Com a proximidade da Black Friday 2024 (que ocorre no dia 29 de novembro), é hora de implementar estratégias para vender mais e fidelizar clientes.
Inclusive, a expectativa para o cenário brasileiro este ano é otimista: 43% dos consumidores pretendem gastar mais (em comparação ao ano passado), segundo uma pesquisa da Opinion Box.
Para conhecer mais estimativas sobre a Black Friday 2024 e ver um resumo dos números em 2023, continue conosco. Também preparamos dicas práticas de como preparar sua empresa para obter bons resultados na Black Friday.
Balanço da Black Friday 2023
O saldo da Black Friday 2023 no Brasil revela uma queda nos números:
- 8,2 milhões de pedidos: uma queda de 16,3% em comparação a 2022;
- R$ 5,2 bilhões de faturamento no comércio eletrônico: redução de 14,6% em relação ao ano anterior.
Porém, o ticket médio subiu 2,1% em 2023, aumentando para R$ 639,47.
Os números são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados. Quanto ao período de coleta, foi de meia noite do dia 23 às 23h59 do dia 26 de novembro de 2023.
Expectativas para a Black Friday 2024
A pesquisa Comportamento de Compra e Tendências para a Black Friday 2024, realizada pela Opinion Box em parceria com Dito, mostra que 55% dos participantes planejam comprar na Black Friday 2024.
Outra fonte de dados é a pesquisa Panorama do Consumo, da Globo. O estudo apontou que 56% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na data.
Além disso, a pesquisa aponta um cenário de otimismo, esperança e confiança entre os consumidores. Nesse sentido, os participantes do estudo acreditam que a sua relação financeira deve melhorar ainda em 2024.
No quesito descontos, a maioria dos respondentes (cerca de ⅔), considera vantajoso um desconto de até 50%. Enquanto 39% considera comprar na Black Friday tendo acesso a descontos acima de 50%.
O estudo revela ainda que quase 50% do público começa a pesquisar para as compras na Black Friday com 1 mês ou mais de antecedência.
Preparando sua empresa para vender mais na Black Friday 2024
Listamos quatro dicas para deixar sua empresa pronta para vender mais na Black Friday 2024. Confira:
1. Invista em divulgação
Para preparar sua empresa para a Black Friday 2024, o primeiro passo é garantir uma boa divulgação. Então, se a sua empresa já tem perfis nas redes sociais, aproveite o digital ao máximo.
Nesse sentido, uma dica básica é publicar posts e stories que destaquem suas promoções e novidades. Isso gera expectativa no público, engajando seus seguidores para a data.
Aliás, mesmo que você trabalhe com serviços, também pode (e deve) movimentar suas redes sociais nessa época. Afinal, a Black Friday é uma oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar os que já conhecem a marca.
Em lojas físicas, a divulgação para a Black Friday inclui montar uma vitrine atrativa Para isso, vale apostar em elementos visuais, como balões e placas chamativas.
Lembrando que a decoração deve estar alinhada ao segmento e público do seu negócio.
2. Defina as promoções e descontos
Planejar as promoções para a data é fundamental. Nesse aspecto, os descontos precisam ser planejados, considerando a margem de lucro mínima da empresa. Inclusive, temos uma calculadora de descontos que pode ser útil nessa etapa.
Por outro lado, a redução no preço deve ser real e vantajosa para o consumidor. Sendo assim, é preciso ser transparente com o público, evitando a má fama de “Black Fraude” ou propagandas enganosas.
Até porque, os clientes estão mais atentos do que nunca: pesquisam, comparam preços e sabem o valor médio dos produtos.
Outro cuidado é selecionar bem os produtos que entrarão em promoção. Assim, ofereça descontos em itens de qualidade, que realmente interessam ao cliente.
A ideia é criar uma experiência positiva, incentivando o público a visitar sua loja, seja física ou online, e explorar outros itens.
Lembrando ainda que a Black Friday não se resume a descontos. Sendo assim, você pode oferecer um atendimento diferenciado e personalizado, testar novos produtos ou até implementar novas estratégias de fidelização.
Por fim, não foque só na data: encare também a Black Friday como um aquecimento para as compras de fim de ano.
3. Estabeleça metas para a Black Friday 2024
A preparação para a Black Friday precisa incluir a definição de metas claras, incluindo faturamento e volume de vendas. Estas metas são o ponto de partida para traçar as estratégias e ações que garantirão o sucesso da sua campanha.
Com as metas definidas, é hora de transmiti-las ao time e alinhar o que for preciso. Além disso, a equipe deve estar preparada para atender os clientes com eficiência durante esse período de alta demanda.
4. Antecipe-se aos problemas de logística
Outro ponto importante a ser considerado é o volume de vendas. Isso porque, durante a Black Friday, é comum que a quantidade de pedidos aumente muito.
Nesse sentido, o ideal é estruturar sua operação para absorver a maior demanda sem que isso resulte em atrasos. Porém, mesmo com a preparação adequada, os envios podem demorar mais nessa época.
Logo, para evitar frustrações, uma boa prática é manter o cliente sempre informado sobre possíveis atrasos. Essa transparência demonstra cuidado e humanização.
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Dica bônus: use os dados da Black Friday 2024 no seu planejamento
A análise do saldo da Black Friday 2024 pode incluir pontos como:
- O perfil dos clientes que compraram seus produtos ou serviços;
- Quais itens foram mais vendidos;
- De quais canais as vendas vieram (marketplace, redes sociais, loja física, etc.);
Com esses dados em mãos, você poderá avaliar o verdadeiro impacto da Black Friday no seu negócio e identificar o que funcionou e o que precisa ser melhorado.
Além disso, a análise servirá como base para ajustar suas estratégias para o Natal e o Réveillon, datas igualmente importantes para vários segmentos.
Essas foram as dicas de como preparar sua empresa para vender mais na Black Friday 2024. E fique à vontade para seguir aprendendo sobre marketing e vendas no Blog da Cora. Até a próxima!