Examine cuidadosamente o processo de cadastro e abertura da conta. Uma grande vantagem dos bancos digitais é a burocracia reduzida e maior velocidade na abertura de contas.
Os bancos tradicionais costumam ter processos longos e demorados, que envolvem o preenchimento de vários formulários e o envio de diversos documentos. Em alguns casos, a abertura da conta pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizada.
Portanto, antes de dar os primeiros passos no cadastro, verifique quantas etapas ele possui, quais são os documentos necessários e qual é o tempo médio de análise. Aqui na Cora, por exemplo, o processo de cadastro leva apenas 7 minutos.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
3. Entendimento do seu negócio
Outro ponto extremamente importante é escolher um parceiro que apoie o seu negócio. O seu banco PJ precisa ser seu aliado em toda a gestão financeira e entender suas dores e dificuldades do dia a dia. Isso quer dizer que aspectos como a interface do aplicativo e as funcionalidades disponíveis precisam ser adaptadas para a realidade de empresas.
Escolha um banco digital cujo objetivo seja te ajudar a resolver as dificuldades na administração financeira, oferecendo serviços inovadores, ágeis e descomplicados.
4. Credibilidade e segurança
A gente sabe que ainda há uma parcela muito grande da população com receio de usar os bancos digitais.
Mas para resolver toda essa insegurança, o Banco Central regulamentou todas as fintechs de crédito desde abril de 2018, demonstrando a tendência de inovação mesmo num setor historicamente conservador (para esclarecer, fintechs são as empresas de tecnologia que costumam estar por trás das contas digitais).
Em outras palavras, antes de abrir sua conta jurídica, certifique-se de que se trata de um agente financeiro autorizado pelo Banco Central. E se por acaso a instituição for certificada como Sociedades de Crédito Direto (SCDs), você pode ficar ainda mais tranquilo.
Essas instituições financeiras trabalham intermediando operações financeiras, ou seja, as SCDs precisam ter o patrimônio dos clientes totalmente separado do patrimônio da empresa.
Em outras palavras, todo o dinheiro que você deposita no seu banco digital SCD está diretamente depositado no Banco Central. Dessa forma, mesmo se a fintech declarar falência, o seu dinheiro estará completamente seguro.
5. Atendimento próximo e humanizado
Apesar do contato com as contas digitais ser remoto, quando o cliente precisa de uma ajuda ele também precisa se sentir amparado para solucionar qualquer problema. Por isso, ao escolher o melhor banco digital PJ, avalie como é o atendimento da instituição financeira.
Se precisar, faça um teste antes mesmo de tomar a decisão. Afinal, quando você é bem atendido, você consegue resolver o problema com muito mais agilidade e isso pode facilitar a sua rotina financeira empresarial.
Além do mais, se a instituição mantém uma boa relação com os clientes, isso significa que os feedbacks são atendidos e que a probabilidade dos serviços melhorarem cada vez mais é altíssima. Uma empresa que trata bem os seus clientes e consegue receber e trabalhar em cima das críticas e sugestões dos consumidores, tem grande chance de ser bem sucedida.
Leia também | Banco digital para empresas: o que você precisa saber antes de contratar
Serviços essenciais: o que o melhor banco digital PJ precisa oferecer?
Não há resposta certa ou errada para essa pergunta. De forma geral, os melhores bancos digitais para a sua empresa precisa entender quais as suas necessidades como pessoa empreendedora.
Existem diversas opções no mercado, mas você deverá optar por aquela que oferece os principais diferenciais que facilitarão a sua gestão financeira.
O melhor banco digital para PJ deve oferecer serviços como emissão de boleto de cobrança, transferências Pix gratuitas, atendimento personalizado, cartão de crédito empresarial e internet banking, por exemplo. A Cora é uma conta PJ gratuita e oferece essas vantagens e muito mais.
A nossa missão é libertar as pessoas empreendedoras de taxas e burocracias desnecessárias e queremos simplificar a gestão financeira de quem empreende. Agora que você já sabe como escolher o melhor banco digital PJ, conheça mais sobre a Cora: a conta digital que a sua empresa merece! Confira todos os benefícios da conta Cora:
- TED e PIX PJ 100% gratuitos pelo aplicativo
- Pagamento de contas de consumo e impostos com código de barras
- Cartão de débito e crédito Visa empresarial sem anuidade
- Emissão e gestão de boletos 100% gratuita – incluindo boleto com QR Code PIX
- Liberdade para adicionar pessoas na conta
- Movimentação de várias contas PJ em um só aplicativo
- Cadastro de conta simplificado e 100% digital em até 7 minutos
- Acesso à Cora Web: praticidade para acessar a sua conta Cora direto do computador
Leia também | Chegou no seu deskTOP: a Cora Web
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.