A sociedade e a economia se transformam constantemente, mas nem sempre as instituições financeiras estiveram alinhadas com essas mudanças. A Cora surgiu como uma conta digital projetada para reduzir burocracias, eliminar taxas abusivas e facilitar a gestão das finanças de quem empreende. Desde o início, o nosso objetivo foi ajudar a resolver as dificuldades na administração financeira das pequenas e médias empresas.
Nós acreditamos nessa abordagem porque também empreendemos, e não somente com a Cora. Antes de nos dedicarmos à gestão financeira dos empreendedores, participamos, nos últimos dez anos, do ecossistema de startups com o Moip e tivemos a oportunidade de acompanhar o nascimento e crescimento de muitas empresas. O que também nos permitiu conhecer modelos de negócios inovadores, desde a sua concepção até o momento em que se tornaram referências no mercado digital.
Além disso, ajudamos milhares de e-commerces a receber pagamentos, muitos deles dando seus primeiros passos no ambiente digital. Também acompanhamos centenas de milhares de empreendedores autônomos que viram nas plataformas digitais uma oportunidade de viabilizar seus negócios e se tornarem proprietários dos seus futuros. Com o nosso trabalho, vimos de perto o poder que esses sonhos têm de impactar a vida de milhares de pessoas.
Porém, a partir das interações com os empreendedores, percebemos que a indústria financeira não é pensada para os pequenos empresários. Pelo contrário, esses empreendedores costumam ter a sensação de que os bancos estão, na verdade, trabalhando contra suas empresas. Isso impede quem empreende de se dedicar ao coração da sua marca: seu produto ou serviço.
De empreendedor para empreendedor: entenda a tarifa Pix PJ
Essa trajetória nos fez entender que as pequenas e médias empresas são diferentes das grandes empresas nas suas essências. Elas são a extensão de quem as criou, a expressão material das suas habilidades e das suas crenças.
Acreditamos que essas visões sonhadoras podem estabelecer uma economia saudável e favorecer o crescimento financeiro do país. Mas, para isso, é preciso que quem empreende tenha à sua disposição serviços financeiros criados para favorecê-lo, e não somente para garantir o lucro das instituições financeiras. Não há mais espaço para burocracias, taxas abusivas e processos lentos e onerosos.
Empreender deve ser fácil e a Cora tem como missão oferecer um serviço eficiente, descomplicado e acessível à rotina dos mais diferentes perfis empreendedores. Todos os dias, procuramos entregar o melhor serviço financeiro para os nossos clientes, disponibilizando ferramentas que permitam que a sua empresa esteja alinhada com as inovações dos meios de pagamento.
O Pix é uma dessas inovações, mas o que deveria ser uma solução está próximo de se tornar um assunto complicado. Este modelo de pagamentos foi lançado pelo Banco Central (BACEN) no final de 2020 e começou a funcionar como um serviço gratuito, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Seu objetivo é trazer facilidade e praticidade nas transações de recursos entre contas bancárias, afinal ele acontece 24h por dia, todos os dias da semana.
Contudo, recentemente, os bancos começaram a ter a opção de taxar esse tipo de transferência entre empresas, o que fez com que muitos começassem a cobrar por essa operação. O mais curioso disso é saber que os custos da operação são baixíssimos. A instituição financeira que adota o Pix paga apenas R$0,01 a cada dez transações e nós sabemos que a gratuidade do serviço faz toda a diferença para a rotina das pequenas e médias empresas.
O que o seu banco faz por você e pela sua empresa?
Pensando nisso, a Cora lançou o contador de economia da tarifa do Pix PJ. Nós queremos que quem empreende saiba o quanto os nossos clientes economizam ao não pagar por essa cobrança desnecessária.
Através do cruzamento de dados públicos, encontramos a taxa média praticada pelo mercado e, com base nela, estipulamos como seria a realidade dos nossos clientes se praticássemos esses valores. É importante que as pessoas saibam que prezamos pela segurança do seu negócio e nenhum dado presente nessa página acessa alguma informação privada.
A contagem se atualiza a cada 10 minutos – você precisa atualizar a página para ver a alteração do valor – e evidencia o volume de transações que os nossos clientes realizam no nosso aplicativo e o quanto economizam ao escolher o Pix PJ da Cora. Com esses números, o nosso objetivo é conscientizar as empresas sobre a importância de escolher parceiros financeiros que ofereçam meios de apoiar o empreendedor.
A Cora acredita que as pequenas e médias empresas transformam e potencializam a economia e nós, enquanto instituição financeira, apoiamos sua jornada empreendedora para que você prospere e realize o seu trabalho com brilho nos olhos.
Seja parte do nosso jeito descomplicado de empreender #CoraDescomplica
Se você gostou desse texto, não deixe de ler também sobre como você pode controlar o valor máximo de envio do seu Pix.