Que tal usar as datas comerciais 2024 para planejar suas campanhas de marketing e vendas ao longo do ano? Assim fica mais fácil pensar em ações para atrair novos clientes, fidelizar seu público e vender mais.
Dessa forma, você pode usar as principais datas comemorativas e celebrações mais específicas para montar o cronograma do seu negócio.
Então, preparamos um calendário de datas comerciais 2024 para simplificar seu planejamento. Com ele você consegue se organizar com antecedência para não perder oportunidades.
Como explorar as datas comerciais de 2024?
Como falamos no início do artigo, as datas comerciais 2024 podem ser a base do planejamento de marketing da empresa.
Nesse sentido, as estratégias podem incluir ofertas e condições especiais, como frete grátis e descontos progressivos. Também vale apostar em ações nas redes sociais da empresa, ou investir em mensagens personalizadas.
A propósito, a empresa pode usar ocasiões específicas para reforçar seu posicionamento, demonstrando apoio a causas sociais. Alguns exemplos são o Dia da Mulher e o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
Sendo assim, não importa se o negócio é físico ou digital, vende produtos ou serviços. O que vale é considerar o perfil do seu público e setor de atuação para aproveitar o calendário comercial 2024.
Principais datas comerciais 2024
Agora você confere as principais datas comerciais de 2024 com sugestões de como explorá-las.
Carnaval 2024 (13 de fevereiro)
Para aquecer as vendas no começo do ano, vale apostar em ações relacionadas ao Carnaval. Nesse sentido, uma opção é focar em produtos e serviços ligados à festividade.
Por exemplo, itens de vestuário, beleza e lazer, como roupas e acessórios para curtir a folia.
Da mesma forma, dá para focar no público que prefere descansar nessa época. Isso inclui desde acessórios para praia e churrasco, até serviços de turismo.
Dia Internacional da Mulher (8 de março)
As datas comerciais 2024 também podem ser usadas para reforçar o comprometimento da empresa com causas importantes, como adiantamos.
Assim, as ações do Dia da Mulher não precisam se limitar oferecer vantagens em produtos e serviços para o público feminino. Sim, descontos e promoções sempre são bem-vindos, mas dá para ir além.
Dessa forma, a empresa pode se posicionar sobre questões como o enfrentamento da violência contra a mulher. Ou mostrar as ações já realizadas em prol da igualdade no mercado de trabalho, por exemplo.
Dia do Consumidor (15 de março)
O Dia do Consumidor está ganhando cada vez mais destaque no Brasil, assim como a conhecida Black Friday.
Aqui, uma sugestão para aproveitar a data é promover suas ofertas com uma semana de antecedência (lembre-se de estabelecer a validade).
Além disso, o Dia do Consumidor é um bom momento para avaliar a qualidade do atendimento prestado e demonstrar o respeito da empresa por seu público.
Páscoa 2024 (31 de março)
A Páscoa é uma data importante para o ramo de chocolates, incluindo pequenas empresas que oferecem produtos especiais e personalizados.
Além disso, peixes (ou substitutos veganos), azeites, vinhos e itens de decoração temática costumam ter uma demanda maior.
Sendo assim, é recomendável investir na divulgação antecipada do catálogo de produtos e pensar em novidades para aproveitar melhor.
Dia das Mães 2024 (12 de maio)
O Dia das Mães é uma data versátil, já que existem mães de perfis variados, certo?
Sendo assim, é importante entender seu público na hora de explorar essa data comercial em 2024.
Da mesma forma, a festividade não abrange só o comércio, pois serviços ligados a lazer e bem-estar também podem ser ótimos presentes.
A propósito, foram apontadas como categorias preferidas de presentes para a data: cosméticos, moda e acessórios, calçados, celulares, flores e plantas. As informações são de um estudo de 2023 da empresa Conversion.
Dia dos Namorados (12 de junho)
Essa é outra data comercial versátil, já que produtos e serviços variados são opções para presentear ou curtir esse dia a dois.
Sendo assim, cada negócio deve investir em estratégias alinhadas a seu setor, além de ficar de olho no perfil de seu público.
De todo modo, ações nas redes sociais, condições diferenciadas e descontos são ideias para atrair clientes e vender mais.
Dia dos Pais 2024 (11 de agosto)
Mais uma data versátil que empresas de diferentes ramos podem aproveitar, incluindo comércio e prestação de serviços.
Logo, é essencial considerar seu mercado e público para planejar as campanhas de divulgação e outras estratégias focadas na data.
