O Whatsapp é uma alternativa de comunicação eficaz e gratuita — e muito utilizada no Brasil — para enviar mensagens de cobrança. Desde que o Instituto de Defesa do Consumidor, em 2013, permitiu a mensagem de cobrança pelo WhatsApp, essa prática tem se tornado cada vez mais comum nas empresas.
Além do mais, recentemente o WhatsApp atingiu a marca histórica de 5 bilhões de instalações na Google Play Store e é apontado como a ferramenta de comunicação mais utilizada no mundo. Ou seja, a probabilidade de seus clientes usarem é muito grande! Pensando nisso, preparamos esse conteúdo expondo todas vantagens e desvantagens de utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de cobrança para o seu negócio.
Vantagens
Baixo custo
O WhatsApp pessoal é gratuito! Além disso, o WhatsApp Business também é um aplicativo gratuito e exclusivo para empresas. Ele foi criado para atender as necessidades de pequenas empresas e está cada vez mais popular entre quem oferece serviços e produtos. A praticidade é que ele facilita a interação com clientes e inclui ferramentas para automatizar mensagens.
Alta efetividade
A probabilidade do seu cliente usar o Whatsapp é muito grande! Como dito anteriormente, esta é uma ferramenta de comunicação muito difundida no mundo e são muitas pessoas que usam diariamente esse canal. Ou seja, é muito mais fácil que o seu cliente visualize a cobrança por lá do que por e-mail ou por carta, por exemplo.
Não invasivo (desde que autorizado pelo cliente)
Atualmente, mandar mensagem para as pessoas é uma forma de comunicação muito mais delicada e respeitosa do que a ligação por telefone. Isso porque pela mensagem a pessoa consegue visualizar na hora que ela desejar e consegue ser instantaneamente avisada do motivo do contato.
Desvantagens
Perigo de bloqueio e perda do seu número de WhatsApp
Infelizmente, caso muitos clientes denunciem o seu contato por SPAM, é possível que você tenha o seu WhatsApp bloqueado. Portanto, é muito importante que a comunicação seja amigável e que você utilize esse meio para ter um contato mais rápido e próximo com o cliente. Nunca utilize esse canal para pressioná-lo!
Canal de comunicação muito utilizado para fraudes
O WhatsApp tem sido o canal mais utilizado por fraudadores para aplicarem golpes de diversos tipos na internet. Sendo assim, precisamos sempre desconfiar das mensagens e cobranças feitas unicamente por esse meio. Em caso de dúvida, entre em contato imediatamente com a empresa que te ofereceu o serviço/produto.
Como fazer cobrança por WhatsApp?
Para iniciar suas cobranças por WhatsApp é necessário que o seu cliente tenha disponibilizado o número dele para sua empresa. Perceba que é muito importante respeitar a privacidade dele e, por isso, siga todas as normas de como enviar mensagens de cobrança definidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Algumas boas práticas são:
- Certifique-se de que a pessoa da cobrança é realmente o seu cliente inadimplente;
- Se apresente e seja objetivo pelo motivo do contato;
- Informe o valor e o serviço vendido.
- Encerre a conversa cordialmente e sempre se coloque à disposição do seu cliente!
Modelo de cobrança por WhatsApp
Como a forma de comunicação nesse meio é informal e pessoal, é importante que você também leve isso em consideração ao usar esse canal para enviar qualquer mensagem de cobrança aos seus clientes inadimplentes. Utilize ele para aproximar o seu cliente e trazer praticidade para o dia a dia dele!
Abaixo listamos dois modelos para iniciar uma conversa por WhatsApp.
Observe que a estratégia utilizada é de aproximação e de cordialidade, busque uma comunicação direta, mas amigável. Nesse momento é importante que você também ofereça novas formas de pagamento e informe o código de barras atualizado, a fim de tornar ainda mais fácil o recebimento da dívida.
Se interessou em conhecer mais sobre gestão de cobranças e como ela pode ajudar a reduzir o número de clientes inadimplentes? Preparamos esse conteúdo completo para você: