Quais as vantagens da logística reversa? Será que realmente vale a pena elaborar um sistema para receber mercadorias ou embalagens de volta na sua empresa?
Conheça, neste conteúdo, quais os principais benefícios da logística reversa. E saiba também o que considerar antes de colocar a medida em prática.
Mas, antes: o que é logística reversa?
A Lei nº 12.305, de agosto de 2010, define logística reversa como “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Em outras palavras: receber a mercadoria de volta ou sua embalagem para reduzir o impacto ambiental causado por ela, reaproveitando, reciclando, reincorporado nos processos produtivos ou apenas dando o fim correto do material, sem prejudicar ou poluir o meio ambiente.
Sendo que existem dois tipos de logística reversa, a pós-venda (quando o produto retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso) e a pós-consumo (quando o produto foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, seja pelo término de sua vida útil ou porque sua validade chegou ao fim).
Leia também | O que é logística reversa e como esse processo funciona?
Quais empresas são obrigadas a implementar a logística reversa?
De acordo com a legislação vigente, são obrigados a implementar um sistema de logística reversa os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
- Agrotóxicos;
- Pilhas e baterias;
- Pneus;
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Dessa forma, mesmo quem possui indústria de pequeno porte relacionada a um desses setores precisa elaborar uma estratégia para o recolhimento de produtos e embalagens pós-consumo.
Quais são as vantagens da logística reversa?
As principais vantagens da logística reversa são:
-
Estar em dia com a legislação
Afinal, dependendo da área de atuação da sua empresa a logística reversa é obrigatória.
-
Aprimorar o uso de recursos do meio ambiente
Já que, com a utilização e reinserção de produtos reciclados na cadeia produtiva, reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas da natureza.
-
Prevenir o descarte inadequado de resíduos e prorrogar a vida útil dos aterros sanitários
Com a destinação correta dos resíduos e reaproveitamento de materiais, os aterros sanitários ficam desafogados e com maior vida útil.
-
Incentivar a reciclagem e conscientização da sociedade
Ao divulgar ações de logística reversa na empresa, mais pessoas têm acesso à informações sobre o assunto e compreendem a importância de descartar corretamente os resíduos dos produtos utilizados no dia a dia.
-
Aumentar a noção de responsabilidade coletiva pelo meio ambiente
Empresas, poder público e consumidores se unem quando uma empresa executa um sistema de logística reversa. Cada um em uma ponta e todos juntos fazem a engrenagem funcionar.
-
Melhorar a qualidade dos produtos
A logística reversa também acontece quando um cliente solicita a devolução de um produto (logística reversa pós-venda). É possível detectar os principais motivos de solicitação de retorno e melhorar a qualidade dos produtos para diminuir essas ocorrências.
-
Agregar um diferencial competitivo ao seu negócio e moldar uma imagem positiva
Uma empresa que tem um programa de logística reversa bem estruturado pode comunicar ao mercado e aos consumidores como funciona, os benefícios, os resultados alcançados e evidenciar isso como um importante diferencial da marca.
-
Reduzir custos
Conforme os processos da empresa se tornam melhores por conta da logística reversa, os gastos de produção, armazenagem e distribuição podem diminuir.
O reaproveitamento de matéria-prima, colocando na cadeia itens reciclados, que já haviam sido comercializados, também promove economia no longo prazo.
-
Gerar receitas
Isso porque um programa de logística reversa robusto agrega valor aos produtos vendidos e as vendas também podem aumentar por este motivo.
Assim, com este apelo, além de fazer bem ao meio ambiente, o negócio pode se tornar mais rentável.
-
Inovar em produtos e embalagens
A logística reversa incentiva a criação de produtos e embalagens recicláveis, de fácil reutilização, evitando a produção do lixo.
Diante disso, as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens, além de outras soluções.
O que considerar antes de desenvolver um processo de logística reversa na sua empresa?
É preciso compreender como uma empresa pode incluir práticas sustentáveis em sua rotina, seja por meio da logística reversa ou por outros caminhos.
Assim, é importante considerar os seguintes pontos antes de desenvolver um sistema de logística reversa no seu negócio:
- Minha empresa é obrigada a ter um sistema de logística reversa?
- É possível desenvolver um programa de logística reversa próprio na minha empresa?
- Existem outras formas de colaborar, para começar imediatamente?
- Qual o valor do investimento necessário para colocar em prática um sistema de logística reversa?
- Como capacitar os colaboradores para as novidades que serão implementadas na empresa?
- Como comunicar o cliente final sobre a logística reversa da empresa?
- Qual o impacto ambiental e social de ter uma logística reversa no meu negócio?
- Como acompanhar e mensurar os resultados obtidos com a implementação da logística reversa na minha empresa?
Afinal, vale a pena implementar um sistema de logística reversa no meu negócio?
Sem dúvida vale a pena implementar um sistema de logística reversa na sua empresa. Sobretudo se sua área de atuação estiver relacionada a um dos tipos de empresas que possuem obrigação legal de fazer a logística reversa.
Agora, mesmo para quem não é obrigado, vale a pena sim refletir em formas de fazer a logística reversa ou ao menos facilitar o processo para as grandes empresas, tornando-se um intermediário e atuando na coleta de materiais, por exemplo.
Além de todas as vantagens listadas acima, a sociedade de forma geral só tem a ganhar quando as empresas, o poder público e as pessoas se mobilizam para cuidar do planeta, compartilhando a responsabilidade de preservar o meio ambiente.
Então, sim, vale a pena e é uma demanda que irá crescer nos próximos anos.
Afinal, os consumidores estão, cada vez mais, preocupados com o tipo de produto que consomem e o rastro que estes produtos deixam no ambiente.
E escolher empresas, marcas, produtos sustentáveis, ao que tudo indica, já é um caminho sem volta.
Agora você já sabe quais são as vantagens da logística reversa. Se gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Cora. Até a próxima!