Vem aí mais uma funcionalidade do Pix para simplificar transferências e pagamentos: o Pix Automático. O Banco Central (BC) já anunciou seu lançamento para 2024 e publicou parte do regulamento de como vai funcionar o Pix Automático.
Aliás, pagar e receber via Pix é cada vez mais comum no dia a dia de pessoas e empresas. Tanto que o Pix foi o meio de pagamento mais popular no Brasil em 2023, somando quase 42 bilhões de transações. Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A proposta do Pix Automático é facilitar os pagamentos recorrentes, de forma automática, mediante autorização da pessoa pagadora. Continue com a gente para saber mais sobre como vai funcionar o Pix Automático.
Como vai funcionar o Pix Automático?
Pix Automático é uma funcionalidade do Pix que permitirá o pagamento de contas recorrentes de forma automática.
Contas de energia e telefone, mensalidades de academias, condomínios e assinaturas são exemplos de faturas que poderão ser pagas com o novo recurso.
Na prática, após a pessoa usuária autorizar o Pix Automático, a conta cadastrada será paga automaticamente via Pix, com a periodicidade escolhida (mensal ou trimestral, por exemplo).
Nesse sentido, a nova função do Pix é semelhante ao débito automático em conta. Porém, as transações ocorrerão pelo sistema do Pix.
Regras de funcionamento do Pix Automático
Como adiantamos, o Pix Automático funcionará como o débito em conta, mas as transações ocorrerão pelo sistema do Pix.
As regras de funcionamento do novo recurso foram publicadas pelo Banco Central no dia 7 de dezembro de 2023, incluindo:
- Oferta obrigatória pelas instituições para pessoas pagadoras. Para empresas recebedoras, fica a critério da instituição oferecer ou não a funcionalidade;
- A pessoa que pagará o Pix Automático precisa dar uma autorização para as cobranças subsequentes. Essa autorização pode ser cancelada pela pessoa pagadora a qualquer momento;
- A empresa fornecedora do produto ou serviço precisa informar os detalhes da cobrança ao solicitar a autorização. Isso inclui valor das transações, frequência de cobrança e data do primeiro pagamento;
- Há diferentes formas de conceder a autorização, incluindo escolha direta pela pessoa pagadora, leitura de QR Code, aceitação de proposta, entre outras;
- Será possível estabelecer um limite máximo para as transações;
- A autorização concedida pela pessoa pagadora deve ter uma finalidade específica, podendo incluir mais de um produto ou serviço, desde que a cobrança seja feita de forma única.
O Pix Automático será tarifado?
O Banco Central informa em seu site que o Pix Automático será gratuito para a pessoa pagadora e poderá ser tarifado no recebimento pelas empresas.
Pix Automático x Pix Agendado: qual a diferença?
Tanto o Pix Agendado quanto o Pix Automático permitem fazer pagamentos recorrentes. Porém, há diferenças entre as funcionalidades.
Lembrando que o Pix Agendado já está disponível, enquanto a modalidade automática ainda será lançada.
No Pix Agendado, a pessoa pagadora é quem fornece os dados de pagamento. A função ainda permite enviar Pix para pessoas físicas e empresas.
Já no Pix Automático, quem fornece as instruções de pagamento é sempre o recebedor, mediante autorização do pagador. Além disso, no Pix Automático, o recebedor precisará ser obrigatoriamente uma pessoa jurídica.
Quais as vantagens do Pix Automático?
Após saber mais sobre como vai funcionar o Pix Automático, confira as principais vantagens da nova modalidade para pessoas e empresas:
Praticidade em pagamentos recorrentes
Mediante autorização prévia no sistema Pix, pelo celular da pessoa pagadora, os pagamentos de contas via Pix serão feitos periodicamente.
Com isso, não será necessário repetir a operação, evitando ainda atrasos por esquecimento.
Acessível para vários modelos de negócios
O Pix Automático poderá funcionar como método de cobrança para empresas de diversos portes e setores. São exemplos de negócios que poderão cobrar via Pix Automático:
- Concessionárias de serviço públicos;
- Escolas, faculdades e cursos;
- Academias;
- Condomínios;
- Clubes sociais;
- Planos de saúde;
- Serviços de streaming;
- Sites e aplicativos;
- Clubes por assinatura;
- Empresas do setor financeiro.
Possível redução da inadimplência
Vimos que a modalidade permite receber pagamentos recorrentes e automáticos via Pix, mediante autorização do cliente.
Isso pode ajudar a reduzir a inadimplência, já que os pagamentos ficam programados na conta do cliente. Porém, será permitido ao cliente cancelar a autorização do Pix Automático a qualquer momento, vale reforçar.
Redução dos custos de cobrança
O débito em conta depende de vários acordos com instituições financeiras. Isso acaba trazendo mais custos para adotar essa forma de recebimento.
Mas as transações via Pix Automático utilizam a infraestrutura já criada para o funcionamento do Pix, tornado-o mais barato e acessível para empresas.
Facilidade de implantação
Os procedimentos operacionais da nova modalidade serão padronizados pelo Banco Central. Isso facilitará a implantação do Pix Automático.
Como usar o Pix Automático?
Quando o cliente contratar um produto ou serviço optando pelo pagamento com o Pix Automático, a empresa fornecedora deverá solicitar uma autorização para as cobranças.
Essa autorização pode ser aceita a partir da leitura de um QR Code, finalizando a operação na área Pix do aplicativa do banco. Outra opção é aceitar uma proposta da empresa, sem usar o sistema do Pix.
Será possível ainda ler um QR Code Pix para autorizar a primeira cobrança e as demais, simultaneamente.
Por exemplo, um serviço de streaming no qual o primeiro mês é pago no ato da assinatura. Nesse caso, a pessoa usuária poderá ler um QR Code para pagar o primeiro mês e autorizar os pagamentos via Pix Automático nos meses seguintes.
Após dar a autorização única inicial, os valores serão debitados da conta da pessoa pagadora, com a periodicidade fixada na instrução de pagamento.
Em caso de saldo insuficiente na data de uma cobrança, poderão ser feitas novas tentativas na conta da pessoa pagadora.
Pix Automático 2024: quando será lançado?
O Pix Automático será lançado em 28 de outubro de 2024, segundo o Banco Central. A oferta da nova funcionalidade aos pagadores será obrigatória para todas as instituições participantes do Pix a partir do lançamento.
Abaixo você confere o cronograma da nova função, divulgado no site do BC:
- Novembro de 2023: especificação;
- Dezembro de 2023: publicação das regras (manuais e regulamento do Pix);
- Janeiro a agosto de 2024: desenvolvimento dos sistemas;
- Agosto e setembro de 2024: testes de homologação;
- Outubro de 2024: lançamento.
Trouxemos para você as principais informações divulgadas até o momento sobre como vai funcionar o Pix Automático, uma nova opção com vantagens para pessoas e empresas.
Ah, sabia que na Cora o Pix para pessoa jurídica é isento de tarifas? Fique à vontade para saber mais sobre essa e outras vantagens da nossa conta PJ. Até a próxima!
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.