Dia do Cliente (15 de setembro)
As estratégias para aproveitar essa data devem ter o cliente como foco. Oferecer brindes e descontos são algumas ideias para valorizar quem compra de você.
Além disso, a empresa pode usar seus canais de comunicação para agradecer e demonstrar seu respeito ao público.
Dia das Crianças (12 de outubro)
O comércio costuma aquecer as vendas no Dia das Crianças, especialmente nas áreas de brinquedos, roupas e acessórios infanto-juvenis.
Da mesma forma, empresas com serviços para crianças e adolescentes podem aproveitar a ocasião.
Sendo assim, investir em uma comunicação voltada para esse público, caprichar na decoração e oferecer promoções são estratégias para a data.
Black Friday 2024 (29 de novembro)
Originária dos Estados Unidos, a Black Friday já se popularizou como data comercial no Brasil. Assim, lojas físicas e online podem oferecer descontos (reais) para aquecer as vendas.
Além disso, é importante preparar o estoque e montar as estratégias de divulgação com antecedência para ter resultados.
Cyber Monday 2024 (2 de dezembro)
Embora menos popular que a Black Friday, a Cyber Monday vem conquistando o público brasileiro.
Nesse sentido, mais da metade dos consumidores pretendia comprar na Cyber Monday do ano passado. Além disso, 39% já haviam comprado na data e desejavam repetir a experiência, segundo um estudo da Ecglobal.
Por ser focada nas compras online, o Cyber Monday representa uma ótima oportunidade para lojas virtuais aquecerem suas vendas. Para isso, e-commerces podem apostar em estratégias como promoções, frete grátis e cupons de descontos.
Natal (25 de dezembro)
Com a proximidade do Natal, a demanda por produtos de segmentos diversos costuma aumentar. Por isso, a empresa deve se preparar para aquecer as vendas nessa época.
Nesse sentido, investir numa decoração especial com antecedência é uma forma de atrair o público e proporcionar uma experiência diferenciada.
Do mesmo modo, lojas físicas e virtuais devem reforçar seus estoques e planejar as ações de marketing para otimizar os resultados na data.
Datas comerciais 2024 mês a mês
Você pode escolher as datas comerciais 2024 que entrarão no marketing da empresa para começar a montar seu cronograma.
Por isso, organizamos as datas mês a mês para facilitar seu planejamento. Lembrando que também vale apostar em datas regionais, como o aniversário da cidade.
Janeiro
7 — Dia do Leitor
8 — Dia do Fotógrafo
11 — Dia Internacional do Obrigado
26 — Dia da Gula
30 — Dia da Saudade
Fevereiro
1 — Dia do Publicitário
13 — Carnaval
14 — Dia de São Valentim
16 — Dia do Repórter
19 — Dia do Esportista
Março
8 — Dia Internacional da Mulher
15 — Dia do Consumidor
20 — Início do Outono
31 — Páscoa
Abril
8 — Dia da Natação
13 — Dia do Beijo
23 — Dia Mundial do Livro
Maio
4 — Dia de Star Wars
12 — Dia das Mães
25 — Dia do Orgulho Nerd
27 — Dia do Profissional Liberal
28 — Dia Mundial do Hambúrguer
Junho
5 — Dia Mundial do Meio Ambiente
12 — Dia dos Namorados
20 — Início do Inverno
24 — Dia de São João
28 — Dia do Orgulho LGBTQIA+
Julho
7 — Dia Mundial do Chocolate
10 — Dia da Pizza
13 — Dia do Rock
19 — Dia Nacional do Futebol
20 — Dia Internacional da Amizade
25 — Dia do Escritor
26 — Dia dos Avós
Agosto
11 — Dia dos Pais/Dia do Advogado/Dia do Estudante
15 — Dia dos Solteiros
24 — Dia Nacional da Infância
Setembro
13 — Dia da Cachaça
15 — Dia do Cliente
22 — Início da Primavera
23 — Dia do Sorvete
Outubro
4 — Dia Mundial dos Animais
12 — Dia das Crianças
15 — Dia dos Professores
30 — Dia da Decoração
31 — Dia das Bruxas (Halloween)
Novembro
1 — Dia Mundial do Veganismo
13 — Dias Mundial da Gentileza
20 — Dia da Consciência Negra
29 — Black Friday
Dezembro
2 — Cyber Monday
21 — Inicio do Verão
25 — Natal
31 — Ano Novo
Esperamos que o calendário de datas comerciais 2024 simplifique o planejamento da sua empresa e ajude a bater as metas do ano. Até a próxima!