Ter estratégias para Black Friday é indispensável para qualquer empresa obter resultados com essa data sazonal. Sendo assim, não adianta sair dando desconto, sem um planejamento e objetivos definidos.
A propósito, a Black Friday ocorre toda última sexta-feira do mês de novembro, mas é possível antecipar e/ou prolongar as ações promocionais.
De todo modo, a promoção Black Friday já se consolidou no calendário de datas comerciais, sendo uma ótima oportunidade para subir o faturamento, captar e fidelizar clientes.
7 estratégias para Black Friday que vão turbinar os resultados da sua empresa
Confira a seguir estratégias para vender mais, conquistar novos clientes e fidelizar seu público a partir da Black Friday.
1. Comece definindo objetivos e metas para a Black Friday
O planejamento para a Black Friday deve começar com a definição de objetivos e metas para o período. Nesse sentido, os objetivos para a Black Friday podem incluir:
- Aquisição de novos clientes: captar X novos clientes na campanha da Black Friday, por exemplo;
- Maior faturamento: a empresa pode definir um percentual de aumento nas vendas (por exemplo, 20%), em comparação à Black Friday do ano anterior;
- Aumentar o valor do ticket médio: estabelecer um percentual de aumento para o ticket médio no período é outro objetivo possível.
Assim, a empresa pode escolher estratégias alinhadas aos objetivos e metas definidas no planejamento. Da mesma forma, é recomendável analisar dados de campanhas passadas para identificar tendências e obter insights.
2. Invista em estratégias para atrair e engajar clientes
É praticamente impossível obter resultados com uma campanha sem atrair o interesse do público e mantê-lo engajado, certo?
Além disso, a fase de captação é uma oportunidade para segmentar o público. Desse modo, as promoções e ofertas podem ser direcionadas conforme os interesses específicos do consumidor.
E para manter o cliente engajado, aguardando as promoções da Black Friday, também é fundamental ter uma comunicação contínua e personalizada. Mas, o que fazer na prática para atrair e engajar o público? Confira algumas sugestões:
– Presença multicanal
Utilize canais diferentes, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios online para alcançar seu público-alvo. Também é importante criar conteúdos envolventes para divulgar seus produtos ou serviços e promover interações.
– Campanhas de e-mail marketing
A segmentação da sua lista de contatos permite enviar ofertas personalizadas. E para gerar expectativa, você pode criar “esquentas”, com prévias das promoções de Black Friday.
– Teasers nas redes sociais
Compartilhe teasers sobre as promoções que virão, usando contagens regressivas e enquetes para aumentar o engajamento.
A propósito, teaser é um tipo de vídeo, geralmente curto, feito para antecipar algum lançamento de produto ou serviço.
– Uso de gatilhos mentais
Inclua contadores de tempo nas páginas de vendas para criar um senso de urgência em relação à Black Friday na sua empresa.
3. Nutra uma comunidade em torno da sua marca
Ter um grupo de pessoas que se relacionam e interagem tendo sua marca como interesse em comum é uma excelente forma de gerar engajamento e estreitar laços com clientes.
Nesse sentido, uma estratégia para Black Friday baseada no marketing de comunidade é a criação de grupos privados no Instagram e WhatsApp.
Isso porque os grupos privados permitem uma comunicação mais direta e pessoal entre a marca e seus clientes. Isso cria um espaço para feedbacks, perguntas e interações em tempo real, despertando ainda o senso de exclusividade.
Outra possibilidade é apostar em parcerias com influenciadores alinhados ao perfil da sua marca.
4. Atenção à sua base atual de clientes
As estratégias para Black Friday também devem focar na fidelização de clientes. Sendo assim, pense em ações para estreitar o relacionamento com quem já conhece e compra do seu negócio.
Nesse aspecto, as estratégias voltadas para a sua base de clientes podem incluir:
– Ofertas exclusivas para clientes
Planeje promoções exclusivas para clientes, demonstrando a preocupação da marca em recompensar sua lealdade. Aqui, você pode oferecer descontos, presentes e condições especiais na Black Friday.
– Recompensas por indicações
Monte um programa de indicação, onde clientes atuais recebem vantagens ao apresentar seu negócio a novos consumidores.
– Pontos extras no programa de fidelidade
Se o seu negócio já possui um programa de fidelidade, ofereça pontos extras para compras realizadas na Black.
5. Prepare o setor de atendimento para a Black Friday
O atendimento é um setor estratégico para a retenção de clientes. Por isso, é obrigatório preparar a empresa para a maior demanda no período.
Dessa forma, a equipe deve ser treinada para resolver dúvidas e problemas com agilidade. Inclusive, pode ser necessário reforçar o time durante a Black, seja no atendimento presencial ou nos canais de comunicação da empresa.
Assim, a partir dos números dos anos anteriores, a gestão pode planejar os ajustes necessários para garantir um serviço de excelência.
Outro ponto que não deve ser esquecido é a coleta de feedbacks durante a campanha. Isso permite avaliar as performances das ações implementadas e fazer melhorias contínuas no serviço oferecido.
Leia mais | Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente: passo a passo e dicas importantes
6. Não foque apenas em descontos
Descontos podem ser uma estratégia eficaz para captar clientes e aumentar as vendas na Black Friday, sem dúvida.
Porém, é importante pensar em outras ações promocionais que não envolvam a redução de preços. Nesse aspecto, em vez de dar desconto em produtos ou serviços na Black Friday, você pode:
– Promover concursos
Promover concursos com a temática da Black Friday é uma forma de incentivar o engajamento do público e aumentar a visibilidade da marca.
– Oferecer presentes e brindes exclusivos
Presentes e brindes especiais são outra estratégia para alavancar os resultados da sua empresa no período. Lembrando que os presentes e os brindes devem ser realmente atrativos e vantajosos para o público.
– Lançar edições limitadas
Criar edições de produtos ou serviços exclusivos para o período da Black permite usar o gatilho da escassez a favor da sua campanha.
7. Tenha um plano de gestão de estoque
Assim como a área de atendimento ao cliente, a gestão de estoque requer estratégias diferenciadas no período. Nesse aspecto, os principais pontos de atenção incluem:
– Previsão de demanda
Utilize dados históricos e tendências de mercado para prever quais produtos serão mais procurados. Então, ajuste seus pedidos de estoque com base nesse levantamento.
– Reposição ágil
Monte um sistema rápido de reabastecimento para garantir que os produtos mais vendidos não fiquem fora de estoque.
– Ofertas estratégicas
Planeje promoções que ajudem a girar produtos com estoque excessivo. Por exemplo, oferecendo combos promocionais.
– Inventário rotativo
Realize inventários rotativos antes e durante a Black Friday para garantir dados de estoque precisos e atualizados.
– Entrega eficiente
Garanta que a logística de frete esteja preparada para o aumento nas vendas, mantendo as entregas rápidas e minimizando erros que possam gerar devoluções.
Esperamos que essas estratégias para Black Friday ajudem a alavancar os resultados do seu negócio, conforme os objetivos e metas definidos no planejamento.
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